Anfilóquio Guarisi Marques, o ponta-direita Filó, nasceu em São Paulo em 26 de dezembro de 1905 e faleceu também na capital paulista em 8 de junho de 1974. Filho de Manuel Augusto Marques, segundo presidente da história da Portuguesa, começou a carreira na Lusa em 30 de abril de 1922, na derrota por 2 a 0 para o Paulistano. Defendeu depois Paulistano, Corinthians, Lazio, seleção da Itália, seleção brasileira e Palestra Itália, onde encerrou a carreira.
Segundo o Almanaque do Corinthians, de Celso Unzelte, jogou pelo clube em 72 jogos com 44 vitórias, 14 empates, 14 derrotas e 41 gols marcados. Conquistou os títulos paulistas de 1929, 30 e 37. De acordo com o Almanaque do Palmeiras, de Celso Unzelte e Mário Sérgio Venditti, fez 27 jogos pelo clube com 14 vitórias, cinco empates, oito derrotas e sete gols marcados. O livro "Seleção Brasileira ? 90 Anos?, de Antonio Carlos Napoleão e Roberto Assaf, informa que vestiu a camisa do Brasil em cinco jogos em 1925. Foi também três vezes campeão paulista pelo Paulistano em 1926 (quando foi artilheiro com 16 gols), 27 e 29 pela LAF (naquela época, existiam duas ligas).
Filó transferiu-se para a Lazio de Roma em 1931 e, aproveitando o sobrenome italiano de sua mãe (Guarisi), disputou a Copa do Mundo de 1934 pela "squadra azurra". Atuou em apenas uma partida, vitória italiana sobre os Estados Unidos por 7 a 1, já que uma grave contusão no joelho o afastou das demais. Foi o primeiro brasileiro a conquistar uma Copa do Mundo.
Entrou para a história no Campeonato Paulista de 1924 ao marcar cinco gols pela Portuguesa no empate com o Brás por 5 a 5.
Por Marcelo Rozenberg
Buião é o convidado desta segunda-feira na live de Marcos Falopa
O ex-ponta-direita defendeu grandes clubes do futebol brasileiroSaudade: 42 anos sem Garrincha: Ouça a histórica entrevista dele a Milton Neves
O gênio das pernas tortas nos deixou com apenas 49 anos. Foto: DivulgaçãoNO CORINTHIANS
Segundo o Almanaque do Corinthians, de Celso Unzelte, jogou pelo clube em 72 jogos com 44 vitórias, 14 empates, 14 derrotas e 41 gols marcados. Conquistou os títulos paulistas de 1929, 30 e 37.
NO PALMEIRAS
De acordo com o Almanaque do Palmeiras, de Celso Unzelte e Mário Sérgio Venditti, fez 27 jogos pelo clube com 14 vitórias, cinco empates, oito derrotas e sete gols marcados.
NA SELEÇÃO E NO PAULISTANO
O livro "Seleção Brasileira ? 90 Anos?, de Antonio Carlos Napoleão e Roberto Assaf, informa que vestiu a camisa do Brasil em cinco jogos em 1925. Foi também três vezes campeão paulista pelo Paulistano em 1926 (quando foi artilheiro com 16 gols), 27 e 29 pela LAF (naquela época, existiam duas ligas).
Achados & Perdidos: Pelé contracenando com o aniversariante Renato Aragão
Parabéns, Gilmar Rinaldi! Goleiro que sempre jogou em grandes clubes brasileiros, completa 66 anos!
Olhos no retrovisor: Alain Prost estreava na Fórmula 1 pontuando, há 45 anos
O jornalista William Lopes participa da live comandada por Marcos Falopa nesta segunda-feira
Achados & Perdidos: Saiba como foi a linda homenagem de Fiori Gigliotti a Milton Neves em 2004
Mortadela Brasil celebra seus 20 anos e lança uma casa parceira: o bar e restaurante MB Itália
O dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão Ribeirãopretano
Relembre uma palestra de Milton Neves na Câmara de Vereadores de Joinville
Saudade: Há dois anos morria Nilzo, craque do futebol catarinense que atuou no Santos
Copa São Paulo, um torneio em que o foco principal não é a conquista do título. Por Lino Tavares