Batista

Ex-volante do Inter, Grêmio e Palmeiras
Batista, o João Batista da Silva, nasceu no dia 8 de março de 1955, em Porto Alegre, onde reside.
 
O ex-volante do Inter é casado, tem quatro filhos e trabalhou como comentarista na RBS, SporTV e Premiere (canais da Globo) entre 2004 e julho de 2019.
 
Começou a carreira no Internacional em 1976, no qual brilhou até 1981 quando se transferiu para o rival Grêmio.

Defendeu o Palmeiras durante três meses em 1983. Em sua estréia no Verdão, quase 50 mil pessoas viram a vitória do time paulista sobre o Bahia por 4 a 0 no Morumbi.

Segundo o Almanaque do Palmeiras, de Celso Unzelte e Mário Sérgio Venditti, fez 14 jogos pelo clube com seis vitórias, sete empates, uma derrota e dois gols marcados. Lazio e Avellino, da Itália, Belenenses, de Portugal, e Avaí (SC) foram as demais camisas que vestiu na carreira. Atualmente é comentarista esportivo do canal Sportv.

Batista também defendeu a Seleção Basileira. Foram 47 jogos com 31 vitórias, 13 empates e três derrotas segundo o livro "Seleção Brasileira - 90 Anos", de Antônio Carlos Napoleão e Roberto Assaf. Estava em campo no dia 02 de julho de 1982 no clássico contra a Argentina pela Copa do Mundo da Espanha. Naquela tarde, recebeu um pontapé maldoso desferido por nada mais nada menos que Diego Maradona, que acabaria expulso pelo árbitro mexicano Mario Vasquez. O Brasil venceu por 3 a 1 no estádio Sarriá.

O volante foi peça fundamental para várias conquistas do Internacional. Entre elas: os Campeonatos Brasileiros de 1976 e 79 e os Gaúchos de 1976 e 78. Ao lado de Paulo Roberto Falcão e Jair, o princípe, Batista formou um dos melhores meio-campo da história do Inter.

NO PLAYER ABAIXO, BATISTA NO PROGRAMA "VELHAS SÚMULAS" DA RÁDIO COLORADA EM 26 DE DEZEMBRO DE 2020

ver mais notícias

Pelo Palmeiras:

Atuou em 14 jogos, sendo seis vitórias, sete empates e uma derrota.
Fonte: Almanaque do Palmeiras de Celso Unzelte e Mário Sérgio Venditti.

Pela Seleção Brasileira:

Atuou em 47 jogos, sendo 31 vitórias, 13 empates e três derrotas.
Fonte: "Seleção Brasileira - 90 Anos", de Antônio Carlos Napoleão e Roberto Assaf.

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES