Anfilóquio Guarisi Marques, o ponta-direita Filó, nasceu em São Paulo em 26 de dezembro de 1905 e faleceu também na capital paulista em 8 de junho de 1974. Filho de Manuel Augusto Marques, segundo presidente da história da Portuguesa, começou a carreira na Lusa em 30 de abril de 1922, na derrota por 2 a 0 para o Paulistano. Defendeu depois Paulistano, Corinthians, Lazio, seleção da Itália, seleção brasileira e Palestra Itália, onde encerrou a carreira.
Segundo o Almanaque do Corinthians, de Celso Unzelte, jogou pelo clube em 72 jogos com 44 vitórias, 14 empates, 14 derrotas e 41 gols marcados. Conquistou os títulos paulistas de 1929, 30 e 37. De acordo com o Almanaque do Palmeiras, de Celso Unzelte e Mário Sérgio Venditti, fez 27 jogos pelo clube com 14 vitórias, cinco empates, oito derrotas e sete gols marcados. O livro "Seleção Brasileira ? 90 Anos?, de Antonio Carlos Napoleão e Roberto Assaf, informa que vestiu a camisa do Brasil em cinco jogos em 1925. Foi também três vezes campeão paulista pelo Paulistano em 1926 (quando foi artilheiro com 16 gols), 27 e 29 pela LAF (naquela época, existiam duas ligas).
Filó transferiu-se para a Lazio de Roma em 1931 e, aproveitando o sobrenome italiano de sua mãe (Guarisi), disputou a Copa do Mundo de 1934 pela "squadra azurra". Atuou em apenas uma partida, vitória italiana sobre os Estados Unidos por 7 a 1, já que uma grave contusão no joelho o afastou das demais. Foi o primeiro brasileiro a conquistar uma Copa do Mundo.
Entrou para a história no Campeonato Paulista de 1924 ao marcar cinco gols pela Portuguesa no empate com o Brás por 5 a 5.
Por Marcelo Rozenberg
Saudade: Há cinco anos morria Diego Armando Maradona
Ídolo do futebol argentino estava com 60 anos. Foto: DivulgaçãoNO CORINTHIANS
Segundo o Almanaque do Corinthians, de Celso Unzelte, jogou pelo clube em 72 jogos com 44 vitórias, 14 empates, 14 derrotas e 41 gols marcados. Conquistou os títulos paulistas de 1929, 30 e 37.
NO PALMEIRAS
De acordo com o Almanaque do Palmeiras, de Celso Unzelte e Mário Sérgio Venditti, fez 27 jogos pelo clube com 14 vitórias, cinco empates, oito derrotas e sete gols marcados.
NA SELEÇÃO E NO PAULISTANO
O livro "Seleção Brasileira ? 90 Anos?, de Antonio Carlos Napoleão e Roberto Assaf, informa que vestiu a camisa do Brasil em cinco jogos em 1925. Foi também três vezes campeão paulista pelo Paulistano em 1926 (quando foi artilheiro com 16 gols), 27 e 29 pela LAF (naquela época, existiam duas ligas).
Achados & Perdidos: O dia em que Milton Neves agitou um treino do Corinthians nos Estados Unidos
Carsughi L´Auto Preferita chega à 11ª edição premiando veículos de diversos segmentos
Achados & Perdidos: Coincidência na vitória do Corinthians sobre o Botafogo-RP há 46 anos
Em vídeo, 'Antes & Depois' do fortíssimo Cruzeiro campeão da Libertadores de 1976
Achados & Perdidos: Contra o Vasco, há 56 anos, Pelé marcava seu milésimo gol
Parabéns, Ronaldo Giovanelli! Um dos grandes ídolos do Corinthians, o ex-goleiro faz 58 anos!
Buttice, o goleiro que por mais vezes enfrentou Pelé sem jamais ter sofrido um gol do Rei do Futebol
Morre Otacílio Gonçalves, o 'Chapinha', vitorioso treinador gaúcho
Saudade: Há quatro anos morria Pacoti, ex-centroavante do Vasco
Achados & Perdidos: Há 20 anos, o pênalti não marcado em Tinga que poderia mudar a história do Brasileirão de 2005