Botu

Ex-zagueiro do Taubaté

por Marcos Júnior Micheletti

Botu, o Roberto Botu, eleito em enquete junto aos torcedores do Esporte Clube Taubaté como seu melhor zagueiro em todos os tempos, morreu em 23 de abril de 2020, aos 68 anos. A causa da morte não foi divulgada.

Natural de São Paulo, onde nasceu em 18 de fevereiro de 1952, ele integrou a vitoriosa campanha do Taubaté em 1979, ano em que o clube do interior paulista conquisotu o acesso à elite estadual pela última vez, após a decisão vitoriosa contra o São José por 2 a 1, na partida disputada no Parque Antártica.

Botu, aliás, integra a seleção do Taubaté de todos os tempos, em enquete realizada pelo clube em 2003. Além de brilhar pelo Taubaté, onde foi treinado por Oscar Amaro e fez dupla de área com Alfredo Mostarda e Buzuca, ele também atuou pelo São José e encerrou sua carreira em 1983, pelo Independente de Limeira.

O Taubaté, por conta de sua morte, divulgou uma nota oficial de pesar, que segue abaixo, na íntegra:

"O Esporte Clube Taubaté lamenta profundamente o falecimento do ex-zagueiro Roberto Botu, campeão paulista da Divisão Intermediária de 1979, aos 68 anos. Botu foi capitão do time que conquistou o último acesso do Alviazul, liderando a equipe principalmente na vitória contra o São José por 2 a 1 no Palestra Itália, em São Paulo. O ex-zagueiro esteve em Taubaté em novembro do ano passado para comemorar os 40 anos da conquista junto com outros ídolos do Burro da Central. Ele faleceu na madrugada desta quinta-feira e o velório, reservado apenas para a família, acontece a partir das 13h, no cemitério da Vila Nova Cachoeirinha, em São Paulo. O Esporte Clube Taubaté deseja toda força aos amigos e familiares nesse momento tão difícil, e agradecerá eternamente nosso capitão Botu pelos serviços prestados ao Clube com tanto carinho, empenho e dedicação".

De acordo com Milton Neves, Mauro Beting sempre disse que Botu tinha características muito parecidas com o grande Luis Pereira, ex-zagueiro do Palmeiras e Atlético de Madrid, titular da seleção brasileira na Copa de 1974.

ABAIXO, COM NARRAÇÃO DE JOSÉ CARLOS CICARELLI (TV CULTURA-SP), TAUBATÉ 2 X 1 SÃO JOSÉ EM 29 DE NOVEMBRO 1979, DECISÃO DA INTERMEDIÁRIA (ATUAL SÉRIE A2) NO PARQUE ANTÁRTICA

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Fla
    90
  • 2 San
    71
  • 3 Pal
    71
  • 4 Grê
    65
  • 5 Ath
    63
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES