Figueiredo

Ex-zagueiro do Flamengo
por Rogério Micheletti

Naquele Flamengo de Zico, Adílio, Andrade, Nunes, Tita, Júnior, Leandro, ele era um coadjuvante. Mas, apesar de não ser uma das estrelas rubro-negras naquele começo dos anos 80, Figueiredo, o Cláudio Figueiredo Diz, já brilhava e prometia brilhar ainda mais.

Mas Figueiredo não teve tempo para mostrar que realmente poderia ser um dos melhores zagueiros do futebol brasileiro. Um acidente de avião, no qual ele era passageiro, no dia 20 de dezembro de 1984 impediu o sonho do jovem paulistano, que estava prestes a completar 24 anos (Figueiredo nasceu em São Paulo no dia 23 de dezembro de 1960). No mesmo acidente morreu também o irmão do atacante Bebeto (ex-Vasco, Flamengo e titular ao lado de Romário na Copa de 94).

Figueiredo morreu precocemente, mas teve tempo de comemorar muitos títulos importantes com a camisa do Flamengo, entre eles o da Libertadores de 1981, do Mundial de 1981, do Carioca de 1981 e dos brasileiros de 1980, 1982 e 1983.

Com a camisa do Flamengo, Figueiredo, atuando boa parte das vezes ao lado de Mozer ou Marinho, fez 152 jogos (87 vitórias, 37 empates e 29 derrotas), como consta no "Almanaque do Flamengo", de Clóvis Martins e Roberto Assaf.

Figueiredo foi palmeirense

Antes do sucesso na Gávea, Figueiredo atuou em times Dente de Leite do Palmeiras (veja na galeria de fotos). Alguns de seus companheiros de equipe era Deda, Tonigato e o goleiro Luiz Sergio. O zagueiro não chegou a vestir a camisa do time profissional do Palmeiras.

Ainda sobre Figueiredo, no dia 28 de novembro de 2008, o site Terceiro Tempo recebeu de Frederico Lago (fredericolago@gmail.com), o seguinte e-mail:

"Milton,
 
Uma curiosidade muito interessante sobre o finado zagueiro Figueiredo (ex-Flamengo) é que a última partida realizada por ele foi contra o Fluminense (terminou 2x1 para o Flu e o gol do Fla foi feito por Elder de cabeça), no Maracanã, em 1984, numa noite de quarta-feira. No dia o Flamengo (o técnico era o Zagallo) entrou com vários desfalques inclusive no meio campo, o que levou Zagallo a escalar o Leandro no meio campo. O curioso do jogo é que neste dia como Leandro foi para o meio campo, Figueiredo entrou na zaga e jogou com a camisa 10, a eterna camisa de Zico. Valeu como prêmio, como uma despedida pela curta carreira do jogador. Parece que naquele dia os Deuses do Futebol já sabiam do trágico fim da carreira do jogador.
Frederico Lago?

Abaixo, um vídeo com a reportagem feita durante o velório e sepultamento de Figueiredo

ver mais notícias

Pelo Flamengo:

Com a camisa do Flamengo, Figueiredo, atuando boa parte das vezes ao lado de Mozer ou Marinho, fez 152 jogos (87 vitórias, 37 empates e 29 derrotas), como consta no "Almanaque do Flamengo", de Clóvis Martins e Roberto Assaf.

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Fla
    77
  • 2 Pal
    67
  • 3 San
    64
  • 4 Grê
    56
  • 5 São
    52
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES