Beliato

Ex-zagueiro do Inter, Náutico e Palmeiras
por Marcelo Rozenberg
 
João Augusto Beliato, o ex-zagueiro Beliato de passagens por Náutico, Palmeiras e Inter de Porto Alegre, morreu em 16 de janeiro de 2025, aos 74 anos. Ele nasceu em São Paulo em 21 de maio de 1950. Ele era casado e tinha um casal de filhos.
 
Sua última atividade profissional foi no Recife, onde residia. Ele trabalhava como representante de uma empresa de pesca. Sua função era comprar lagostas nas diversas praias do litoral sul de Pernambuco e revender o produto.
 
CARREIRA
 
Beliato começou sua carreira no Fluminense de Araguari, Minas Gerais, de onde seguiu para o Verdão, Timbu, Internacional-RS  e Pinheiros de Curitiba, clube pelo qual encerrou a carreira aos 32 anos.
 
Para Beliato, marcantes mesmo foram suas atuações com as camisas de Náutico, onde é ídolo até hoje e jogou durante cinco anos, e Inter de Porto Alegre, onde atuou na campanha do tricampeonato Brasileiro invicto de 1979.
 
Já no Palmeiras, as dificuldades foram grandes.
 
"Como o time contava com Alfredo Mostarda e Luis Pereira na zaga, a gente se dava por satisfeito quando conseguia um lugar no banco de reservas", dizia Beliato.
 
Segundo o Almanaque do Palmeiras, de Celso Unzelte e Mário Sérgio Venditti, defendeu o clube em apenas uma partida em 1972, vencida pela equipe do Parque Antártica.
 
NOTA DE PESAR DO NÁUTICO
 
Beliato, que foi eleito o zagueiro da seleção de todos os tempos do Clube Náutico Capibaribe, foi reverenciado pelo Timbu em nota oficial, lamentando seu óbito. A mensagem, publicada no site do clube e em suas redes sociais, segue abaixo, na íntegra:
 
Faleceu nesta quinta-feira (16) o ex-zagueiro Beliato, um dos grandes nomes da nossa defesa na década de 1970. Campeão do Campeonato Pernambucano em 1974, o ex-defensor alvirrubro vestiu nossas cores com dedicação por cinco anos, conquistando um lugar entre os maiores defensores da história do clube. Beliato representava entrega e raça dentro de campo. Fora dele, sempre honrou e exaltou as nossas cores. Desejamos paz e luz à sua família neste momento.
ver mais notícias

Pelo Palmeiras:

Atuou em apenas uma partida, em 1972, cujo resultado foi uma vitória.
Almanaque do Palmeiras, de Celso Unzelte e Mário Sérgio Venditti.



Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES