Equipe brasileira enfrentará o Chile e a Bolívia. Foto: Reprodução/CBF TV

Equipe brasileira enfrentará o Chile e a Bolívia. Foto: Reprodução/CBF TV

O italiano Carlo Ancelotti, que desde 12 de maio deste ano comanda a Seleção Brasileira, anuciou nesta segunda-feira (25) sua lista de convocados para os dois jogos restantes das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026, competição que será realizada simultaneamente em três países: México, Canadá e Estados Unidos.

Com sua "marca", depois de diverss observações, Ancelotti chamou 25 atletas, deixando Neymar de fora e anunciando algumas novidades, como Kaio Jorge (Cruzeiro), atual artilheiro do Campeonato Brasileiro com 15 gols, e o zagueiro Fabricio Bruno, também do Cruzeiro.

Ele manteve o trio de goleiros que havia convocado anteriormente, com Alisson (Liverpool), Bento (Al Nassr) e Hugo Souza (Corinthians).

Indagado sobre a ausência de Neymar, ele citou a recente contusão do atacante do Santos, salientando que o mesmo não precisa ser "testado", dando a entender que, estando em condições físicas adequadas, estará no grupo. Ele ainda frisou que é importante que o jogador convocado esteja 100% apto em termos físicos. 

No total, em relação à lista anterior, o treinador italiano da Seleção Brasileira anunciou nove atletas que não havia sido convocados: Caio Henrique, Douglas Santos, Fabricio Bruno, Gabriel Magalhães, Joelinton, Lucas Paquetá, João Pedro, Kaio Jorge e Luiz Henrique.

Fato é que, diferente da outra convocação, que ele fez logo após assumir o comando do time brasileiro, Carlo Ancelotti claramente fez escolhas a partir do que vem observando ao longo das últimas semanas, com presenças em diversos jogos das equipes no Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores da América.

Já classificada, a equipe brasileira enfrentará o Chile (último colocado) no Maracanã em 4 de setembro e cinco dias depois, em 9 de setembro, encerra sua participação diante da Bolívia no segundo estádio mais alto do mundo, a 4.090 metros de altitude, o El Alto, na província de Pedro Domingo Murillo, que pertence ao departamento de La Paz, capital do país.

A título de curiosiade, o estádio mais alto do mundo é o Daniel Alcides Carrión, em Cerro de Pasco, no Peru, a 4.378 metros acima do nível do mar.

Em termos de posição nas Eliminatórias, a luta da equipe brasileira é pelo segundo lugar, com várias seleções postulantes. O primeiro lugar não pode ser mais atingido. A Argentina já se assegurou como campeã das Eliminatórias, com 35 pontos, também tendo mais duas partidas pela frente: em casa diante da Venezuela e fora contra o Equador.

Ancelotti já comandou a seleção em dois jogos das Eliminatórias: fora contra o Equador (0 a 0) e em casa, na Neo Química Arena diante do Paraguai (1 a 0).

Depois das duas partidas oficiais pelas Eliminatórias Sul-Americanas, a CBF vai agendar jogos amistosos visando a Copa do Mundo. Segundo Rodrigo Caetano, diretor de seleções, os adversários serão de diferentes escolas futebolísticas, mas ainda não há definição sobre quais serão.

A LISTA DE CARLO ANCELOTTI PARA OS DOIS ÚLTIMOS JOGOS DAS ELIMINATÓRIAS SUL-AMERICANAS, CONTRA CHILE E BOLÍVIA

Goleiros

Alisson – Liverpool

Bento – Al Nassr

Hugo Souza - Corinthians

Defensores

Alexsandro – Lille

Alex Sandro – Flamengo

Caio Henrique – Monaco

Douglas Santos -Zenit

Fabrício Bruno – Cruzeiro

Gabriel Magalhães – Arsenal

Marquinhos – PSG

Vanderson – Monaco

Wesley – Roma

Meias

Andrey Santos – Chelsea

Bruno Guimarães – Newcastle

Casemiro – Manchester United

Joelinton – Newcastle

Lucas Paquetá -West Ham

Atacantes

Estêvão – Chelsesa

Gabriel Martinelli – Arsenal

João Pedro – Chelsea

Kaio Jorge – Cruzeiro

Luiz Henrique – Zenit

Matheus Cunha – Manchester United

Raphinha – Barcelona

Richarlison – Tottenham

Últimas do seu time