por Rogério Micheletti
Valdir de Lima Gonçalves, o Dicão, nascido no dia 2 de setembro de 1963, em Araçatuba (SP), ex-centroavante do Corinthians, do Atlético Paranaense, do Maringá, do Santo André e outros clubes, mora atualmente em Araçatuba, após ter residido em Ribas do Rio Pardo (MS), onde trabalhou como Diretor de Esportes da prefeitura da cidade.
Dicão jogou no Corinthians, de 1981 a 1989, e marcou 15 gols com a camisa do alvinegro. Embora fizesse sucesso quando era emprestado, Dicão nunca conseguiu se firmar no Parque São Jorge, onde sempre foi uma promessa. O curioso é que a torcida corintiana chegou a pedir a sua entrada durante jogo contra o Goiás, em 1984, após Casagrande perder uma penalidade. O Corinthians venceu aquela partida por goleada, 5 a 0, quatro gols de Sócrates e um do próprio Casagrande.
Pela estatura e pelo seu jeito trombador, Dicão se destacava nas bolas altas. Chegou a disputar posição no Corinthians com centroavantes famosos como Casagrande, Lima, Serginho Chulapa e Edmar, talvez por isso tenha tido tantas dificuldades para se fixar como titular. Segundo números do "Almanaque do Corinthians", de Celso Unzelte, Dicão disputou 94 jogos com a camisa alvinegra: 45 vitórias, 26 empates, 23 derrotas e marcou 15 gols.
CAMPEÃO PAULISTA E PARANAENSE NO MESMO ANO
Dicão fez parte do elenco corintiano campeão paulista em 1988. Antes do final da competição, ele foi emprestado para o Atlético Paranaense e também foi campeão estadual jogando pelo Furacão, que tinha como técnico Nelsinho Baptista. Alguns dos companheiros do centroavante no Furacão eram Odemílson (lateral-direito), Adilson (zagueiro que defendeu o Grêmio, Cruzeiro e Corinthians), Cacau (volante ex-São Bento) e Carlinhos (ponta-direita ex-Cruzeiro).
ABAIXO, VÍDEO COM LANCES E OS GOLS DE CORINTHIANS 5 X 1 PORTUGUESA, JOGO DISPUTADO EM 29 DE JULHO DE 1984, NO PACAEMBU, VÁLIDO PELO CAMPEONATO PAULISTA. DICÃO MARCOU DOIS GOLS DO ALVINEGRO. A NARRAÇÃO É DE JOSÉ GÓES (TV CULTURA-SP)
Está no caminho? Desempenho agrada corintianos, que agora querem resultados
Carille quer reflexo de desempenho nos resultados. Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. CorinthiansEm vídeo, 'Antes & Depois' de capitães campeões por suas seleções em Copas do Mundo
Brasil enfrenta a França em amistoso que será disputado em Boston nesta quinta-feira
F1: Japão recebe a terceira etapa do Mundial com Mercedes dominante
Saudade: Um dos principais pugilistas da história, Eder Jofre completaria 90 anos
Saudade: Há seis anos morria Zoca, o irmão de Pelé que também jogou no Santos
Só o staff do craque cuida de Neymar. Por Wladimir Miranda
Achados & Perdidos: Relembre do saudoso Barbosa, o injustiçado goleiro que nascia há 105 anos
Parabéns! Romeu Cambalhota completa 76 anos. Veja um golaço de bicicleta do ex-ponta do Timão!
F1: McLaren 'acorda' em Suzuka; Piastri lidera a sexta-feira e apimenta duelo com Mercedes e Ferrari
Saudade: Paulo Stein, brilhante narrador, nos deixava há cinco anos