Doalcei Bueno de Camargo

Saudoso narrador esportivo
por Marcelo Rozenberg
 
Nascido em Itápolis, cidade do interior paulista, Doalcei Benedito Bueno de Camargo era um dos mais famosos narradores de futebol do Brasil. Ele morreu em casa, no dia 29 de agosto de 2009, no Rio, vítima de infarto.
 
Torcedor do América-RJ, morava no bairro das Laranjeiras, à rua Pereira da Silva.
 
Ganhou notoriedade nas grandes emissoras do Rio de Janeiro como Globo, Tupi, Continental, Tamoio, Nacional e Guanabara.
 
A sua marca registrada como narrador era: "Disparooooooooooooouuuuu... É gol!!!"
 
Trabalhou na Tupi de 1965 até 2009, onde acumulou o cargo de diretor do departamento de esportes. Em um certo momento da carreira, Doalcei deixou de narrar e passou a participar da programação esportiva da rádio aos domingos como comentarista. Ele assinava a coluna "Toque de Mestre".
 
Em 1990 contratou o grande jornalista Armando Nogueira para trabalhar na equipe de esportes da Rádio Tupi do Rio de Janeiro.
 
A última Copa do Mundo que cobriu foi a da França, em 1998.
 
O jornalista esportivo carioca Sergio Orind vai sentir saudades de Doalcei. "Ele foi o chefe mais humano e correto que tive ao longo da minha carreira. Foi o Doalcei quem assinou o primeiro registro na minha carteira de trabalho", contou.
 
Doalcei mudou-se cedo para Marília, onde o pai foi trabalhar. E foi na rádio Clube local que começou a carreira no rádio. No final da década de 1940, a convite do irmão, foi para o Rio de Janeiro, onde deslanchou profissionalmente.
 
Narrou grandes clássicos dos clubes cariocas, Copas do Mundo e criou a figura do comentarista de arbitragem. Por sinal, o primeiro que esteve ao seu lado na cabine foi o saudoso Mário Vianna.
 
Doalcei deixou a viúva Janete, dois filhos e uma legião de milhões de admiradores entre os torcedores de futebol desse País.

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES