por Tufano Silva
Após dois mandatos como Presidente do Conselho Deliberativo, o empresário e gestor desportivo Alexandre Kalil assumiu a presidência do Clube Atlético Mineiro no dia 30 de outubro de 2008, sucedendo Ziza Valadares no comando do Galo. Ele ocupou o cargo de presidente do Galo até 2014.
Em outubro de 2016, foi eleito prefeito de Belo Horizonte, vencendo no segundo turno João Leite, ex-goleiro do Atlético-MG.
Nascido em Belo Horizonte-MG no dia 25 de março de 1959, o atual mandatário do Atlético é filho de Elias Kalil, que também presidiu o clube entre 1980 e 1985, período em que o Alvinegro conquistou cinco dos seis títulos do Campeonato Mineiro que disputou
Entrou na vida política do Galo em 14 de outubro de 1999, quando assumiu o Conselho Deliberativo. Ganhou o Troféu Guará como melhor dirigente do futebol mineiro na temporada 2002, e foi reeleito em 2004.
Venceu nas eleições para a presidência do Atlético-MG, em 2008, o também empresário Sérgio Bias Fortes, por 271 votos a 130. Em 21 de novembro de 2009, Kalil foi eleito o melhor dirigente do futebol brasileiro pela CBF.
E no dia 24 de julho de 2013, conquistou para o Galo, que amargurava longos 42 anos sem um título de expressão, a inédita taça para o clube mineiro da Copa Libertadores da América. Durante a comemoração, Kalil ofereceu a conquista para seu pai, o ex-presidente Elias Kalil, que esteve na presidência alvinegra de 1980 à 1985.
Polêmicas
Durante todo o período em que permaneceu na presidência do Galo, Kalil sempre foi destaque na mídia por conta de suas declarações polêmicas. A de maior repercussão foi quando o mandatário comentou as saídas noturnas de alguns atletas do elenco. "Os jogadores têm que se cuidar, sim. O Atlético não é brinquedo. E, se eles tomarem um cacete na madrugada, não vai fazer mal nenhum".
Saudade: Há cinco anos morria Bira Burro, ídolo do Internacional e do Remo
Ex-centroavante foi ídolo do clube paraense. Foto: DivulgaçãoSaudade: Dirigente tricolor, Laudo Natel nascia há 105 anos
Ex-dirigente são-paulino morreu aos 99 anos de idade. Foto: Portal Terceiro TempoF1: Verstappen pulveriza a favorita McLaren e vence GP da Itália; Bortoleto é 8º
Olhos no retrovisor: Há 50 anos, em Monza, Niki Lauda conquistava seu primeiro título na Fórmula 1
Achados & Perdidos: Veja gols e lindas jogadas de Mário Sérgio, que hoje completaria 75 anos
Achados & Perdidos: Há 60 anos o Palmeiras representou a Seleção Brasileira e goleou grande rival sul-americano
Saudade: Há oito anos morria Odair Cologna, ex-meia do Palmeiras e Velo Clube Rioclarense
Uma foto, uma história! Ademir da Guia se deliciando com uma pasta na festa de veteranos do Palmeiras de 2018
Brasil busca vitória na altitude para evitar marca negativa nas Eliminatórias
Olhos no retrovisor: Emocionado, Vittorio Brambilla bateu após vencer seu único GP na Fórmula 1
Achados & Perdidos: A estreia de Pelé pelo Cosmos de Nova York, marcando gol
Parabéns, Neto! Relembre cinco lindos gols do aniversariante que completa 59 anos!