O Clube Recreativo e Atlético Catalano, conhecido como CRAC, é o o segundo clube mais antigo de Goiás, tendo sido fundado em 13 de julho de 1931 na cidade de Catalão.
O CRAC é o único time do interior de Goiás que foi campeão estadual duas vezes, em 1967 e em 2004, tendo chegado em mais duas finais, 1969 e 1997.
Manda seus jogos no Estádio Gervino Evangelista da Fonseca, inaugurado em 1960 e com capacidade para 11 mil torcedores.
No seu primeiro título, em 1967, o CRAC foi campeão ao terminar um ponto na frente de Atlético Goianiense e Vila Nova. Ao todo foram 18 jogos, com 9 vitórias, 6 empates e 3 derrotas.
O jogo do título foi em Goiânia, no dia 25 de novembro, na vitória de 1 a 0 sobre o Atlético, que jogava pelo empate para ser campeão. O gol foi marcado por Wagner.
O CRAC ainda teve o artilheiro do campeonato, Toninho Índio, com 17 gols.
O time era formado por Nego, Silvio Salomão, Gato, Dema e Luiz Carlos, Lázaro e Dezoito, Claudinho, Toró, Toninho Índio e Wagner. O treinador era Odair Tito.
Em 2017 foi lançado um filme comemorativo aos 50 anos do primeiro título do CRAC, dirigido pelo publicitário Návio Leão.
Em 2004 o CRAC chegou na final após eliminar o Goiás nas semifinais. Após uma vitória de 3 a 0 em Catalão e uma derrota de 2 a 0 no Serra Dourada, a classificação veio com uma vitória de 4 a 2 nos pênaltis.
Na decisão mais uma equipe da capital, o Vila Nova, e o CRAC perdeu o primeiro jogo por 2 a 1 em Goiânia, mas venceu em casa por 3 a 0, e nos pênaltis conquistou seu segundo título goiano, vencendo por 5 a 4.
O gol do título foi marcado por Cristiano, que converteu o último pênalti do CRAC, garantindo a conquista, já que Luciano tinha desperdiçado uma cobrança para o Vila Nova, que era treinado pelo ex-atacante Evair.
O CRAC foi dirigido por Wanderley Paiva e contou com Helder, Baiano, Cristiano, Cleiton Mineiro e Marcinho (Cleiton Goiano), Pedrino, Celinho, Cacá e Guarú, Sandro Oliveira e Sandro Goiano.
Em nível Nacional, a melhor participação do CRAC na Copa do Brasil, foi em 2013, quando acabou eliminado pelo Santos na terceira fase. No Campeonato Brasileiro da Série C, em 2007 terminou em quinto lugar, à frente de equipes comoo Guarani, Paysandu e Joinville.
F1: McLaren pode entrar para o seleto 'Grupo das 200'
Equipe britânica soma 199 vitórias na categoria máxima do automobilismo. Foto: McLaren F1Achados & Perdidos: O dia em que o aniversariante Nelinho chutou uma bola para fora do Mineirão
Achados & Perdidos: Santos, bicampeão da Libertadores em dia que Pelé foi 'caçado' por argentinos do Boca
F1: Norris vence duelo particular com Piastri e garante a pole para o GP da Bélgica
Após empatar com o líder Cruzeiro, Corinthians vai ao Rio para enfrentar o Botafogo; as formações
Achados & Perdidos: A França derrotava o Brasil na decisão do futebol olímpico há 41 anos
Achados & Perdidos: Veja uma entrevista com Aymoré Moreira, que nos deixava há 27 anos
F1: Piastri, com manobra de campeão sobre Norris, vence o GP da Bélgica. Bortoleto é o 9º
Saudade: Telê Santana, o 'Fio de Esperança" completaria 94 anos
O animado São Paulo recebe o Flu, que não vence há três rodadas; os times
No Dia do Motociclista no Brasil, veja o genial Heleno de Freitas com sua moto