por Marcos Júnior Micheletti
Revelado nas categorias de base do Corinthians, o bom atacante Ewerton hoje é empresário no ramo da construção civil, sendo proprietário de uma construtora em Goiás, ao lado de seu pai.
Ewerthon Rodrigues de Souza, paulistano nascido em 10 de junho de 1981, profissionalizou-se pelo Corinthians em 1998, permanecendo no clube de Parque São Jorge até 2001, período em que conquistou seis títulos, começando pela Copa São Paulo de Futebol Júnior (1999), dois paulistas (1999 e 2001), dois brasileiros (1998 e 1999) e o Mundial de Clubes de 2000.
Passou por um período de empréstimo ao Ribo Branco de Americana (SP) em 1999 e foi negociado com a equipe alemã do Borussia Dortmund em 2001, permanecendo no clube até 2005. Lá, conquistou o título do Campeonato Alemão na temporada 2001/2002.
Permaneceu na Europa até 2008, com passagens por Zaragoza (Espanha) Stuttgart (Alemanha) e Espanyol (Espanha), para depois regressar ao Brasil em 2010, quando defendeu o Palmeiras naquela temporada.
Voltou a jogar fora do Brasil em seguida, primeiro pelo Terek Grozny (Rússia) e Al-Ahli (Catar).
Novamente retornou ao Brasil para jogar por mais duas equipes, o América MIneiro e o Atlético Sorocaba, este em 2012, quando encerrou sua carreira nos gramados.
Defendeu a Seleção Brasileira, tanto o time olímpico (em quatro jogos, sendo duas vitórias e duas derrotas), quanto o principal, e nesta última atuou em três jogos: no empate em 1 a 1 com o Peru, na vitória por 2 a 0 contra o Peru e na vitórias por 3 a 1 diante do Paraguai, todos confrontos disputados em 2001. No primeiro jogo foi convocado por Emerson Leão e nos dois outros por Luiz Felipe Scolari. Não marcou nenhum gol com a camisa canarinho.
Corinthians e Flamengo empatam em jogo de defesas e muito VAR em Itaquera
Súmula ignora, mas copo atirado em Gabigol pode dar punição ao Corinthians
Está no caminho? Desempenho agrada corintianos, que agora querem resultados
Luis Fabiano: "Falam que tenho a cara do Corinthians. É um respeito legal"
E. Ribeiro e Vitinho têm lesões detectadas e desfalcam Fla na Libertadores
São Paulo piora no 2º tempo? Números negam tese em meio a jejum de vitórias
Cavalo e simbologia
Jesus reprova protesto no Flamengo: "paixão pelo clube não é isso"
As belas da Stock na etapa decisiva do campeonato, em Interlagos
Os cavalos sentem frio?
BRASILEIRÃO 2019