Por Roberto Gozzi
Conceição da Aparecida, mais conhecida como Barro Preto, é uma pequena cidade do Sul de Minas Gerais, onde residem cerca de 10 mil habitantes.
Tudo começou com a vinda de três escravos fugitivos que foram morar na região; lá chegando, descobriram vestígios de ouro e voltaram ao seu senhor com a noticia, pedindo em troca o perdão pela falta que cometeram ao fugir. O senhor foi morar na região e observou que o garimpo não correspondia com a quantidade pretendida, abandonou-o voltando a seu lugar de origem.
Em 1812, José Alves Ferreira comprou o direito de posse dessas terras e levou toda sua família para morar na fazenda, que depois recebeu o nome de Povoação. Com a chegada de outros moradores que adquiriram também seus direitos de posse, concluíram que seria possível a formação de uma cidade, a qual se iniciou com doações de terrenos para Igreja (paróquia) que faria a administração, pois se necessitava de uma liderança. Cachoeira do Espírito Santo foi o nome dado ao povoado, devido à existência de uma cachoeira no córrego Espírito Santo (Marreca), que passa pelo território. Mais tarde, em 1871, passou a denominar-se Conceição da Aparecida em virtude de uma promessa feita por um dos doadores dos terrenos à Nossa Senhora da Aparecida.
Barro Preto
A versão oficial é a seguinte: Barro Preto se originou quando os tropeiros passavam pela cidade levando suas coisas para vender na região e paravam para acampar, às vezes na cidade de Areado, terra onde havia abundãncia.
Em seguida paravam em Conceição da Aparecida, perto do córrego da Marreca, local onde ficava uma concentração de manganês que originava um barro mais escuro.
Também tem a versão contada pelos mais velhos: o codinome se originou quando um Padre, vindo de São Joaquim da Serra Negra, sofreu uma queda de seu cavalo, sujando-se de um barro muito escuro e, os moradores da localidade ao saberem do fato, passaram a chamá-la de Barro Preto.
Futebol
Na decada de 1960 o Barro Preto teve um bom time de futebol e disputou campeonatos amadores pela região do Sul de Minas.
O presidente do time era Vitu Capitão, um empresário rural famoso na região que apostou no futebol da cidade. Clique aqui e confira o seu "Que Fim Levou?".
Saudade: Há sete anos morria Adalberto, goleiro que marcou época no Botafogo-RJ
Ele jogou no time carioca entre 1957 a 1962. Foto: ReproduçãoParabéns, Zenon! Meia que brilhou no Guarani e no Corinthians completa 72 anos
Saudade: Há cinco anos morria Dufrayer, revelado pela base do Fluminense
Brasil a caminho da Copa será o tema central da live de Marcos Falopa com Ismael Kurtz
'O que já fizemos é uma conquista enorme', avalia Derani, próximo de estreia com nova equipe no WEC
Brasil encara a Croácia em último amistoso 'pesado' antes da Copa; as formações
Parabéns, Tita! Craque que brilhou no Fla, Grêmio e Vasco, completa 68 anos
Em vídeo, 'Antes & Depois' de zagueiros estrangeiros que marcaram época no Brasil
Saudade: Companheiro de Pelé e Beckenbauer no Cosmos, Chinaglia morria há 14 anos
Após empate com o Fla, Corinthians enfrenta o Flu no Maracanã; os times
Craque revelado pela Lusa, Dener completaria 55 anos. Relembre golaços do craque da Lusa