Anfilóquio Guarisi Marques, o ponta-direita Filó, nasceu em São Paulo em 26 de dezembro de 1905 e faleceu também na capital paulista em 8 de junho de 1974. Filho de Manuel Augusto Marques, segundo presidente da história da Portuguesa, começou a carreira na Lusa em 30 de abril de 1922, na derrota por 2 a 0 para o Paulistano. Defendeu depois Paulistano, Corinthians, Lazio, seleção da Itália, seleção brasileira e Palestra Itália, onde encerrou a carreira.
Segundo o Almanaque do Corinthians, de Celso Unzelte, jogou pelo clube em 72 jogos com 44 vitórias, 14 empates, 14 derrotas e 41 gols marcados. Conquistou os títulos paulistas de 1929, 30 e 37. De acordo com o Almanaque do Palmeiras, de Celso Unzelte e Mário Sérgio Venditti, fez 27 jogos pelo clube com 14 vitórias, cinco empates, oito derrotas e sete gols marcados. O livro "Seleção Brasileira ? 90 Anos?, de Antonio Carlos Napoleão e Roberto Assaf, informa que vestiu a camisa do Brasil em cinco jogos em 1925. Foi também três vezes campeão paulista pelo Paulistano em 1926 (quando foi artilheiro com 16 gols), 27 e 29 pela LAF (naquela época, existiam duas ligas).
Filó transferiu-se para a Lazio de Roma em 1931 e, aproveitando o sobrenome italiano de sua mãe (Guarisi), disputou a Copa do Mundo de 1934 pela "squadra azurra". Atuou em apenas uma partida, vitória italiana sobre os Estados Unidos por 7 a 1, já que uma grave contusão no joelho o afastou das demais. Foi o primeiro brasileiro a conquistar uma Copa do Mundo.
Entrou para a história no Campeonato Paulista de 1924 ao marcar cinco gols pela Portuguesa no empate com o Brás por 5 a 5.
Por Marcelo Rozenberg
Saudade: Há quatro anos morria Douglas Porto, brilhante nome do rádio paulista
Antes de ser narrador ele foi sonoplasta. Foto: ReproduçãoMorreu Ramiro Valente, ex-zagueiro do Santos e Atlético de Madrid
Ele conquistou vários títulos pelo clube da Vila Belmiro. Foto: ReproduçãoNO CORINTHIANS
Segundo o Almanaque do Corinthians, de Celso Unzelte, jogou pelo clube em 72 jogos com 44 vitórias, 14 empates, 14 derrotas e 41 gols marcados. Conquistou os títulos paulistas de 1929, 30 e 37.
NO PALMEIRAS
De acordo com o Almanaque do Palmeiras, de Celso Unzelte e Mário Sérgio Venditti, fez 27 jogos pelo clube com 14 vitórias, cinco empates, oito derrotas e sete gols marcados.
NA SELEÇÃO E NO PAULISTANO
O livro "Seleção Brasileira ? 90 Anos?, de Antonio Carlos Napoleão e Roberto Assaf, informa que vestiu a camisa do Brasil em cinco jogos em 1925. Foi também três vezes campeão paulista pelo Paulistano em 1926 (quando foi artilheiro com 16 gols), 27 e 29 pela LAF (naquela época, existiam duas ligas).
Oficial: Fórmula 1 retorna à Globo em 2026
Saudade: Há 11 anos morria o corintianíssimo Dr. Osmar de Oliveira
Parabéns! Emerson Leão, ídolo de palmeirenses e corintianos, completa 76 anos
Olhos no retrovisor: Milton Neves, carros, corridas, autódromos e encontros com pilotos
Gol de Rivellino em seu 100º jogo pela Seleção; 'Jogador com nome mais bonito do futebol', diz Milton Neves
Achados & Perdidos: O dia em que o aniversariante Leão defendeu três pênaltis contra o Corinthians
Achados & Perdidos: A última vez que Garrincha e Pelé jogaram juntos uma partida oficial pela Seleção Brasileira
Líder, Flamengo encara o São Paulo que reestreia Crespo na retomada do Campeonato Brasileiro; as equipes
Felipe Massa se reencontra com a Ferrari de 2008 no Festival de Goodwood
Saudade: Há um ano morria Tobias, ex-goleiro campeão paulista de 1977 pelo Corinthians