Por João Antonio de Carvalho
Alceu Mentta, o ex-zagueiro Caxias, nasceu em Veranópolis, em 26 de abril de 1958, e iniciou a carreira na Sociedade Recreativa Caxias, em 1975, e no mesmo ano já se transferiu para o Internacional, onde ficou até 1980, tendo conquistado o campeonato gaúcho de 1978, dirigido por Claudio Duarte, que havia parado de jogar devido a um problema de joelho.
Em 1979 jogou por empréstimo no Colorado, para onde foi em definitivo em 1980. Depois disso passou pelo Santa Cruz, pelo Botafogo do Rio, voltou para o Colorado e foi para o Coritiba, em 1985, onde participou da campanha do título brasileiro conquistado pelo Coxa. Antes de encerrar a carreira, em 1988, ainda passou pelo Pinheiros e novamente pelo Colorado.
Hoje mora em Curitiba, onde trabalhou na área de transporte, foi diretor da Secretária de Esportes de Curitiba e da Secretaria da Copa do Paraná, além de Gestor de Inclusão Social do Idoso, na Celepar (Companhia Paranaense de Informática no Governo do Paraná).
Nunca se desligou do futebol e participa da Confraria do Coritiba, da Confraria do Internacional e do Masters do Colorado.
É casado com Esly Mentta e tem dois filhos, Endrigo, que é cirurgião-dentista, e Adretza, formada em gastro-enóloga. Tem três netos, Pedro, Lucas e Giorgio. Os pais já são falecidos, mas em Caxias do Sul permanecem seus três irmãos, Dalva, Amarildo e Álvaro.
Parabéns, Edilson Capetinha! Ex-atacante completa 55 anos!
Atleta brilhou no Corinthians entre 1997 e 2000. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal Terceiro TempoCampeonato Brasileiro de Kart abre inscrições e divulga regulamento da 60ª edição
Saudade: Beckenbauer, campeão como jogador e treinador da Alemanha, completaria 80 anos
Paulistanos poderão ver Felipe Massa andando com seu Stock Car em ruas da capital no próximo domingo
Olhos no retrovisor: Christian e Wilsinho Fittipaldi em comercial de aparelho para barbear
Achados & Perdidos: Brasil sofria goleada para a Espanha na estreia de Falcão como treinador, há 35 anos
Achados & Perdidos: Relembre narradores históricos da Rádio Nacional-RJ, que completa 89 anos
Saudade: Há três anos morria Silvio Lancellotti; eclético que enveredou pela culinária e os esportes
Achados & Perdidos: Hoje tem Flu x Timão! Relembre a 'Invasão Corintiana' de 1976
Achados & Perdidos: A vida simples de Pelé na Pensão do Raimundo, em Santos
Olhos no retrovisor: A última vitória de um piloto brasileiro na Fórmula 1, há 16 anos, com Barrichello