Por João Antonio de Carvalho
Elizeu Rolim de Moura Neto, ex-meia do Coritiba, que foi campeão brasileiro de 1985, nasceu Piraí do Sul, no interior do Paraná, no dia 1 de dezembro de 1961.
Na juventude chegou a atuar num time de um seminário, cujo técnico, que também era seminarista virou o Padre Braz. Depois passou pelo time do Bamerindus, onde jogou ao lado de Leomir e Tato, que brilharam no Fluminense, e J.Maria, que chegou a jogar no Corinthians. Esse time era dirigido pelo ex-jogador Paulo Vecchio e o preparador físico era o ex-zagueiro Hiran, ambos com passagem pelo Coritiba.
Esse time abriu suas portas e com 16 anos chegou nas categorias de base do Coritiba, onde foi tricampeão paranaense júnior entre 1979 a 1981. Se profissionalizou no ano seguinte e ficou no time coxa-branca até 1986, participando da principal conquista da equipe, o título brasileiro de 1985.
Depois de sair do Coritiba jogou no Operário de Ponta Grossa, no Mesquita, do Rio de Janeiro, no Umuarama e no Passo Fundo. Ao deixar o futebol se formou em Administração de Empresas e atua como professor no ensino público do Estado do Paraná.
Elizeu mora hoje no bairro de Santa Quitéria, em Curitiba, com a esposa Maria da Conceição. O casal tem dois filhos, Thiago e Thomas.
Ele não largou de vez o futebol e além de participar das festas dos veteranos do Coritiba, disputa campeonatos para veteranos com mais de 50 anos, em equipes como Botafogo, de São José dos Pinhais, Costeira de Araucária, Araucária, Santa Quitéria, de Curitiba, Juventus, de Colombo, e pelo Capão Raso.
F1: Piastri supera Norris e garante a pole para o GP do Catar
Vice-líder do campeonato parte na frente em Lusail. Foto: McLarenF1Parabéns, Alemão! Ex-volante do Botafogo, Napoli e Seleção completa 64 anos
Atlético encara o Lanús em busca do inédito título na Sul-Americana; as formações
F1: Norris é o pole do GP de Las Vegas. Bortoleto para no Q1 e parte da penúltima fila
F1: Verstappen vence o GP de Las Vegas e segue na luta pelo penta, restando duas etapas
Achados & Perdidos: Há 22 anos, com vitória sobre o Sport, Palmeiras garantia seu retorno à Série A do Brasileiro
Saudade: Há dois anos morria Rubens Minelli, treinador brasileiro multicampeão
Saudade: Há cinco anos morria Diego Armando Maradona
Achados & Perdidos: Flamengo vencia o Cobreloa há 44 anos e conquistava sua primeira Libertadores
Embalado por vitória no Majestoso, Corinthians vai a Minas para enfrentar o Cruzeiro; os times
Olhos no retrovisor: Hamilton conquistava seu segundo título na F1 há 11 anos, o primeiro pela Mercedes