Por Roberto Gozzi
Conceição da Aparecida, mais conhecida como Barro Preto, é uma pequena cidade do Sul de Minas Gerais, onde residem cerca de 10 mil habitantes.
Tudo começou com a vinda de três escravos fugitivos que foram morar na região; lá chegando, descobriram vestígios de ouro e voltaram ao seu senhor com a noticia, pedindo em troca o perdão pela falta que cometeram ao fugir. O senhor foi morar na região e observou que o garimpo não correspondia com a quantidade pretendida, abandonou-o voltando a seu lugar de origem.
Em 1812, José Alves Ferreira comprou o direito de posse dessas terras e levou toda sua família para morar na fazenda, que depois recebeu o nome de Povoação. Com a chegada de outros moradores que adquiriram também seus direitos de posse, concluíram que seria possível a formação de uma cidade, a qual se iniciou com doações de terrenos para Igreja (paróquia) que faria a administração, pois se necessitava de uma liderança. Cachoeira do Espírito Santo foi o nome dado ao povoado, devido à existência de uma cachoeira no córrego Espírito Santo (Marreca), que passa pelo território. Mais tarde, em 1871, passou a denominar-se Conceição da Aparecida em virtude de uma promessa feita por um dos doadores dos terrenos à Nossa Senhora da Aparecida.
Barro Preto
A versão oficial é a seguinte: Barro Preto se originou quando os tropeiros passavam pela cidade levando suas coisas para vender na região e paravam para acampar, às vezes na cidade de Areado, terra onde havia abundãncia.
Em seguida paravam em Conceição da Aparecida, perto do córrego da Marreca, local onde ficava uma concentração de manganês que originava um barro mais escuro.
Também tem a versão contada pelos mais velhos: o codinome se originou quando um Padre, vindo de São Joaquim da Serra Negra, sofreu uma queda de seu cavalo, sujando-se de um barro muito escuro e, os moradores da localidade ao saberem do fato, passaram a chamá-la de Barro Preto.
Futebol
Na decada de 1960 o Barro Preto teve um bom time de futebol e disputou campeonatos amadores pela região do Sul de Minas.
O presidente do time era Vitu Capitão, um empresário rural famoso na região que apostou no futebol da cidade. Clique aqui e confira o seu "Que Fim Levou?".
Morre Jair da Costa, campeão com a seleção em 62 e ídolo da Inter de Milão
Ele também teve uma passagem pelo Santos. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal Terceiro TempoO dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão de Varginha-MG
Parabéns, Juventus, 101 anos! Conheça a história do Estádio da Rua Javari
Saudade: Vagner Bacharel, grande zagueiro do Verdão, nos deixava há 35 anos
Brigando pela liderança do Brasileiro, Palmeiras viaja para enfrentar o Fortaleza; os times
Saudade: Telê Santana, craque do Flu e técnico histórico do São Paulo nos deixava há 19 anos
Morre Hugo Gatti, ídolo do Boca Juniors, aos 80 anos
F1: Piastri vence o GP da Arábia Saudita e assume a liderança do Mundial
Em busca da primeira vitória no Brasileirão, São Paulo recebe o Santos neste domingo; as formações
Olhos no retrovisor: Ayrton Senna, há 40 anos, vencia seu primeiro GP na Fórmula 1
Achados & Perdidos: Há seis anos, Vágner Love marcava na final e Timão era tricampeão paulista