Fernanda Factory Viel

Jornalista

por Marcos Júnior Micheletti

A jornalista Fernanda Factory Viel, nascida em São Paulo no dia 17 de dezembro de 1973, morreu na madrugada de 28 de julho de 2022, aos 48 anos. Ela sofria de depressão e havia passado por um período de internação em uma clínica. 
 
Fernanda começou no jornalismo entre 16 e 17 anos, cobrindo o São Paulo Futebol Clube, à época dirigido por Telê Santana.
 
Trabalhou mais recentemente na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, no gabinete do deputado Celso Giglio.
 
Filha do ex-zagueiro palmeirense Mexicano, Fernanda sempre teve uma ligação muito próxima ao futebol, e após trabalhar como redatora auxiliar na Fundação Bradesco, foi estagiária no jornal "A Gazeta Esportiva".
 
Em 2000 criou a personagem Mary Futy, emplacando uma coluna na revista Lance a+ e no jornal "Agora São Paulo".
 
Fez diversas matérias internacionais para uma emissora de televisão alemã durante a Copa de 2006, com diversos jogadores, entre eles, Kaká, Cafu, David Beckam, Luis Figo e Ronaldo (os três últimos também para o "Agora São Paulo").
 
Foi produtora na Rede Bandeirantes de Televisão e em 2012 começou no Portal R7, com o Blog da Mari Futy, personagem que satiriza as "Marias-Chuteiras" e conta de forma divertida os bastidores que envolvem a vida dos boleiros. Nas entrevistas, a "pimenta" é o principal ingrediente nas perguntas aos craques.
 
Em agosto de 2012, Fernandinha, como era carinhosamente chamada pelos amigos, comemorou quase um milhão de acessos em seu blog, 900 mil, mais precisamente, em um mês no ar.
 
"Está uma loucura, mas estou gostando muito. Trabalho de domingo a domingo, três posts por dia", revelou Fernanda ao Portal Terceiro Tempo.
 
Além dos pais, ambos falecidos, Mexicano e Mirna, Fernanda tinha uma irmã, Ana Paula, que mora na Itália.
 
Quando não estava envolvida com o trabalho, Fernanda relaxava com filmes, música, leitura (estuda teologia) e faz ginástica.
 
Ela, em companhia dos pais, não perdia uma festa de veteranos do Palmeiras, evento que o clube de Palestra Itália realiza anualmente.
 
Em 26 de junho de 2013, Fernanda Factory encerrou seu trabalho no Portal R7, deixando uma mensagem de despedida:

"Queridos todos,

Hoje é o último dia de nosso blog por aqui.

Queremos dizer que foi com muito prazer que passamos este tempo na companhia de vocês, leitores, sempre tão atentos.

Vamos sentir saudades e nos vemos por aí!

Deixamos um grande beijo e nosso agradecimento ao Portal R7, que tão bem nos recebeu, e a todos que leram nossos posts, deixaram seus comentários, elogios ou críticas.

Experiência feliz e enriquecedora!

Muito obrigada.

Com todo carinho,

Fernanda Factory e Mari Futy."

Clique aqui e conheça a página de Mexicano, pai de Fernanda, escrita por ela mesma
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Bah
    0
  • 2 Atl
    0
  • 3 Cor
    0
  • 4 Spo
    0
  • 5 Red
    0
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES