Camargo

Ex-ponta da Lusa e do Santos
por Rogério Micheletti

Camargo, o Eneias de Camargo, ex-ponta da Portuguesa, do Santos e do Botafogo de Ribeirão, do Pinheiros (PR), do Atlético Paranaense, entre outras equipes, trabalha hoje com o empresário uruguaio Juan Figer como observador de jogadores. Casado, pai de dois filhos (uma moça e um rapaz), o ex-ponta mora no bairro do Morumbi, zona sul de São Paulo.

Camargo fez parte dos times santistas vice-campeão brasileiro de 1983 (perdeu a final para o Flamengo) e campeão paulista de 1984 (venceu o Corinthians na grande decisão).

Na equipe vitoriosa comandada por Castilho, Camargo disputava uma vaga na banco de reservas com outro ponta, o baixinho Gersinho. O camisa 7 do Santos era o meio-campista Lino. Mas, na realidade, não teve muitas chances de jogar naquele estadual. Disputou uma partida e foi trocado por empréstimo pelo lateral-direito Betão. "Joguei apenas uma partida e fui negociado com o Sport. Fiquei em Recife seis meses", conta. Betão não ficou na Vila, voltou ao Sport e fez parte do time pernambucano campeão da Copa União de 1987.

Depois do Sport, Camargo ainda datuou pelo Pinheiros, sendo campeão paranaense de 1984, Atlético Paranaense (novamente campeão paranaense em 1985), Remo (campeão paraense em 1986) e Botafogo de Ribeirão Preto (1987), seu último clube. No Botafogo, Camargo teve como companheiros de equipe o meia Raí e o volante Gallo.

Campeão de 1984 a 1986

Camargo, embora tenha jogado apenas uma partida, fez parte do time santista campeão paulista de 1984. O curioso é que no mesmo ano, no Pinheiros, Camargo já mostrava ser pé-quente. Foi campeão estadual pelo Pinheiros. No ano seguinte, já no Furacão, mais uma vez Camargo foi campeão paranaense. Em 1986, ele foi defender o Remo, que também venceu o estadual. Ou seja, Camargo foi campeão estadual quatro vezes em apenas três anos.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES