Após quatro anos de sucesso com o Torneio Roberto Gomes Pedrosa, o “Robertão”, a CBD decidiu organizar um verdadeiro campeonato nacional, aumentando de 17 para 20 o número de participantes e nomeando a competição como “Campeonato Brasileiro de Futebol”.
As novidades foram o Coritiba, que entrou na vaga do Atlético Paranaense, a Portuguesa, que retomou a quinta vaga paulista, a entrada de um terceiro time de Minas, o América, que foi campeão do estado nesse ano, de um segundo time pernambucano, o Sport Recife, e pela primeira vez a participação de um time cearense, o Ceará Sporting.
O formato da competição também mudou. Os times foram divididos em dois grupos de dez equipes, jogando em turno única na primeira etapa. Ao contrário do Robertão, onde a segunda fase já era decisiva, nesse ano os seis primeiros de cada grupo se classificaram para uma nova etapa.
Esses doze times foram divididos em três chaves de quatro equipes, onde os campeões iriam finalmente decidir o título. Nessa segunda fase os grupos foram os seguintes:
Grupo A: São Paulo, Corinthians, Cruzeiro e América do Rio.
Grupo B: Atlético Mineiro, Santos,Vasco e Internacional.
Grupo C: Botafogo, Palmeiras, Coritiba e Grêmio.
Os campeões dos grupos foram o São Paulo, o Atlético Mineiro e o Botafogo, que decidiram o título em um triangular simples, onde os jogos foram os seguintes:
Atlético Mineiro 1 x 0 São Paulo, no Mineirão (12 de dezembro de 1971)
São Paulo 4 x 1 Botafogo, no Morumbi (15 de dezembro de 1971)
Botafogo 0 x 1 Atlético Mineiro, no Maracanã (19 de dezembro de 1971)
No jogo decisivo o Atlético Mineiro, dirigido por Telê Santana, só precisava de um empate para ser campeão, mas venceu por 1 a 0, com um gol de Dario, aos 16 minutos do segundo tempo. O Galo formou com Renato, Humberto Monteiro, Grapete, Vantuir e Oldair, Vanderlei Paiva e Humberto Ramos, Ronaldo, Lola (Spencer), Dario e Tião. O árbitro foi Armando Marques.
Com os resultados, o São Paulo terminou com o vice-campeonato e o Botafogo em terceiro.
O Atlético teve ainda o artilheiro do campeonato, Dario, com 15 gols, seguido por Mirandinha, do Corinthians, com 11, e Rivellino, do Corinthians e Toninho Guerreiro, do São Paulo, com 10.
Uma das curiosidades da competição foi que Pelé, o Rei do Futebol, fez apenas um gol em todo o campeonato, no empate de 1 a 1 contra o Corinthians. Ele disputou um total de 21 jogos e ainda perdeu um pênalti, na vitória de 1 a 0 sobre o Cruzeiro, defendido por Hélio.
Saudade: Há sete anos morria Antoninho, ex-zagueiro do Palmeiras e Ferroviária
Ele residia em Araraquara. Foto: Portal Terceiro TempoAchados & Perdidos: O dia em que Milton Neves visitou a Couromoda, com Neto e Denilson Show
Achados & Perdidos: Relembre momentos marcantes de Luciano do Valle, que nos deixava há 11 anos
Diante do lanterna Sport, Corinthians tenta superar seu 'inferno astral'; as equipes
Saudade: Há oito anos morria Kaneco, o inventor da "carretilha" no futebol
No Dia dos Povos Indígenas, veja todos os 'Índios' da seção 'Que Fim Levou?'
F1: Norris lidera a sexta-feira em Jedá; Bortoleto tem um dia para esquercer
Olhos no retrovisor: Único campeão post mortem da F1, Jochen Rindt nascia há 83 anos
Parabéns, Rivaldo! Bola de Ouro em 99, revelado pelo Santa Cruz, ex-atacante completa 53 anos
Relembre o último Gre-Nal disputado por Danrlei, que completa 52 anos
F1: Verstappen impressiona mais uma vez e fica com a pole para o GP da Arábia Saudita