Willian Frederick Carlton Lewis, o Carl Lewis, é um ex-velocista dos Estados Unidos com registros incríveis no salto à distância. No ano de 2012, foi homenageado pela IAAF - Associação Internacional de Federações e eternizado no Hall da Fama do Atletismo.
Carl nasceu em Birmunghan, no Alabama, no primeiro dia do mês de junho, em 1961. Começou a competir salto à distância com apenas 13 anos de idade, influenciado pelos pais Bill e Evelyn, que foram velocistas. Foi selecionado pela primeira vez para integrar uma equipe olímpica no início da década de 80, mas sua estreia nos jogos Olímpicos, que seria em Moscou, foi adiada por um impedimento dos Estados Unidos durante a invasão soviética.
A primeira competição mundial de Lewis foi em 1983, quando se tornou o velocista número 1 com o ouro no salto de 100m nos 4 por 100m revezamento. Um ano depois, nas Olimpíadas de Los Angeles, foi consagrado como verdadeira estrela do atletismo: com desempenho espetacular, se igualou a Jesse Owens (1936) e atingiu a marca histórica de quatro medalhas de ouro.
A final dos 100m em Seul, nos Jogos Olímpicos de 1988, foi uma das provas mais aguardadas da história. Naquela corrida, Carl Lewis foi derrotado por Ben Johnson, que estabeleceu um novo recorde mundial. Uma polêmica, porém, mudou o resultado: o rival foi desclassificado por ser pego no exame antidoping. Carl, então, ficou com a medalha de ouro. Posteriormente, em 2003, um jornal americano noticiou que o Lewis também teria sido flagrado no exame e nem deveria ter participado da disputa. O Comitê Americano respondeu à acusação alegando que advertiu o atleta, e a conquista foi mantida.
Nos Jogos Olímpicos de 1992, Lewis alcançou prata no salto em distância, mas não se classificou para os 100m. Sua última participação olímpica foi em 1996, em Atlanta, com 35 anos, quando ganhou a nona medalha olímpica no salto em distância.
Depois de Atlanta, Carl Lewis abandonou as pistas. Aposentado, participou de uma série de filmes e desenvolveu sua própria marca de equipamentos fitness. Aos 49 anos, o campeão olímpico ingressou na carreira política como candidato ao Senado em Nova Jersey, nos Estados Unidos.
Em 2012, durante as Olimpíadas de Londres, ganhou os holofotes novamente e foi manchete de noticiários mundiais. Lewis questionou a política de doping adotada pela Jamaica, o que soou em tom de acusação. Usain Bolt, após conquistar o bicampeonato olímpico nos 200m rasos, expôs sua indignação: "Jesse Owens, sinto um grande respeito por ele. Foi um grande atleta, fez coisas boas por seu país. Mas não tenho o menor respeito por Carl Lewis. Diz coisas sobre outros atletas e acredito que é algo degradante um atleta falar mal de outros esportistas. Na realidade, acho que ele quer apenas chamar a atenção, porque ninguém fala mais dele".
Achados & Perdidos: Veja o golaço de Dorival Júnior, aniversariante hoje, pela Matonense
Profissional está completando 63 anos. Foto: Reprodução/YouTubeO dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão de Varginha-MG
Achados & Perdidos: O dia em que Milton Neves visitou a Couromoda, com Neto e Denilson Show
Achados & Perdidos: Relembre momentos marcantes de Luciano do Valle, que nos deixava há 11 anos
Diante do lanterna Sport, Corinthians tenta superar seu 'inferno astral'; as equipes
No Dia dos Povos Indígenas, veja todos os 'Índios' da seção 'Que Fim Levou?'
Saudade: Há oito anos morria Kaneco, o inventor da "carretilha" no futebol
F1: Norris lidera a sexta-feira em Jedá; Bortoleto tem um dia para esquercer
Olhos no retrovisor: Único campeão post mortem da F1, Jochen Rindt nascia há 83 anos
Parabéns, Rivaldo! Bola de Ouro em 99, revelado pelo Santa Cruz, ex-atacante completa 53 anos
F1: Verstappen impressiona mais uma vez e fica com a pole para o GP da Arábia Saudita