Bruno Hermanny

Campeão Mundial de Caça Submarina

Por Kelly Ferreira

Bruno Hermanny nasceu em São Paulo em 26 de dezembro de 1932. Faleceu aos 59 anos de idade, no Rio de Janeiro, deixando quatro filhos Bruno, Eric e Bianca, com Lúcia Ferreira Guimarães, e Gabriela, com Thereza Cristina Cardoso Hermanny.

Criado na capital paulista teve o primeiro contato com as piscinas no Clube Germânia, atual Esporte Clube Pinheiros. Aos 6 anos de idade,  seus pais Elizabeth e Arthur Hermanny mudaram-se  para o Rio de Janeiro. Em terras cariocas, foi viver em Ipanema e passou a dedicar-se aos esportes aquáticos desde muito jovem.

Figura rotineira no Clube Guanabara praticava natação e iatismo. Já na praia, suas atividades preferidas eram “pegar jacaré” (também conhecido como surf de peito) e “pesca com fisga” (que utiliza pequenos arpões rústicos).

Pelo desemprenho dentro d´água, logo virou atleta do Fluminense. A princípio, foi convidado para um teste de natação, permanecendo por lá por alguns anos. Competia em provas de velocidade e chegou a ser Campeão Estadual, Nacional e Sul-Americano por equipes, em 1954, junto com João Goncalves, Aran Boghossian e Tetsujo Okamoto. No serviço militar foi convocado para dois Campeonatos Mundiais de Pentatlo Moderno e se destacou nas provas de nação e equitação.

Seu maior prestígio, entretanto, era na caça submarina. Nessa modalidade Bruno Hermanny se destacou no Brasil e no mundo. Venceu campeonatos Estaduais, Nacionais e em duas ocasiões foi medalha de ouro: no Mundial de 1960 na Itália e no Mundial de 1963 no Rio de Janeiro, sua cidade de coração.

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES