Dama

Ex-zagueiro do Corinthians e Ferroviária
por Rogério Micheletti

Dama, o José Eduardo de Souza, quarto-zagueiro da Ferroviária e do Corinthians nos anos 80, hoje é dono de bar na cidade de Américo Brasiliense, interior de São Paulo, e de uma escolinha de futebol na cidade de Araraquara.

Nascido em Brotas (SP), em 1965, Dama, que herdou o apelido do pai (jogador do São Paulo nos anos 60), começou a carreira na Ferroviária e transferiu-se para o Corinthians em 86.

Em 1985, ele esteve envolvido em uma polêmica. Mesmo suspenso, Dama participou de uma partida do Paulistão e por isso quase o time de Araraquara perdeu a vaga na semifinal do Pauistão para o Corinthians.

No ano seguinte, Dama foi pretendido pelo Palmeiras, quase parou no Palestra Itália, mas acabou sendo negociado com o Corinthians. "De manhã me falaram que estava tudo certo com o Palmeiras, mas à noite me levaram para o Corinthians", comentou o beque.

No Parque São Jorge, Dama não conseguiu se firmar como titular. Ele foi reserva de Jatobá (87), Denílson (88), Jorge Luiz (89) e também de Guinei (90).

O melhor momento de Dama no Corinthians foi no Paulistão de 89, quando o time alvinegro era dirigido pelo técnico Palhinha, ex-jogador do clube nos anos 70.

O zagueiro encerrou a carreira apenas com 30 anos. "Tive problemas no joelho e também em manter o peso. Por isso, eu achei melhor parar", comenta Dama, que depois voltou para a Ferroviária e atuou ainda por São José (SP), Rio Branco (ES) e Catanduva (SP).

Elogios de um craque

Principal jogador do Corinthians no Brasileirão de 1990, o ex-meia Neto diz que Dama poderia ter tido mais sucesso no futebol. "Era um grande zagueiro, mas que tinha tendência a ganhar peso. Sempre foi duro jogar contra o Dama quando ele estava na Ferroviária. E mesmo no Corinthians, o Dama chegou a fazer boas partidas", diz Neto, hoje comentarista.
ver mais notícias

Pelo Corinthians:

Pelo Corinthians, entre 1987 e 1990, Dama jogou 83 vezes (37 vitórias, 25 empates e 21 derrotas) e marcou três gols. Essas informações estão no "Almanaque do Corinthians", de Celso Unzelte.


Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Fla
    77
  • 2 Pal
    67
  • 3 San
    64
  • 4 Grê
    56
  • 5 São
    52
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES