Por Kelly Ferreira
Bruno Hermanny nasceu em São Paulo em 26 de dezembro de 1932. Faleceu aos 59 anos de idade, no Rio de Janeiro, deixando quatro filhos Bruno, Eric e Bianca, com Lúcia Ferreira Guimarães, e Gabriela, com Thereza Cristina Cardoso Hermanny.
Criado na capital paulista teve o primeiro contato com as piscinas no Clube Germânia, atual Esporte Clube Pinheiros. Aos 6 anos de idade, seus pais Elizabeth e Arthur Hermanny mudaram-se para o Rio de Janeiro. Em terras cariocas, foi viver em Ipanema e passou a dedicar-se aos esportes aquáticos desde muito jovem.
Figura rotineira no Clube Guanabara praticava natação e iatismo. Já na praia, suas atividades preferidas eram “pegar jacaré” (também conhecido como surf de peito) e “pesca com fisga” (que utiliza pequenos arpões rústicos).
Pelo desemprenho dentro d´água, logo virou atleta do Fluminense. A princípio, foi convidado para um teste de natação, permanecendo por lá por alguns anos. Competia em provas de velocidade e chegou a ser Campeão Estadual, Nacional e Sul-Americano por equipes, em 1954, junto com João Goncalves, Aran Boghossian e Tetsujo Okamoto. No serviço militar foi convocado para dois Campeonatos Mundiais de Pentatlo Moderno e se destacou nas provas de nação e equitação.
Seu maior prestígio, entretanto, era na caça submarina. Nessa modalidade Bruno Hermanny se destacou no Brasil e no mundo. Venceu campeonatos Estaduais, Nacionais e em duas ocasiões foi medalha de ouro: no Mundial de 1960 na Itália e no Mundial de 1963 no Rio de Janeiro, sua cidade de coração.
Oficial: Fórmula 1 retorna à Globo em 2026
Emissora retoma a parceria com a principal categoria do automobilismo mundialSaudade: O golaço 'Baila Comigo' de Mendonça, que nos deixava há seis anos
Achados & Perdidos: Itália 3 x 2 Brasil na Copa de 82, há 43 anos
Parabéns, Amoroso! Veja todos os gols do aniversariante no Brasileirão de 1994
F1: Verstappen contraria a lógica, coloca rivais no bolso e larga na pole do GP da Grã-Bretanha
F1: Norris vence em Silverstone e encosta em Piastri na disputa pelo título. Hulkenberg consegue seu primeiro pódio
Saudade: Há sete anos morria Tim, jogador com passagens pelos dois clubes de Ribeirão Preto
Olhos no retrovisor: Barrichello voltava a guiar o carro da Brawn-GP há seis anos
Achados & Perdidos: Lato marcava contra o Brasil e garantia o terceiro lugar para a Polônia na Copa de 74
Parabéns, Tupãzinho! Herói do Timão no Brasileiro de 90 está completando 57 anos!
Achados & Perdidos: Há 50 anos, histórica goleada da Lusa sobre o Timão