Por: Lucas Reis
Carlos Dadona, mais conhecido como Carlito Dadona, foi um centroavante da Sociedade Esportiva Usina São João, clube que antecedeu o União São João de Araras. Faleceu no dia 15 de agosto de 2009, em Araras.
Nascido em 28 de janeiro de 1930 na cidade de Iracemápolis, no interior de São Paulo, iniciou sua carreira nos clubes amadores de sua região. A primeira equipe foi o Clube Atlético Usina Iracemápolis, em 1948, onde atuou até 1953, ano em que também defendeu o Flamengo de Piracicaba. Nos anos seguintes jogou pelo Sete de Setembro e pelo Gran São João, de Limeira.
No final dos anos 50, o centroavante que se destacava nos campeonatos pelo interior paulista recebeu um convite especial: Carlito foi chamado por Hermínio Ometto (1914/1986), presidente do Grupo Ometto, para mudar-se para a cidade de Araras e defender a Sociedade Esportiva Usina São João, clube que anos mais tarde se transformaria no União São João de Araras.
Entre outros títulos, Carlito foi campeão amador do estado de São Paulo duas vezes com o Usina São João: 1960 e 1962. Na segunda oportunidade, marcando dois gols na final diante do E.C. Matarazzo.
Em 1961, a Sociedade Esportiva Usina São João se profissionalizou e Carlito disputou a terceira divisão do Campeonato Paulista pelo clube de Araras, que terminou a competição como vice-campeão. Na oportunidade apenas o primeiro colocado ficava com vaga na segunda divisão, por isso os ararenses não foram promovidos ao segundo escalão estadual. O campeão foi a Estrada Sorocabana, que superou a equipe de Araras numa disputa melhor de três com duas vitórias contra apenas uma da Usina.
Naquela campanha memorável, Carlito marcou 13 gols em 25 jogos disputados.
Em 1962, voltou a jogar a terceira divisão do Paulistão com a Usina São João, mas disputou apenas quatro partidas na competição. Nas poucas participações, no entanto, deixou sua marca em quatro oportunidades.
Segundo o jornalista ararense Walter Gambini, em artigo num jornal local, um dos pontos altos da carreira de Carlito Dadona foi numa partida da Usina São João contra o Ipiranga-SP, no estádio do Pacaembu, quando o centroavante marcou um maravilhoso gol de bicicleta.
Enquanto atuava nos gramados paulistas, Carlito Dadona mantinha também um armazém na cidade de Araras.
Depois de aposentado, seguiu trabalhando como comerciante, mas não se afastou da bola e dos gramados. O ex-centroavante criou o Araras Kid, equipe onde treinava jovens jogadores ararenses. Neste projeto, Dadona revelou o ex-zagueiro Nelson Quintilhano, que anos mais tarde viria a jogar no Guarani e no Flamengo.
Chegou ainda a assumir o cargo de treinador no Atlético de Araras, comandando o “Galo” em cinco jogos no Campeonato Paulista da Terceira Divisão de 1979.
Falecido no dia 15 de agosto de 2009, em Araras, deixando os filhos Daisy e Carlitinho, e a esposa Lenita, Carlito Dadona tornou-se figura histórica na cidade que o acolheu, sempre lembrado pela simpatia, pelo bom papo e, claro, pelos tantos gols marcados.
Saudade: 'Rei da Retranca', Milton Buzetto morria há sete anos
Ele dirigiu o Corinthians entre 1975 e 1976. Foto: DivulgaçãoEm vídeo, 'Antes & Depois' de jogadores revelados pelo São Paulo Futebol Clube
Corinthians recebe o Furacão precisando de um empate para avançar à semifinal da Copa do Brasil; os times
Parabéns, Gustavo Kuerten! Um vídeo com melhores momentos do seu primeiro título em Roland Garros
Campeonato Brasileiro de Kart abre inscrições e divulga regulamento da 60ª edição
Saudade: Beckenbauer, campeão como jogador e treinador da Alemanha, completaria 80 anos
Paulistanos poderão ver Felipe Massa andando com seu Stock Car em ruas da capital no próximo domingo
Feliz aniversário, Dinei! Tricampeão brasileiro pelo Timão completa 55 anos
Achados & Perdidos: Brasil sofria goleada para a Espanha na estreia de Falcão como treinador, há 35 anos
Achados & Perdidos: Relembre narradores históricos da Rádio Nacional-RJ, que completa 89 anos
Olhos no retrovisor: Christian e Wilsinho Fittipaldi em comercial de aparelho para barbear