Espaço mais democrático do futebol brasileiro, a geral do Maracanã ficou conhecida por reunir torcedores dos grandes clube cariocas sempre com alegria. Era o local onde personagens fantasiados expunham seu amor ou indignação de forma criativa, onde a violência sempre passou longe, o cantinho do maior estádio do mundo que as TVS procuravam para ilustrar suas transmissões e quebrar o tédio durante os jogos chatos. E olha que mal dava para se ver o jogo de lá. Infelizmente, a geral sucumbiu à modernidade. E, em 2005, começou a ser destruída para que ganhasse corpo o processo de modernização do maraca. Seus 30 mil lugares foram reduzidos para 18 mil, de cadeiras.
A medida fez parte do novo conjunto de leis imposto pela Fifa segundo o qual ninguém pode assistir a jogos de futebol em pé. Assim, nunca mais serão vistas figuras travestidas no maior do mundo de Lula, Bin Laden, Superman, Capitão Aranha e outros tantos.
Hoje, o Maracanã tem capacidade para 90 mil pessoas. Embora lindo e confortável, perdeu o folclore dos geraldinos. É o futebol cada vez mais elitizado.
Por Marcelo Rozenberg
Parabéns! Alcindo, revelado pelo Fla e ídolo no Japão, completa 58 anos!
Em Veneza, durante viagem à Velha Bota. Foto: arquivo pessoal de AlcindoO dia em que Milton Neves tornou-se Cidadão Tricordiano
Na cidade natal de Pelé, em 2010. Foto: Estúdio LumaUma foto, uma história! Barrado da final do Brasileiro de 1992, Renato Gaúcho relaxou na véspera em praia carioca
Achados & Perdidos: Veja um 'Tribuna do Esporte' da TV Assembleia de 2002
Olhos no retrovisor: Ford Maverick teve o saudoso José Carlos Pace como garoto-propaganda em 1974
Corinthians vai à Vila Belmiro para enfrentar o Santos, que está perto do Z-4; os times
Dia do Professor! Veja quem foram as primeiras professoras de Milton Neves e um marcante mestre da faculdade
Vice-presidente do Nacional A.C, Edison Gallo é o convidado de Marcos Falopa nesta terça
Saudade: Há quatro anos morria Celestino Valenzuela, ícone da locução esportiva do Rio Grande do Sul
Achados & Perdidos: A única vez em que a Copa São Paulo foi decidida em um Gre-Nal
Parabéns, Claudecir! Ex-volante do São Caetano e do Palmeiras completa 50 anos
Parabéns, Paulo Roberto Falcão! Ídolo colorado e 'Rei de Roma' completa 72 anos!