por Marcelo Rozenberg e Ednilson Valia
Fernando Casal de Rey teve grande participação na vida política do São Paulo. Como diretor de Futebol, viu o clube se tornar bicampeão da Taça Libertadores da América e do mundo, em 1992 e 1993.
Como presidente, não alcançou títulos importantes entre 1994 e 1998, tendo comemorado apenas uma Copa Conmebol, uma Recopa e um Campeonato Paulista (1998). Mas neste momento, seu nome já estava imortalizado como um grande cartola.
Em 2009, precisamente no dia 13 de agosto, o ex-presidente são-paulino entrou em contato com a redação do Portal Terceiro Tempo informando que nunca morou fora do país, como alguns conselheiros especulavam e que continua atento a vida política do clube e aos jogos do Tricolor Paulista.
De Rey conviveu com um problema grave durante seu mandato como presidente. Em 1994, viu o Morumbi ser interditado em seu setor de arquibancadas. A imensa estrutura do local estava ameaçada de ruir. Por conta disso, teve que desviar grande parte do dinheiro do clube para a reforma do local. O futebol, sem grandes investimentos, naturalmente acabou sendo prejudicado e os títulos rarearam.
Sempre lembrado pelos torcedores do Tricolor Paulista, atualmente Fernando Casal de Rey, que se consagrou e continua como empresário na fabricação de vidros na cidade Embu-Guaçu (SP), é um especialista e colecionador de carros antigos.
Fernando é casado com Valéria Casal de Rey, tem cinco filhos (Christian, Vanessa, Tatiana, Taryn e Thiago). O casal tem seis netos: Ana Luiza, Giovanna, Giuliana, Maria Eduarda, Fernando e Theodoro.
Abaixo, ouça a participação de Fernando Casal de Rey no "Domingo Esportivo Bandeirantes" do dia 19 de julho de 2020:
Novo técnico do PSG pede que Neymar fique no clube
Christophe Galtier disse que conta com Neymar para a próxima temporada. Foto: DivulgaçãoCorinthians e Flamengo empatam em jogo de defesas e muito VAR em Itaquera
Súmula ignora, mas copo atirado em Gabigol pode dar punição ao Corinthians
Está no caminho? Desempenho agrada corintianos, que agora querem resultados
Luis Fabiano: "Falam que tenho a cara do Corinthians. É um respeito legal"
E. Ribeiro e Vitinho têm lesões detectadas e desfalcam Fla na Libertadores
São Paulo piora no 2º tempo? Números negam tese em meio a jejum de vitórias
Cavalo e simbologia
Jesus reprova protesto no Flamengo: "paixão pelo clube não é isso"
Os cavalos sentem frio?
As belas da Stock na etapa decisiva do campeonato, em Interlagos
BRASILEIRÃO 2019