por Túlio Nassif
Dener Assunção Braz, ou simplesmente Dener, foi um lateral-esquerdo rápido e de boa técnica. Nasceu no dia 28 de junho de 1991, em Bagé, Rio Grande do Sul e morreu aos 25 anos, no dia 29 de novembro de 2016, no maior acidente aéreo envolvendo uma delegação esportiva, quando o avião da Chapecoense caiu na cidade de La Unión, próximo a Medellín, na Colômbia. Seu grande sonho era chegar um dia a Seleção Brasileira, no entanto, sonho mesmo era de se casar com o amor de sua vida, Amanda, com quem vivia e tinha um filho, Bernardo.
Ainda pequeno, Dener encantava aos outros com seu bom futebol. Em 2009 chegou ao Grêmio nas categorias de base e provou o seu valor ano a ano, até estrear como profissional na equipe principal do Tricolor Gaúcho. Foi emprestado algumas vezes, tendo passado por Guarany de Bagé-RS (em 2009), Veranópolis-RS (em 2012), Vitória-BA (em 2012) e Caxias-RS (em 2012).
Foi então que, em 2014, acertou sua transferência para o Ituano, clube pelo qual entraria para a história sendo campeão paulista daquele ano sobre a forte equipe do Santos. Titular absoluto sob o comando do então técnico Doriva, o ex-lateral-esquerdo acabou se destacando durante a campanha com várias assistências e, mesmo não tendo marcado nenhum gol, despertou o interesse de muitos rivais.
Sendo assim, no dia 16 de abril de 2014, foi dado como o novo reforço do Coritiba. Após um campeonato razoável no Coxa e sem conquistas, Dener foi emprestado para a Chapecoense, no dia 23 de dezembro de 2014.
No Verdão do Oeste, Dener viveu o auge de sua carreira já em 2015. Foi contratado em definitivo no ano seguinte, no dia 11 de janeiro de 2016, após longa e difícil negociação, pois o jogador era bastante cobiçado por outros times. Pela Chape, sagrou-se campeão catarinense em campo e campeão da Copa Sul-Americana post-mortem, ambos em 2016. Realizou 102 partidas e marcou dois gols. Números que foram interrompidos quando ele foi declarado como uma das 71 vítimas fatais no acidente do avião que transportava o time catarinense para o primeiro jogo da final da Copa Sul-Americana.
Como Arena do Grêmio quer melhorar campo para jogo da seleção na C. América
Imagem mostra gramado da Arena um dia depois de Qatar x Argentina. Foto: ReproduçãoEm jogo morno, Grêmio vence Botafogo no Rio e se afasta da degola
O Botafogo, por sua vez, se mantém na quarta posiçãoO dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão Matogrossense
Achados & Perdidos: Veja lindos gols de Eusébio, que nos deixava há 11 anos
Achados & Perdidos: Inter de Limeira campeã paulista de 1986. Kita, que faria 67 anos, marcou um dos gols
Saudade: Há quatro anos morria Brandãozinho, último remanescente da Copa Rio de 1951
Achados & Perdidos: O desabafo de Zagallo, que nos deixava há um ano
Achados & Perdidos: Roberto Dias, brilhante zagueiro do São Paulo, completaria 82 anos
Saudade: Há cinco anos morria Cabeção, um dos grandes goleiros da história corintiana
Saudade: Ex-atacante da Itália, Vialli morria há dois anos
Achados & Perdidos: Relembre um 'Tribuna do Esporte' da TV Assembleia com Ricardo Prado
Saudade: Há dois anos morria Roberto Dinamite, maior ídolo do Vasco da Gama