Agomar Martins

Ex-árbitro gaúcho
Agomar Martins Röhrig, ex-árbitro gaúcho de futebol, considerado o mais baixinho de todos os tempos (1m60), é hoje um bem sucedido empresário do ramo imobiliário em Porto Alegre-RS, cidade em que nasceu no dia 23 de março de 1931. Reside lá mesmo na capital gaúcha, no bairro Passo da Areia.
 
Agomar Martins, que apitou por mais de 20 anos, entre as décadas de 50 e 70, foi o árbitro do histórico jogo de inauguração do Beira-Rio, em 6 de abril de 1969, vitória do Internacional sobre o Benfica (Portugal) por 2 a 1. Clique aqui e veja uma matéria especial publicada no Portal Terceiro Tempo sobre os 50 anos da inauguração do Beira-Rio.
 
Outro momento marcante na carreira de Agomar Martins aconteceu 27 de novembro de 1968, quando expulsou Pelé (por indisciplina) durante confronto entre Santos e Grêmio no Parque Antártica, em São Paulo, vitória santista por 3 a 1. Clique aqui e veja entrevista e Agomar Martins ao Globo Esporte, em 2012, explicando a expulsão de Pelé.
 
Atua fortemente na construção civil e é dono de uma rede de motéis na grande Porto Alegre-RS. Também é um grande cantor de boleros nas horas vagas.
 
Quando adolescente, atuava em jogos de várzea. Mas não demorou a incorporar a arbitragem em sua rotina, após iniciar na função de bandeirinha.
 
Permaneceu na função por mais de 20 anos, arbitrando 23 Grenais. Mais que ele no clássico gaúcho, apenas Carlos Martins, com 25.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES