por Marcos Júnior Micheletti
Botu, o Roberto Botu, eleito em enquete junto aos torcedores do Esporte Clube Taubaté como seu melhor zagueiro em todos os tempos, morreu em 23 de abril de 2020, aos 68 anos. A causa da morte não foi divulgada.
Natural de São Paulo, onde nasceu em 18 de fevereiro de 1952, ele integrou a vitoriosa campanha do Taubaté em 1979, ano em que o clube do interior paulista conquisotu o acesso à elite estadual pela última vez, após a decisão vitoriosa contra o São José por 2 a 1, na partida disputada no Parque Antártica.
Botu, aliás, integra a seleção do Taubaté de todos os tempos, em enquete realizada pelo clube em 2003. Além de brilhar pelo Taubaté, onde foi treinado por Oscar Amaro e fez dupla de área com Alfredo Mostarda e Buzuca, ele também atuou pelo São José e encerrou sua carreira em 1983, pelo Independente de Limeira.
O Taubaté, por conta de sua morte, divulgou uma nota oficial de pesar, que segue abaixo, na íntegra:
"O Esporte Clube Taubaté lamenta profundamente o falecimento do ex-zagueiro Roberto Botu, campeão paulista da Divisão Intermediária de 1979, aos 68 anos. Botu foi capitão do time que conquistou o último acesso do Alviazul, liderando a equipe principalmente na vitória contra o São José por 2 a 1 no Palestra Itália, em São Paulo. O ex-zagueiro esteve em Taubaté em novembro do ano passado para comemorar os 40 anos da conquista junto com outros ídolos do Burro da Central. Ele faleceu na madrugada desta quinta-feira e o velório, reservado apenas para a família, acontece a partir das 13h, no cemitério da Vila Nova Cachoeirinha, em São Paulo. O Esporte Clube Taubaté deseja toda força aos amigos e familiares nesse momento tão difícil, e agradecerá eternamente nosso capitão Botu pelos serviços prestados ao Clube com tanto carinho, empenho e dedicação".
De acordo com Milton Neves, Mauro Beting sempre disse que Botu tinha características muito parecidas com o grande Luis Pereira, ex-zagueiro do Palmeiras e Atlético de Madrid, titular da seleção brasileira na Copa de 1974.
ABAIXO, COM NARRAÇÃO DE JOSÉ CARLOS CICARELLI (TV CULTURA-SP), TAUBATÉ 2 X 1 SÃO JOSÉ EM 29 DE NOVEMBRO 1979, DECISÃO DA INTERMEDIÁRIA (ATUAL SÉRIE A2) NO PARQUE ANTÁRTICA
Novo técnico do PSG pede que Neymar fique no clube
Christophe Galtier disse que conta com Neymar para a próxima temporada. Foto: DivulgaçãoCorinthians e Flamengo empatam em jogo de defesas e muito VAR em Itaquera
Súmula ignora, mas copo atirado em Gabigol pode dar punição ao Corinthians
Está no caminho? Desempenho agrada corintianos, que agora querem resultados
Luis Fabiano: "Falam que tenho a cara do Corinthians. É um respeito legal"
E. Ribeiro e Vitinho têm lesões detectadas e desfalcam Fla na Libertadores
São Paulo piora no 2º tempo? Números negam tese em meio a jejum de vitórias
Cavalo e simbologia
Jesus reprova protesto no Flamengo: "paixão pelo clube não é isso"
Os cavalos sentem frio?
As belas da Stock na etapa decisiva do campeonato, em Interlagos
BRASILEIRÃO 2019