Allejo

O Mito do videogame
por Danielle Nhoque
 
Allejo é o maior artilheiro da história do futebol virtual. Sucesso nos anos 90 por suas jogadas fantásticas e inimagináveis, o centroavante foi extraído do game após mudanças no contrato do fabricante.

Em 2013, aos 35 anos de idade, o lendário craque voltou aos gramados integrando o time inicial da Master League. No PES 2014 o goleador aparecia novamente, vestindo a camisa 11 e com 88 de "Overall" (qualificação geral). Pela versão, Messi era apontado como jogador mais habilidoso, dotado de 99 pontos, e Neymar, mais abaixo, de "apenas" 92.

Tudo começou em 1994, quando foi lançada pela produtora Konami a série Superstar Soccer. Não licenciado pela Fifa, o jogo dava nomes fictícios aos jogadores e, em meio a craques da "seleção brasileira" como Cícero, Paco, Gomez e Beranco; Allejo entrava em campo para dar seu costumeiro show vestindo a 7. No início o personagem era inspirado em Bebeto e, depois do ano de 1996, passou a ter como espelho Ronaldo Fenômeno.

Allejo se destacava por sua velocidade e salvava a "Canarinho" com seus gols, marcados das mais variadas formas, sempre aclamado pela torcida nas arquibancadas. Não à toa, pessoas de pouca habilidade com o controle sempre o escalavam.

Após a liberação do uso de nomes reais dos jogadores (pelo sucessor PES - Pro Evolution Soccer), Allejo foi extinto e passou a ser considerado uma lenda do videogame. É sempre lembrado por seus fãs, principalmente durante as convocações da seleção brasileira de futebol e é famoso nas redes sociais. Por diversas vezes seu nome pôde ser visto entre os tópicos mais comentados do Twitter.

Há quem considere Allejo o verdadeiro "rei do futebol", desbancando Pelé; e o compare a ícones do futebol brasileiro e mundial, como Zico, Ronaldo, Zidane e Lionel Messi.

Veja cenas do filme Allejo Eterno (sátira do documentário de Pelé), produzido por admiradores do Mito:

 



ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES