Almiro

Ex-atacante do Santos
Almiro, o Almiro Antônio Gonçalves, morreu aos 74 anos, em 9 de março de 2022. Ele havia perdido a visão e tinha sua saúde bastante debilitada nos últimos anos, fazendo hemodiálise.
 
Almiro nasceu no dia 28 de fevereiro de 1948, e era natural de Cuiabá (MT). Ele foi atacante do Santos FC de janeiro de 1966 até junho de 1970, morava em Salvador (BA) e lá foi um bom guia turístico-receptivo em ônibus que conduzindo os visitantes em tours pelas históricas ruas da capital baiana. Mas acabou se aposentando por falta mínima de visão.

Mesmo com sua deficiência visual, descrevia como ninguém tudo sobre Salvador, onde viveu e jogou por anos e anos. E como o itinerário era sempre o mesmo, ele se tornou um dos mais competentes guias turísticos de lá. E observem abaixo que o currículo de Almiro, que escaneamos para aqui publicar, foi redigido pelo próprio ex-atacante do Santos com a ajuda do equipamento que auxilia os deficientes visuais a escrever. À época da carta (2001) Almiro ainda tinha por volta de 20% de visão. O percentual foi descendo até sua situação atual de cegueira quase total.

Almiro estava aposentado desde 1998 devido aos citados problemas visuais. Ele morava no bairro Ribeira, na Península de Itapagipe, "atrás do bairro do Bonfim, dos dois cartões postais mais lindos da Bahia, no berço da cidade de Salvador com suas praias lindas e casarões seculares?, escreveu o próprio Almiro.

Falando inglês, espanhol e italiano, que aprendeu em cursos profissionalizantes, ele sempre se lembrava do dos times onde jogou: Mixto EC de Cuiabá-MT (1965), Santos FC (de 65 a 70), Bangu AC (de 70 a 71), EC Vitória de Salvador (de 71 a 74) e no Vitória de Guimarães de Portugal (de 1974 a 1981), onde encerrou a carreira.

Almiro era casado e pai de dois filhos. Ele começou a perder a visão ao receber uma cotovelada no rosto num jogo do Vitória de Setúbal, de Portugal, e um time da então Tchecoslováquia, em 1980, pela Copa da Uefa.
 
No dia 28 de julho de 2019, Almiro participou do Domingo Esportivo Bandeirantes. Confira a íntegra da entrevista:

Abaixo, ouça a participação de Almiro no "Domingo Esportivo Bandeirantes" do dia 18 de outubro de 2020:

 Abaixo, entrevista de Almiro ao programa "Recordar é Viver", da TV Aratu, da Bahia

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Bah
    0
  • 2 Atl
    0
  • 3 Cor
    0
  • 4 Spo
    0
  • 5 Red
    0
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES