Augusto Liberato, o Gugu

Apresentador de TV
por Diogo Miloni

Antônio Augusto de Moraes Liberato, popularmente conhecido como Gugu, é considerado um dos mais carismáticos apresentadores da história da televisão brasileira. Gugu morreu no dia 22 de novembro de 2019, aos 60 anos, em Orlando, no estado americano da Flórida, dois dias após cair de uma altura de aproximadamente quatro metros e bater com a cabeça em um móvel. 
 
Ele estava no sótão de sua casa tentando consertar o ar condicionado. Gugu foi internado no Orlando Health Medical Center, mas não resistiu ao grave ferimento que sofreu na cabeça.
 
Nascido em São Paulo, no dia 10 de abril de 1959, Gugu escrevia cartas para Silvio Santos com sugestões para atrações televisivas. Aos 14 anos começou a atuar como assistente de produção do Domingo no Parque, programa apresentado pelo proprietário do SBT.

Entre os muitos programas que participou, destacam-se Sessão Premiada, Viva a Noite, Passa ou Repassa, Cidade contra Cidade e, o mais famoso deles, o Domingo Legal. No final da década de 80, Gugu foi contratado pela Rede Globo, mas o "Homem do Baú" foi pessoalmente tratar com Roberto Marinho a permanência de seu principal pupilo.

Além do sucesso na televisão, Gugu também mostrou seu talento como cantor. Com o hit "Pintinho Amarelinho", fez o país inteiro decorar letra e coreografia de sua criação.

No comando do "Domingo Legal", Gugu travou épicas batalhas pela audiência dominical com Fausto Silva e o "Domingão do Faustão", da Rede Globo. Mesmo conseguindo ser líder por tempo considerável, o dominical do SBT teve problemas com uma entrevista supostamente forjada com representantes de um grupo criminoso paulista, que fez falsas ameaças a quatro ícones da mídia: José Luiz Datena, Marcelo Resende, Milton Neves e Oscar Roberto Godoi. Começava ali a queda da credibilidade de Gugu na emissora.

No dia 25 de junho de 2009, deixou o Sistema Brasileiro de Televisão e assinou um contrato de oito anos com a Rede Record. Além do "Programa do Gugu", também criou o "Escolinha do Gugu", onde atuava como professor de vários comediantes. 

Em 2012, seguia no comando do "Programa do Gugu", na Rede Record. Liberato deixou a Rede Record de Televisão no dia 06 de junho de 2013. Segundo o jornalista Ricardo Feltrin, Gugu não aceitou um corte no orçamento de seu programa.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Fla
    90
  • 2 San
    71
  • 3 Pal
    71
  • 4 Grê
    65
  • 5 Ath
    63
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES