por Tufano Silva / Colaborou Paulo Roberto Albuquerque
Albeneir Marques Pereira, o Albeneir, um dos maiores ídolos da história do Figueirense, morreu na cidade de Florianópolis no dia 15 de junho de 2023, aos 65 anos. O ex-atleta se recuperava de um AVC quando faleceu em sua residência, na capital catarinense.
Por anos, Albeneir presidiu o Conselho Municipal de Entorpecentes de Biguaçu-SC.
Nascido em Belo Horizonte no dia 9 de setembro de 1957, Albeneir iniciou sua carreira no ano de 1975, nas categorias de base do Cruzeiro. Após se profissionalizar, passou pelos times do Nacional-AM, Brasília-DF, Operário-MS, Matsubara-PR, Atlético-PR, até chegar ao Figueirense, em 1982.
Entre idas e vindas, o jogador permaneceu durante sete anos no Orlando Scarpelli, marcando pelo time catarinense 93 gols, número que o coloca como sendo o terceiro maior artilheiro da história do Figueirense, atrás apenas de Fernandes e Calico.
Albeneir também jogou pelo Joinville-SC, Grêmio-RS, Novorizontino-SP, Internacional de Limeira-SP, Goiás-GO, Aimoré de São Leopoldo-RS, Grêmio Maringá-PR, Marcílio Dias-SC e encerrou sua carreira no Avaí-SC, em 1993.
Palmeiras recebe o Juventude em jogo atrasado da 12ª rodada do Brasileiro; as formações
Saudade: Ídolo de Endrick, Bobby Charlton faria 88 anos
Vila Belmiro, 109 anos! Fotos históricas do estádio do Santos Futebol Clube
Saudade: Maria Esther Bueno completaria 86 anos neste sábado
Em vídeo, 'Antes & Depois' do Corinthians campeão paulista de 1977
Achados & Perdidos: Há 48 anos, contra a Ponte Preta, o fim do martírio corintiano
Neste 'Dia das Crianças' veja o 'Antes & Depois' de diversos pilotos
Parabéns, João Leite! Ídolo do Atlético Mineiro, ex-goleiro completa 70 anos!
Neste Dia das Crianças veja Milton Neves ainda criança em sua Muzambinho
Saudade: Com passagem marcante pela dupla Fla-Flu, Doval nos deixava há 34 anos