CRAC - Clube Recreativo e Atlético Catalano

Único time do interior goiano com dois títulos estaduais

O Clube Recreativo e Atlético Catalano, conhecido como CRAC, é o o segundo clube mais antigo de Goiás, tendo sido fundado em 13 de julho de 1931 na cidade de Catalão.

O CRAC é o único time do interior de Goiás que foi campeão estadual duas vezes, em 1967 e em 2004, tendo chegado em mais duas finais, 1969 e 1997.

Manda seus jogos no Estádio Gervino Evangelista da Fonseca, inaugurado em 1960 e com capacidade para 11 mil torcedores.

No seu primeiro título, em 1967, o CRAC foi campeão ao terminar um ponto na frente de Atlético Goianiense e Vila Nova. Ao todo foram 18 jogos, com 9 vitórias, 6 empates e 3 derrotas.

O jogo do título foi em Goiânia, no dia 25 de novembro, na vitória de 1 a 0 sobre o Atlético, que jogava pelo empate para ser campeão. O gol foi marcado por Wagner.

O CRAC ainda teve o artilheiro do campeonato, Toninho Índio, com 17 gols.

O time era formado por Nego, Silvio Salomão, Gato, Dema e Luiz Carlos, Lázaro e Dezoito, Claudinho, Toró, Toninho Índio e Wagner. O treinador era Odair Tito.

Em 2017 foi lançado um filme comemorativo aos 50 anos do primeiro título do CRAC, dirigido pelo publicitário Návio Leão.

Em 2004 o CRAC chegou na final após eliminar o Goiás nas semifinais. Após uma vitória de 3 a 0 em Catalão e uma derrota de 2 a 0 no Serra Dourada, a classificação veio com uma vitória de 4 a 2 nos pênaltis.

Na decisão mais uma equipe da capital, o Vila Nova, e o CRAC perdeu o primeiro jogo por 2 a 1 em Goiânia, mas venceu em casa por 3 a 0, e nos pênaltis conquistou seu segundo título goiano, vencendo por 5 a 4.

O gol do título foi marcado por Cristiano, que converteu o último pênalti do CRAC, garantindo a conquista, já que Luciano tinha desperdiçado uma cobrança para o Vila Nova, que era treinado pelo ex-atacante Evair.

O CRAC foi dirigido por Wanderley Paiva e contou com Helder, Baiano, Cristiano, Cleiton Mineiro e Marcinho (Cleiton Goiano), Pedrino, Celinho, Cacá e Guarú, Sandro Oliveira e Sandro Goiano.

Em nível Nacional, a melhor participação do CRAC na Copa do Brasil, foi em 2013, quando acabou eliminado pelo Santos na terceira fase. No Campeonato Brasileiro da Série C, em 2007 terminou em quinto lugar, à frente de equipes comoo Guarani, Paysandu e Joinville.

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES