Bruce Lee

Ex-mestre em artes marciais e ator
por Túlio Nassif
Lee Jun Fan, o Bruce Lee, nasceu no dia 27 de novembro de 1940, em São Francisco, Califórnia. Faleceu no dia 20 de julho de 1973 em Hong Kong, China, aos 32 anos de idade. Bruce Lee era lutador, artista marcial, filósofo, diretor, roteirista e mestre em artes marciais. Foi o fundador da arte marcial Jeet Kune Do. Considerado o artista marcial mais importante dos últimos anos, foi responsável pela popularização dos filmes de Hong Kong no mundo, além de espalhar a "febre? da lutas marciais para fãs e afins. Foi casado com Linda Emery, com quem teve dois filhos, Brandon Lee e Shannon Lee.
Lee nasceu no ano, no mês e na hora do lendário dragão chinês, durante uma passagem de uma ópera chinesa, cuja seus pais faziam parte. Aos três anos de idade, voltou para Hong Kong, onde cresceu e permaneceu até o fim de sua adolescência. Foi o quarto filho de cinco. Atuou em vários filmes chineses durante sua infância, devido os seus pais, Lee Hoi-Chuen e Grace Ho, serem artistas da Ópera Chinesa.
Iniciou seus treinamentos ainda jovem. Aos 18 anos já tinha domínio do Tai Chi e Wing Chun, este, sido treinado pelo famoso mestre Yip Man.
Seu comportamento não era dos melhores. Em 1959, se envolveu em uma briga de rua com um filho de uma temida família das Tríades e, com medo de acontecer uma possível vingança contra Lee, seu pai decidiu enviá-lo aos Estados Unidos para morar com sua irmã Agnes Lee, que já residia com amigos da família em São Francisco.
Checou a América com apenas 18 anos e 100 dólares na carteira, mas bicampeão de Boxe de Hong Kong em 1957 e 1958.
Viveu por meses em São Francisco, mas enxergou em Seattle um futuro melhor. Lá, continuou seus estudos, trabalhou como garçom e lavador de pratos. Em 1961, se matriculou na Universidade de Washington, onde estudou filosofia, teatro e psicologia. Na época em que era universitário, conheceu Linda Emery, que viria a ser sua esposa.
Deu início as aulas de Jun Fan Kung Fu (o Wing Chun com as ideias e aprimoramentos e Bruce Lee) em 1959. A partir daí, com vários alunos em Seattle, abriu a sua primeira escola de artes marciais, com o nome de Lee Jun Fan Gung Fu Institute.
Em 1964 saiu da faculdade e trocou Seattle por Oakland. Na nova cidade, junto com o amigo James Yim Lee abriu a segunda escola de artes marciais Jun Fan. Nessa mesma época, Bruce Lee conheceu através de James Lee, o admirador de artes marciais e organizador do Torneio Internacional de Karatê conhecido como Long Beach, Ed Parker. Mais tarde, neste torneio, Bruce Lee seria descoberto por um produtor de Hollywood.
Por ser conhecedor pleno e praticante dos estilos Wing Chun, Choy Lay Fut, Boxe, Esgrima, Judô, Tang Lang Quan (do Norte), Jiu-Jitsu, Hsing-I Chuan, Taekwondo e Wrestling, resolveu desenvolver um sistema com ênfase na praticidade, flexibilidade, rapidez e eficiência. A adaptação de inúmeros e diferentes treinamentos, resultou no Jeet Kune Do (caminho do punho interceptor), que seria um estilo melhorado do restrito Jun Fan Kung Fu.
A carreira no cinema começou antes mesmo de aprender o primeiro golpe. Seu primeiro papel foi quando ainda era um bebê. Foram vários curtas-metragens, inclusive em preto e branco e aos 18 anos de idade, já tinha aparecido em 20 filmes.
The Big Boss (Dragão Chinês) em 1971, Fist of Fury (A Fúria do Dragão) em 1971, The Way of the Dragon (O Vôo do Dragão) em 1972 com participação do campeão de Karatê Chuck Norris, Game of Death (Jogo da Morte) em 1973 e Enter the Dragon (Operação Dragão) em 1973, são os cinco longas-metragens que consagraram Bruce Lee, da qual os três primeiros foram escritos e dirigidos pelo próprio.
Até hoje a explicação de sua morte é um mistério. Em maio de 1973, ele desmaiou dentro de um estúdio enquanto trabalhava. Sofreu convulsões, dores de cabeça e foi imediatamente levado para um hospital de Hong Kong, onde os médicos diagnosticaram edema cerebral.
Após três meses, no dia de sua morte, os mesmos sintomas foram diagnosticados. Lee estava jantando com um amigo com quem pretendia fazer um filme, quando, horas mais tarde, se queixou de uma dor de cabeça. Foi dado um analgésico (Equagesic) que incluía aspirina e um relaxante muscular. Ele estava dormindo quando um médico foi chamado. O mesmo passou dez minutos tentando reanimá-lo. Lee foi dado como morto dentro da ambulância, no momento em que chegou ao hospital.
A explicação oficial para a morte do mestre do Kung Fu, foi que ele teve uma reação adversa aos remédios que havia tomado para a sua dor de cabeça, o que causou um edema cerebral, matando o ator. Contudo, há boatos que ele foi envenenado.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES