por Marcelo Rozenberg e Ednilson Valia
Fernando Casal de Rey teve grande participação na vida política do São Paulo. Como diretor de Futebol, viu o clube se tornar bicampeão da Taça Libertadores da América e do mundo, em 1992 e 1993.
Como presidente, não alcançou títulos importantes entre 1994 e 1998, tendo comemorado apenas uma Copa Conmebol, uma Recopa e um Campeonato Paulista (1998). Mas neste momento, seu nome já estava imortalizado como um grande cartola.
Em 2009, precisamente no dia 13 de agosto, o ex-presidente são-paulino entrou em contato com a redação do Portal Terceiro Tempo informando que nunca morou fora do país, como alguns conselheiros especulavam e que continua atento a vida política do clube e aos jogos do Tricolor Paulista.
De Rey conviveu com um problema grave durante seu mandato como presidente. Em 1994, viu o Morumbi ser interditado em seu setor de arquibancadas. A imensa estrutura do local estava ameaçada de ruir. Por conta disso, teve que desviar grande parte do dinheiro do clube para a reforma do local. O futebol, sem grandes investimentos, naturalmente acabou sendo prejudicado e os títulos rarearam.
Sempre lembrado pelos torcedores do Tricolor Paulista, atualmente Fernando Casal de Rey, que se consagrou e continua como empresário na fabricação de vidros na cidade Embu-Guaçu (SP), é um especialista e colecionador de carros antigos.
Fernando é casado com Valéria Casal de Rey, tem cinco filhos (Christian, Vanessa, Tatiana, Taryn e Thiago). O casal tem seis netos: Ana Luiza, Giovanna, Giuliana, Maria Eduarda, Fernando e Theodoro.
Abaixo, ouça a participação de Fernando Casal de Rey no "Domingo Esportivo Bandeirantes" do dia 19 de julho de 2020:
Saudade: Há quatro anos morria Dufrayer, revelado pela base do Fluminense
Ele foi um dos bons volantes de sua geração. Foto: DivulgaçãoAchados & Perdidos: Há cinco anos era anunciado o adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio
'Foi uma chance de aprender mais sobre gerenciamento de pneus e o nosso ritmo', avalia Bortoleto sobre o GP da China
Mesa Redonda da TV Gazeta comemora 55 anos com participações de Milton Neves e Mauro Beting
Parabéns, Paulinho Carioca! Ex-ponta, que completa 61 anos, marcou o gol decisivo do Flu na final do Carioca de 85
A psicóloga Marcela Tomé é a convidada de Marcos Falopa na live desta segunda-feira
Saudade: Há três anos morria o ex-lateral Ladinho, que brilhou por Joinvile e Grêmio
Olhos no retrovisor: Quarto brasileiro a competir na Fórmula 1, Fritz d' Orey completaria 86 anos
Pelas Eliminatórias, Brasil enfrenta a líder Argentina em Buenos Aires; as formações
Saudade: Um dos principais pugilistas da história, Eder Jofre completaria 89 anos
Saudade: Johan Cruyff, o maior craque holandês morria há nove anos