Frangão

Ex-zagueiro do Bauru e Linense
por Gustavo Grohmann

José Gonçalo de Carvalho, o Frangão, zagueiro do Linense nos anos 50, morreu no dia 8 de agosto de 2006, após sofrer uma parada cardíaca. Ele estava internado no Hospital São Lucas, na cidade de Lins, no interior de São Paulo, onde morava com sua esposa.

O ex-zagueiro começou a carreira em 1945, no futebol amador de Corumbá (MS). Um ano depois, virou profissional no Bauru Atlético Clube, o BAC, e jogou ao lado de Dondinho, pai de Pelé. Na época, aquele que mais tarde seria o Rei do Futebol, era apenas um menininho trabalhando como gandula da equipe do interior paulista.

Em 1949, Frangão foi negociado com o Linense e lá ficou até 1957, quando resolveu abandonar os gramados. Pela equipe da cidade de Lins, o ex-zagueiro conseguiu o título do campeonato paulista da segunda divisão de 1953, após vencer a Ferroviária por 3 a 0, no estádio do Pacaembu (veja foto abaixo).

Nascido no dia 7 de setembro de 1926, Frangão deixou a esposa Ana Cândida, três filhos (Carlos Alberto, José Eduardo e Adriana) e seis netos (Enio, Pedro, Vítor, Maura, Rafael e Daniel).
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES