Adalberto

Ex-goleiro do Botafogo
Adalberto, o maravilhoso Adalberto Leite Martins, ex-goleiro negro do Botafogo nos anos 60 (considerado até melhor que Manga), morreu no dia 6 de abril de 2019, aos 87 anos, no Rio de Janeiro.
 
Foi revelado pelo Fluminense, onde jogou de 1948 a 1955. No ano seguinte passou pelo Santos, onde viu surgir Pelé. Mas foi no cluve da Estrela Solitária que teve os seus melhores momentos.
 
Companheiro de Nilton Santos na conquista do título de 1957, o primeiro do Botafogo na "Era Maracanã", ele sempre confirma a história contada pelo maior lateral-esquerdo de todos os tempos do futebol mundial quando jogava em São Januário.

"É verdade. A gente jogava sempre o segundo tempo para o gol do placar. Tive a honra de jogar com o Nilton e mais: ser campeão ao lado dele. Ele é um dos maiores amigos que eu tenho no Botafogo", afirmou certa vez.

Adalberto está na história do Glorioso de General Severiano pelo título conquistado na histórica goleada sobre o Fluminense Football Club, por 6 a 2, no dia 22 de dezembro de 1957.

Naquela temporada ele participou de 13 dos 22 jogos que o Botafogo disputou para ganhar o Campeonato Carioca. O time jogou a final com Adalberto, Thomé e Nilton Santos; Servílio, Beto e Pampolini; Garrincha, Didi, Paulo Valentim, Édison e Quarentinha. O treinador foi João Saldanha.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES