por Rogério Micheletti
Valdir de Lima Gonçalves, o Dicão, nascido no dia 2 de setembro de 1963, em Araçatuba (SP), ex-centroavante do Corinthians, do Atlético Paranaense, do Maringá, do Santo André e outros clubes, mora atualmente em Araçatuba, após ter residido em Ribas do Rio Pardo (MS), onde trabalhou como Diretor de Esportes da prefeitura da cidade.
Dicão jogou no Corinthians, de 1981 a 1989, e marcou 15 gols com a camisa do alvinegro. Embora fizesse sucesso quando era emprestado, Dicão nunca conseguiu se firmar no Parque São Jorge, onde sempre foi uma promessa. O curioso é que a torcida corintiana chegou a pedir a sua entrada durante jogo contra o Goiás, em 1984, após Casagrande perder uma penalidade. O Corinthians venceu aquela partida por goleada, 5 a 0, quatro gols de Sócrates e um do próprio Casagrande.
Pela estatura e pelo seu jeito trombador, Dicão se destacava nas bolas altas. Chegou a disputar posição no Corinthians com centroavantes famosos como Casagrande, Lima, Serginho Chulapa e Edmar, talvez por isso tenha tido tantas dificuldades para se fixar como titular. Segundo números do "Almanaque do Corinthians", de Celso Unzelte, Dicão disputou 94 jogos com a camisa alvinegra: 45 vitórias, 26 empates, 23 derrotas e marcou 15 gols.
CAMPEÃO PAULISTA E PARANAENSE NO MESMO ANO
Dicão fez parte do elenco corintiano campeão paulista em 1988. Antes do final da competição, ele foi emprestado para o Atlético Paranaense e também foi campeão estadual jogando pelo Furacão, que tinha como técnico Nelsinho Baptista. Alguns dos companheiros do centroavante no Furacão eram Odemílson (lateral-direito), Adilson (zagueiro que defendeu o Grêmio, Cruzeiro e Corinthians), Cacau (volante ex-São Bento) e Carlinhos (ponta-direita ex-Cruzeiro).
ABAIXO, VÍDEO COM LANCES E OS GOLS DE CORINTHIANS 5 X 1 PORTUGUESA, JOGO DISPUTADO EM 29 DE JULHO DE 1984, NO PACAEMBU, VÁLIDO PELO CAMPEONATO PAULISTA. DICÃO MARCOU DOIS GOLS DO ALVINEGRO. A NARRAÇÃO É DE JOSÉ GÓES (TV CULTURA-SP)
Está no caminho? Desempenho agrada corintianos, que agora querem resultados
Carille quer reflexo de desempenho nos resultados. Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. CorinthiansF1: Com Norris e Vertappen separados por um ponto, Mundial chega ao Bahrein; a programação
Achados & Perdidos: Completando 52 anos, Roberto Carlos teve passagem meteórica pelo Galo
Contra o Allianza Lima, São Paulo busca segunda vitória na Libertadores; as equipes
Achados & Perdidos: Pelé e a curiosa história do blazer que saiu de graça para um grande maestro brasileiro
Parabéns, Sylvinho! Atual treinador da Seleção da Albânia completa 51 anos
'Mordido' por perder o Paulistão, Palmeiras recebe o Corinthians pelo Brasileiro; as formações
Achados & Perdidos: O dia em que três goleiros não foram suficientes para segurar o Olaria de Jaburú
F1: Piastri dá o troco em Norris para manter a McLaren na frente no Bahrein
Achados & Perdidos: O dia em que Milton Neves e Alex Muller 'entrevistaram' a trave e o travessão do Morumbi
F1: Em sessão repleta de novatos, sem Verstappen, Norris lidera o TL1 no Bahrein