por Marcos Júnior
Bé, o Roberto Bocareli Silva, paraibano de Campina Grande, que nasceu em 26 de outubro de 1942, trabalhou como pintor de paredes e reside em Santos, litoral de São Paulo, onde enfrenta problemas de saúde, causados pelo Mal de Alzheimer. Em 2017 ele passou a viver no asilo da Sociedade São Vicente de Paulo.
Após passar pelo Sport Recife jogou em apenas outros dois clubes: o Santos (em 1962) e o Sporting de Lisboa, entre 1962 e 1965.
Na equipe paulista teve poucas chances, tendo sido reserva de Pagão e Coutinho no período em que atuou na Vila Belmiro. Ele jogou 31 partidas e marcou 6 gols.
Ele esteve em Lisboa quando o Santos goleou o Benfica por 5 a 2 , sagrando-se Campeão Mundial Interclubes no ano de 1962.
Dentre as vezes em que Bé atuou pelo Santos, segue o vídeo completo da partida amistosa da equipe comandada por Pelé diante do Hamburgo, da Alemanha em 20 de outubro de 1962, que terminou empatada em 3 a 3, no Estádio de Hamburgo.
Bé atuou com a camisa 11 e foi substituído por Pagão.
Marcaram para a equipe brasileira: Pelé (2) e Coutinho. Os alemães fizeram seus gols com Reuter (2) e Uwe Seeler. Mais de 72.000 espectadores assistiram a partida.
A equipe santista que foi a campo diante do Hamburgo: Laércio; Mauro, Dalmo e Zé Carlos; Calvet (Formiga) e Lima; Bé (Pagão), Mengálvio, Coutinho, Pelé e Dorval, de acordo com o Almanaque do Santos, de Guilherme Nascimento.
O vídeo completo da partida, com narração em alemão:
Líder do Grupo A, o embalado Corinthians recebe o Água Santa; as formações
Alvinegro faz sua terceira partida no Paulista. Foto: Rodrigo Coca/Agência CorinthiansUma foto, uma história! Beques apavorados no dia em que Pelé desmaiou em campo
O Rei do Futebol diante de cinco adversários bugrinos. Foto: ReproduçãoAchados & Perdidos: Campanha brasileira na Copa de 70 contou até com ilustrações em folheto de remédio antigripal
Relembre uma palestra de Milton Neves na Câmara de Vereadores de Joinville
Saudade: Há dois anos morria Nilzo, craque do futebol catarinense que atuou no Santos
Agora de Corvette, pela classe GTD, Pipo Derani disputará as 24 Horas de Daytona pela décima vez
Copa São Paulo, um torneio em que o foco principal não é a conquista do título. Por Lino Tavares
Em busca do tetra consecutivo no Paulista, Palmeiras estreia contra a Portuguesa; as formações
Trajetória brilhante de Alain Prost não se limita à rivalidade com Senna
Achados & Perdidos: A estreia de Carlos Alberto Parreira como treinador do Corinthians foi com vitória
Saudade: Bebeto de Freitas, importante nome do esporte brasileiro, completaria 75 anos
Achados & Perdidos: Veja o vídeo de Pelé chamando um árbitro de ladrão após jogo contra o Corinthians