por Tufano Silva
Após dois mandatos como Presidente do Conselho Deliberativo, o empresário e gestor desportivo Alexandre Kalil assumiu a presidência do Clube Atlético Mineiro no dia 30 de outubro de 2008, sucedendo Ziza Valadares no comando do Galo. Ele ocupou o cargo de presidente do Galo até 2014.
Em outubro de 2016, foi eleito prefeito de Belo Horizonte, vencendo no segundo turno João Leite, ex-goleiro do Atlético-MG.
Nascido em Belo Horizonte-MG no dia 25 de março de 1959, o atual mandatário do Atlético é filho de Elias Kalil, que também presidiu o clube entre 1980 e 1985, período em que o Alvinegro conquistou cinco dos seis títulos do Campeonato Mineiro que disputou
Entrou na vida política do Galo em 14 de outubro de 1999, quando assumiu o Conselho Deliberativo. Ganhou o Troféu Guará como melhor dirigente do futebol mineiro na temporada 2002, e foi reeleito em 2004.
Venceu nas eleições para a presidência do Atlético-MG, em 2008, o também empresário Sérgio Bias Fortes, por 271 votos a 130. Em 21 de novembro de 2009, Kalil foi eleito o melhor dirigente do futebol brasileiro pela CBF.
E no dia 24 de julho de 2013, conquistou para o Galo, que amargurava longos 42 anos sem um título de expressão, a inédita taça para o clube mineiro da Copa Libertadores da América. Durante a comemoração, Kalil ofereceu a conquista para seu pai, o ex-presidente Elias Kalil, que esteve na presidência alvinegra de 1980 à 1985.
Polêmicas
Durante todo o período em que permaneceu na presidência do Galo, Kalil sempre foi destaque na mídia por conta de suas declarações polêmicas. A de maior repercussão foi quando o mandatário comentou as saídas noturnas de alguns atletas do elenco. "Os jogadores têm que se cuidar, sim. O Atlético não é brinquedo. E, se eles tomarem um cacete na madrugada, não vai fazer mal nenhum".
Saudade: Há nove anos morria Zé Roberto, ex-Coxa, Furacão, São Paulo e Corinthians
O saudoso atacante em ação pelo Tricolor. Foto: ReproduçãoNo Z-4 do Brasileiro, Santos encara o CRB pela Copa do Brasil; as equipes
Olhos no retrovisor: O vídeo mais raro do acidente de Senna na Tamburello foi gravado por um espectador em Ímola
F1: Piastri defende a liderança do Mundial em Miami; a programação da etapa norte-americana
Achados & Perdidos: O saudoso Dr. Mário Trigo lembrando uma ótima história de Garrincha
Fausto Silva, 75 anos! Relembre dele como repórter na cobertura do título do Corinthians em 77
Parabéns, Dodô! Veja um golaço do aniversariante que está completando 51 anos!
O dia em que Milton Neves conheceu a 'maternidade' do vinho Pêra-Manca
São Paulo recebe o Fortaleza na abertura da sétima rodada do Brasileiro; as formações
Saudade: Ídolo do Náutico, Nado nos deixava há 12 anos
Achados & Perdidos: Os quatro gols de Luque na Copa do Mundo de 1978