Por João Antonio de Carvalho
Alceu Mentta, o ex-zagueiro Caxias, nasceu em Veranópolis, em 26 de abril de 1958, e iniciou a carreira na Sociedade Recreativa Caxias, em 1975, e no mesmo ano já se transferiu para o Internacional, onde ficou até 1980, tendo conquistado o campeonato gaúcho de 1978, dirigido por Claudio Duarte, que havia parado de jogar devido a um problema de joelho.
Em 1979 jogou por empréstimo no Colorado, para onde foi em definitivo em 1980. Depois disso passou pelo Santa Cruz, pelo Botafogo do Rio, voltou para o Colorado e foi para o Coritiba, em 1985, onde participou da campanha do título brasileiro conquistado pelo Coxa. Antes de encerrar a carreira, em 1988, ainda passou pelo Pinheiros e novamente pelo Colorado.
Hoje mora em Curitiba, onde trabalhou na área de transporte, foi diretor da Secretária de Esportes de Curitiba e da Secretaria da Copa do Paraná, além de Gestor de Inclusão Social do Idoso, na Celepar (Companhia Paranaense de Informática no Governo do Paraná).
Nunca se desligou do futebol e participa da Confraria do Coritiba, da Confraria do Internacional e do Masters do Colorado.
É casado com Esly Mentta e tem dois filhos, Endrigo, que é cirurgião-dentista, e Adretza, formada em gastro-enóloga. Tem três netos, Pedro, Lucas e Giorgio. Os pais já são falecidos, mas em Caxias do Sul permanecem seus três irmãos, Dalva, Amarildo e Álvaro.
Viola, 57 anos! Relembre o gol do ex-atacante na decisão do Paulista de 88
Então aos 19 anos, o atacante vibra ao lado do ponta-esquerda João Paulo. Foto: ReproduçãoAchados & Perdidos: A polêmica e acalorada participação de Eurico Miranda no Terceiro Tempo da Record
Parabéns, Jairzinho! O 'Furacão da Copa' completa 81 anos
Cravo: Neymar será convocado por Ancelotti. Por Wladimir Miranda
Parabéns, Joel Santana! Relembre comerciais bem humorados estrelados pelo treinador
Achados & Perdidos: Caçapava, ídolo do Inter, completaria 71 anos hoje
Saudade: Há quatro anos morria Dorval, ponta-direita da melhor linha de ataque do Santos
O dia em que Milton Neves tornou-se Cidadão Teresinense
Morre Cláudio Mortari, histórico nome do basquete brasileiro
Saudade: Há cinco anos morria Carbone, um dos grandes volantes do futebol brasileiro
Você já perdoou alguém neste Natal? Por Odir Cunha