Fernando Alonso ganhou seus dois títulos no traçado paulistano, consecutivamente, em 2005 e 2006

Fernando Alonso ganhou seus dois títulos no traçado paulistano, consecutivamente, em 2005 e 2006

O circuito de Interlagos, onde será disputado o GP do Brasil no próximo domingo (13), poderá novamente ser o lugar em que um piloto torna-se campeão, caso Nico Rosberg, da Mercedes, vença a prova, independente da posição de Lewis Hamilton, seu companheiro de equipe.

Em seis oportunidades, consecutivamente entre 2005 e 2009, e também em 2012, o traçdo paulistano foi o palco da festa do título para Fernando Alonso (duas vezes), Kimi Raikkonen, Lewis Hamilton, Jenson Button e Sebastian Vettel.

Apenas dois pilotos lutam pelo campeonato de 2016. A dupla da Mercedes, que dominou amplamente a temporada, chega à penúltima corrida do ano na seguinte condição: Rosberg está na liderança com 349 pontos, 19 à frente de Hamilton. O alemão tem mais vitórias, nove contra oito do inglês, e para conquistar seu primeiro título na F1 neste domingo precisa vencer a corrida, mesmo que Hamilton chegue em segundo.

Se assim for, Rosberg ficará com 26 pontos de vantagem sobre Hamilton, restando a prova de Abu Dhabi, com 25 pontos em jogo pela vitória.

Vitorioso, Nico, filho do campeão da F1 em 1982, Keke Rosberg, fará par com Damon Hill que assim como o pai (o bicampeão Graham Hill), também conquistou um campeonato.

HISTÓRIA DOS GPs DO BRASIL QUE DEFINIRAM OS CAMPEÕES

EM 2005, ALONSO QUEBRANDO RECORDE

Fernando Alonso (Renault) venceu o duelo com Kimi Raikkonen, então na McLaren, e tornou-se o mais jovem campeão da Fórmula 1 até então, superando Emerson Fittipaldi. Em 25 de set3embro de 2005, Fernando Alonso tinha 24 anos e 59 dias.

Alonso chegou a 117 pontos com o terceiro lugar em Interlagos após ter largado na pole, e Raikkonen não poderia mais alcançá-lo, restando ainda duas provas (Japão e China). Aquela foi a terceira temporada de Alonso pela Renault.

Curiosidade da temporada:  2005 foi o último ano em que a F1 contou com motores V10.

Fernando Alonso, com a Renault, largou na pole do GP do Brasil em 2005 e terminou em terceiro, posição que lhe rendeu o primeiro título na F1. Foto: UOL

EM 2006, O BI DE ALONSO

Repeteco de Alonso em 2006, ainda piloto da Renault. Novamente em Interlagos, que desta vez encerrou a temporada, em 26 de outubro, o espanhol terminou a prova em segundo lugar, atrás do brasileiro Felipe Massa, que venceu o GP do Brasil pela primeira vez.

O adversário de Alonso naquele ano foi o alemão Michael Schumacher, em sua última temporada pela Ferrari. Schumacher foi o quarto colocado naquela prova e ficou a 13 pontos de Alonso na tabela.

Curiosidade da temporada: por conta de reformas, um dos mais tradicionais circuitos do calendário da F1 não esteve presente em 2006, Spa-Francorchamps, na Bélgica.

Alonso em 2006, no miolo de Interlagos. Ele terminou em segundo lugar e faturou o bicampeonato na F1. Foto: UOL

 EM 2007, RAIKKONEN "CORREU POR FORA"

A exemplo do ano anterior, Interlagos voltou a ser o palco do encerramento de uma temporada, com três postulantes ao título.

A dupla da McLaren-Mercedes se digladiou durante toda a temporada. O inglês Lewis Hamilton, em seu ano de estreia na categoria, travou uma disputa ferrenha com o espanhol Fernando Alonso, que trocara a Renault pelo time de Woking.

Hamilton e Alonso chegaram em primeiro e segundo lugares à disputa final no autódromo paulistano, mas Kimi Raikkonen (Ferrari) tinha chances matemática, e dependia de uma combinação de resultados para ficar com o título, o que acabou acontecendo.

O finlandês era o segundo colocado da prova, Hamilton o sétimo e Alonso o terceiro. A liderança da corrida era de Felipe Massa, companheiro de Raikkonen na Ferrari. Massa fez o jogo de equipe e abriu para que ele vencesse e conquistasse o título, com 110 pontos, um a mais que Hamilton e Alonso.

Curiosidade da temporada: a temporada de 2007 marcou a estreia do alemão Sebastian Vettel, então pela BMW-Sauber, substituindo o polonês Robert Kubica, que havia se acidentado no GP do Canadá.

Raikkonen derrotou os favoritos Hamilton e Alonso e ganhou o título em 2007. Foto: UOL

EM 2008, O  PRIMEIRO TÍTULO DE HAMILTON, QUE ESCAPOU DAS MÃOS DE MASSA

"Fiz minha parte", disse Felipe Massa durante entrevista ao Bella Macchina em entrevista exclusiva gravada em 4 de novembro de 2016 na redação do Portal Terceiro Tempo (clique aqui para ver).

E foi isso mesmo. Massa precisava vencer o GP do Brasil disputado em 2 de novembro, e venceu, após largar na pole.

Para que o brasileiro levantasse o título de 2008, Lewis Hamilton precisaria terminar de quinto para trás. Assim, ficariam empatados em pontos, mas Felipe teria vantagem de vitórias no ano (seis contra cinco).

Hamilton largou em quarto e teve uma prova complicada, por conta da chuva. Quando Felipe Massa recebeu a bandeira quadriculada em primeiro lugar, Hamilton estava em sexto, posição que daria o tíulo ao brasileiro. Porém, na "Junção", o inglês com sua McLaren-Mercedes superou o alemão Timo Glock (Toyota), que estava com pneus para pista seca no molhado.

Nos boxes da Ferrari, início de festa. Mas, em poucos segundos a comemoração mudou-se para as instalações da McLaren, assim que o inglês executou a manobra sobre o alemão e subiu do sexto para o quinto lugar.

No final das contas, Hamilton faturou seu primeiro campeonato com 98 pontos, um à frente de Massa.

Curiosidade da temporada:: em 2008 os carros deixaram de ser equipados com o controle de tração.

Lewis Hamilton ultrapassa Timo Glock para terminar em quinto o GP do Brasil de 2008 e ganhar seu primeiro título na F1. Foto: UOL

EM 2009 A ESPETACULAR BRAWN-GP E O TÍTULO DE BUTTON

Três pilotos chegaram a Interlagos no dia 18 de outubro de 2009 com chances de título: Jenson Button, Sebastian Vettel e Rubens Barrichello, assim classificados no campeonato.

Aquela temporada marcou a exuberante Brawn-GP, equipe que nasceu a partir da Honda, que deixou suas operações na F1 ao término de 2008. Ross Brawn, então diretor-técnico da Honda, ficou com o a equipe e já tinha um carro pronto para 2009, mas precisava de um motor para empurrá-lo.

Conseguiu um acordo com a Mercedes e, desde a pré-temporada, Button e Barrichello, os escolhidos para guiarem o carro branco, perceberam que tinham em mãos um carro vitorioso. Um dos trunfos do ótimo chassi batizado de BGP 001 estava na parte traseira, o difusor duplo, depois copiado por outros times.

Button garantiu o título com um quinto lugar, na prova vencida por Mark Webber (Red Bull-Renault). Sebastian Vettel (Red Bull-Renault) terminou em quarto. Rubens Barrichello, com a Brawn-Mercedes, largou na pole e completou a prova em oitavo.

Desta vez, Interlagos não foi a última prova da temporada. Abu Dhabi encerrou o certame. Button fechou o ano com 95 pontos. Vettel, o vice, ficou com 84. Barrichello foi o terceiro, com 77.

Curiosidade da temporada:  o ano de 2009 ficou marcado para Felipe Massa (Ferrari) por uma enorme infelicidade. Uma mola da suspensão traseira da Brawn-GP de Rubens Barrichello soltou-se e bateu em cheio na cabeça de Felipe durante o treino de classificação para o GP da Hungria. O piloto perdeu a consciência e foi submetido a cirurgias para reconstrução craniana, na região do olho esquerdo. Ele não voltou a competir naquele ano, retomando sua carreira no ano seguinte, ainda pela Ferrari.

Jenson Button teve um ano brilhante em 2009 e venceu o campeonato em Interlagos. Foto: UOL

EM 2012 O TRI DE VETTEL, VENCENDO A DISPUTA COM ALONSO

Novamente Interlagos foi a prova de encerramento da temporada, em 25 de novembro de 2012, com dois pilotos lutando pelo campeonato, dois bicampeões: Sebastian Vettel (Red Bull-Renault) e Fernando Alonso (Ferrari).

Alonso, mesmo terminando em segundo lugar, quatro posições à frente de Vettel, perdeu o duelo para o alemão, ficando com 278 pontos, três atrás de Vettel. A vitória foi de Jenson Button (McLaren-Mercedes). Felipe Massa (Ferrari) subiu ao pódio, em terceiro

Curiosidade da temporada: 2012 foi o último ano de Michael Schumacher (Mercedes) na Fórmula 1.

Vettel, tricampeão em Interlagos, em 2012. Foto: UOL

INTERLAGOS CONHECERÁ UM NOVO CAMPEÃO?

Rosberg e Hamilton. O alemão pode conquistar seu primeiro título, em Interlagos, no próximo domingo. Foto: UOL

 

CLIQUE NO LOGO ABAIXO PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO

Últimas do seu time