Caio Pompeu de Toledo

Grande homem ligado ao esporte

por Marcelo Rozenberg

Caio Pompeu de Toledo, grande amante do esporte e político respeitado, nasceu em 03 de maio de 1943 em São Paulo e morreu em 4 de junho de 1994, também na capital paulista, aos 51 anos de idade.

Personagem marcante da história de sua cidade natal, foi vereador, deputado estadual, deputado federal, secretário municipal e estadual de Esportes e Turismo.

Criou ideias que até hoje fazem parte do cotidiano de quem ama o esporte como a Taça São Paulo de Futebol Júnior, o Passeio Ciclístico da Primavera, as ruas de lazer e o programa "Adote um Atleta?.

Sociólogo, economista e advogado, caio foi homenageado recentemente quando a ponte do Morumbi passou a ter seu nome, iniciativa do vereador Celso Jatene.

Destacou-se na área política tendo sido eleito vereador em 1968. Em 1970, tornou-se deputado estadual e, em 1978, deputado federal. Em 1975, participou ativamente da conhecida Aren de Vanguarda, que se caracterizou como movimento de dissidência.

No contexto esportivo, Caio implementou o centro Poliesportivo do Ibirapuera (Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa Marechal Mário Ary Pires).

Como secretário estadual de Esportes, implantou mais de 300 ginásios de esportes no interior de São Paulo além de criar os "Joguinhos Abertos do Interior?.
Poeta, Caio editou dois livros, "Eis um Problema?, em l968, e "Têmpora?, seis anos depois.

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES