Um dos grandes ídolos do Sport Club Corinthians Paulista, oriundo das categorias de base do clube de Parque São Jorge, Zé Elias começou no Futsal e viveu uma tarde marcante em 1991 defendendo o Colégio João XXIII contra o Colégio Bilac no Ginásio Mário Pinheiro, no Ibirapuera, que contou com narração de Milton Neves pela extinta TV Jovem Pan (canal 16-UHF).
Foi na primeira partida da decisão da Copa Dan´Up, que estava equilibradíssima e Zé Elias (então chamado apenas de Elias), marcou o tento da vitória do João XXIII no final, cobrando falta.
As reportagens ficaram a cargo de João Antonio de Carvalho e os comentários foram do saudoso treinador Mário Travaglini (1932-2014).
Recentemente, inclusive, Zé Elias esteve com Milton Neves na gravação de um podcast, na casa de Milton, e lhe entregou uma camiseta autografada daquela época, em que foi eleito o "Bom de Bola do Futsal".
José Elias Moedim Júnior, o Zé Elias, que ganhou o apelido de "Zé da Fiel", atualmente com 48 anos, trabalhando como comentarista na ESPN Brasil, atuou pelo Corinthians entre 1993 e 1996, estreando pelo Alvinegro com apenas 16 anos de idade.
Marcador vigoroso, chamou atenção rapidamente, a ponto de ter uma longeva trajetória na Europa, por Bayer Leverkusen (Alemanha), Internazionale e Bologna (Itália), Olympiacos (Grécia), Genova (Itália), para depois retornar ao Brasil e jogar pelo Santos, entre 2004 e 2006. Retornou ao futebol estrangeiro para jogar pelo Metalurh Donetsk (Ucrânia), voltar ao Brasil para uma breve passagem no Guarani de Campinas, depois jogar no Chipre (pelo Omonia), novamente no Brasil para jogar no Londrina (PR) e encerrar sua carreira em 2009, pelo Rheindorf Altach (Áustria).
Pela Seleção Brasileira foi convocado pela primeira vez em 1995, por Zagallo (1931-2024). Atuou pelo time canarinho em 11 partidas, entre 1995 e 1999.
Seu irmão, Rubens Fernando Moedim, o Rubinho, também foi atleta profissional, mas atuava como goleiro. E, a exemplo do irmão mais velho, também jogou por muito tempo no futebol italiano, incluindo passagens por Genova, Torino e Juventus. Hoje está aposentado, com 42 anos.
ABAIXO, JOGO 1 DA DECISÃO DA COPA DAN´UP DE FUTEBOL DE SALÃO DE 1991 ENTRE OS COLÉGIOS BILAC E JOÃO XXIII. ZÉ ELIAS (CHAMADO DE ELIAS PELO NARRADOR MILTON NEVES, PELA TV JOVEM PAN) ERA UM DOS DESTAQUES DO JOÃO XXIII. AS REPORTAGENS FORAM DE JOÃO ANTONIO DE CARVALHO E OS COMENTÁRIOS DE MÁRIO TRAVAGLINI. O JOÃO XXIII GANHOU POR 4 A 3, E O ÚLTIMO GOL FOI EXATAMENTE DE ZÉ ELIAS, COBRANDO FALTA
VIDEO
Da esquerda para a direita, Giovanni, Matheus Ferraz, Wendel, Tcheco, Ricardinho, Deivid e Zé Elias. Foto: UOL
Em 2008, o Terceiro Tempo teve ótimos convidados: da esquerda para a direita: Mauro Beting, Paulo Morsa, Fernandão, Milton Neves, Oscar Roberto Godói, Zé Elias e Martinez
Luiz Carlos Ferreira e Zé Elias. Foto enviada por Luiz Carlos Ferreira
Veja no card oficial dados da final contra o Palmeiras, quando Marcelinho estava entre os titulares do Corinthians
Em 1999, Marcos Assunção e Zé Elias, de colete, faziam parte do elenco de convocados para Seleção Brasileira. Foto: UOL
Durante o Programa Terceiro na Rede Record do dia 15 de agosto de 2004, Valdson e Zé Elias, o "Zé da Fiel". Foto: Portal TT
Zé Elias, do Bayern, com Caio do Napoli, no reencontro dos "internacionais". Do arquivo pessoal da jornalista e fã Elisandra Amâncio enviado ao repórter Chico Santo / Terceiro Tempo.
Na foto estão, em pé: Flávio Conceição, Dida, e Rivaldo. Agachados: Zé Maria e Zé Elias. Time dos sonhos de qualquer equipe profissional... Do arquivo pessoal da jornalista e fã Elisandra Amâncio enviado ao repórter Chico Santo / Terceiro Tempo
Zé Elias leva a melhor no lance. Do arquivo pessoal da jornalista e fã Elisandra Amâncio enviado ao repórter Chico Santo / Terceiro Tempo.
O episódio ficou conhecido pela agressão da polícia ao Zé da Fiel. Veja que ele está com o braço imobilizado, ao lado da mãe e do repórter Luciano Faccioli. Do arquivo pessoal da jornalista e fã Elisandra Amâncio enviado ao repórter Chico Santo / Terceiro Tempo.
Em treinamento com Zé Elias. Do arquivo pessoal da jornalista e fã Elisandra Amâncio enviado ao repórter Chico Santo / Terceiro Tempo.
Do arquivo pessoal da jornalista e fã Elisandra Amâncio enviado ao repórter Chico Santo / Terceiro Tempo.
Época de ouro do futebol. A foto foi tirada no clássico entre Corinthians e São Paulo. Do arquivo pessoal da jornalista e fã Elisandra Amâncio enviado ao repórter Chico Santo / Terceiro Tempo.
Da esquerda para a direita estão Zé Elias, Henrique, Silvinho, Gilmar Fubá e Marcelinho Carioca. Do arquivo pessoal da jornalista e fã Elisandra Amâncio enviado ao repórter Chico Santo / Terceiro Tempo.
Na foto estão Aldair, Flávio Conceição e Zé Elias. Do arquivo pessoal da jornalista e fã Elisandra Amâncio enviado ao repórter Chico Santo / Terceiro Tempo.
Na foto estão Euller, Zé Elias e Silvinho. Do arquivo pessoal da jornalista e fã Elisandra Amâncio enviado ao repórter Chico Santo / Terceiro Tempo.
Em 27 de janeiro de 1996, dia em que o Corinthians foi a Ribeirão Preto e empatou com o Botafogo por 2 a 2. Em pé, da esquerda para a direita: Célio Silva, Carlos Roberto, André Santos , Bernardo, Zé Elias e Ronaldo. Agachados: Silvinho, Edmundo, Marcelinho Carioca, Róbson e Souza. Do arquivo pessoal da jornalista e fã Elisandra Amâncio enviado ao repórter Chico Santo / Terceiro Tempo.
Zé Elias disputa bola com Capitão. Do arquivo pessoal da jornalista e fã Elisandra Amâncio enviado ao repórter Chico Santo / Terceiro Tempo.
Em pé estão: Sávio, Zé Elias, André Luis, Dida e Danrlei. Agachados, da esquerda para a direita: Luizão, Marcelinho Paulista, Juninho e Roberto Carlos. Do arquivo pessoal da jornalista e fã Elisandra Amâncio enviado ao repórter Chico Santo / Terceiro Tempo.
O símbolo do clube do coração estampado no peito. Do arquivo pessoal da jornalista e fã Elisandra Amâncio enviado ao repórter Chico Santo / Terceiro Tempo.
Tempos de reconhecimento na Europa. Do arquivo pessoal da jornalista e fã Elisandra Amâncio enviado ao repórter Chico Santo / Terceiro Tempo.
Zé Elias brilho, também, nos gramados da Europa. Do arquivo pessoal da jornalista e fã Elisandra Amâncio enviado ao repórter Chico Santo / Terceiro Tempo.
A mesma raça corintiana. Com a camisa do Bayer Leverkusen no clássico contra o Bayer de Munique. Dietmar Hamann disputou a Copa do Mundo de 1998 pela Alemanha. Do arquivo pessoal da jornalista e fã Elisandra Amâncio enviado ao repórter Chico Santo / Terceiro Tempo.
A mesma raça corintiana. Com a camisa do Bayer Leverkusen no clássico contra o Bayer de Munique. Do arquivo pessoal da jornalista e fã Elisandra Amâncio enviado ao repórter Chico Santo / Terceiro Tempo.
Corinthians, Brasil e Europa. Consagrado. Do arquivo pessoal da jornalista e fã Elisandra Amâncio enviado ao repórter Chico Santo / Terceiro Tempo.
Em pé: Toninho, Bernardo, Célio Silva, Henrique, André Santos , Ronaldo e Agnaldo. Agachados: Silvinho, Marcelinho Carioca, Zé Elias, Marques, Viola e Souza. Do arquivo pessoal da jornalista e fã Elisandra Amâncio enviado ao repórter Chico Santo / Terceiro Tempo.
Dona Lúcia Moedim, com a foto do filho Zé Elias. Do arquivo pessoal da jornalista e fã Elisandra Amâncio enviado ao repórter Chico Santo / Terceiro Tempo.
Um dos últimos treinos de Zé Elias no Corinthians. Do arquivo pessoal da jornalista e fã Elisandra Amâncio enviado ao repórter Chico Santo / Terceiro Tempo.
O sorriso do Zé Do arquivo pessoal da jornalista e fã Elisandra Amâncio enviado ao repórter Chico Santo / Terceiro Tempo.
Um momento raro na carreira de Zé Elias. Do arquivo pessoal da jornalista e fã Elisandra Amâncio enviado ao repórter Chico Santo / Terceiro Tempo.
Zé Elias, garoto propaganda. Do arquivo pessoal da jornalista e fã Elisandra Amâncio enviado ao repórter Chico Santo / Terceiro Tempo.
Desenho estampa raça de Zé Elias. Do arquivo pessoal da jornalista e fã Elisandra Amâncio enviado ao repórter Chico Santo / Terceiro Tempo.
Grande Zé! Do arquivo pessoal da jornalista e fã Elisandra Amâncio enviado ao repórter Chico Santo / Terceiro Tempo.
Em tempos de Europa, Zé Elias deixou saudades aos fãs brasileiros. Do arquivo pessoal da jornalista e fã Elisandra Amâncio enviado ao repórter Chico Santo / Terceiro Tempo.
O momento máximo na vida de qualquer jogador. Do arquivo pessoal da jornalista e fã Elisandra Amâncio enviado ao repórter Chico Santo / Terceiro Tempo.
Zé da Fiel, também, do Brasil! Do arquivo pessoal da jornalista e fã Elisandra Amâncio enviado ao repórter Chico Santo / Terceiro Tempo.
Também corintiano.
Em pé estão: Sávio, Zé Elias, André Luis, Dida e Danrlei. Agachados, da esquerda para a direita: Luizão, Marcelinho Paulista, Juninho e Roberto Carlos. Do arquivo pessoal da jornalista e fã Elisandra Amâncio enviado ao repórter Chico Santo / Terceiro Tempo.
Veja o grupo milionário que disputou os jogos de Atlanta
Zé Elias foi um dos destaques do Corinthians na temporada. Do arquivo pessoal da jornalista e fã Elisandra Amâncio enviado ao repórter Chico Santo / Terceiro Tempo.
O autógrafo de Zé Elias. Do arquivo pessoal da jornalista e fã Elisandra Amâncio enviado ao repórter Chico Santo / Terceiro Tempo.
O recorte histórico da jornalista Elisandra Amâncio enviado ao jornalista Chico Santo / Terceiro Tempo.
No album dos fãs. Do arquivo pessoal da jornalista e fã Elisandra Amâncio enviado ao repórter Chico Santo / Terceiro Tempo.
Treinando fundamentos. Do arquivo pessoal da jornalista e fã Elisandra Amâncio enviado ao repórter Chico Santo / Terceiro Tempo.
O berço da vida. Do arquivo pessoal da jornalista e fã Elisandra Amâncio enviado ao repórter Chico Santo / Terceiro Tempo.
As diferentes faces... Do arquivo pessoal da jornalista e fã Elisandra Amâncio enviado ao repórter Chico Santo / Terceiro Tempo.
Em um momento de descanso fora da concentração. Do arquivo pessoal da jornalista e fã Elisandra Amâncio enviado ao repórter Chico Santo / Terceiro Tempo.
Treinamentos... Do arquivo pessoal da jornalista e fã Elisandra Amâncio enviado ao repórter Chico Santo / Terceiro Tempo
Até no gramado? Do arquivo pessoal da jornalista e fã Elisandra Amâncio enviado ao repórter Chico Santo / Terceiro Tempo.
Em pé, da esquerda para a direita: Thiago Motta (jogou no Barcelona e Inter de Milão), Douglas, Rubinho (ex-goleiro do Corinthians e irmão de Zé Elias), Tom, Mauá, Thiago e Rafael Andrade. Agachados: Márcio, Tortinho, Thiago Gobato, jogador não identificado, Tite e mais dois jogadores não identificados. Foto: Sarkis
Ao término do Terceiro Tempo da Band, gravado em 2008, Zé Elias ganhou um cooler da Brahma
Godói e Zé Elias em 2008, no Terceiro Tempo da Record
Milton Neves e Zé Elias, em 2008 no estúdio da Band para a gravação do Terceiro Tempo
Na gravação do programa em 2008. Da esquerda para a direita: Paulo Roberto Martins (o Morsa), Milton Neves, Mário Quaranta e Zé Elias
Chegando para a gravação do Terceiro Tempo da Band.
De folga no Campeonato Italiano, onde jogava pelo Genoa, em 2003, Zé Elias participou do Terceiro Tempo, da Record
Em 2003, na gravação do programa, na ocasião na Rede Record
No Terceiro Tempo da Record
Zé Elias em 1996 no Bayer Leverkusen (Alemanha) e em 2009 no Rheindorf Attach (Áustria)
O Rheindorf Attach da Áustria foi a última equipe em que Zé Elias atuou, encerrando sua carreira em 2009. Foto: Divulgação
Zé Elias foi campeão da Copa da UEFA em 1998 pela Internazionale de Milão, jogando ao lado de Ronaldo Fenômeno. Em pé, da esquerda para a direita: Zé Elias, Colonese, Zanetti, Pagliuca e Taribo West. Agachados: Simeone, Djorkaeff, Zamorano, Winter, Fresi e Ronaldo. Foto: Divulgação
Em 1996 Zé Elias transferiu-se para o futebol alemão e defendeu o Bayer Leverkusen. Foto: iG/Gazeta Press
Começando no Corinthians, em 1993. Foto:iG/Gazeta Press
Foto do Corinthians em 1995 no estádio Santa Cruz em Ribeirão Preto. Em pé estão Jô Orlando (preparador físico), Carlinhos (massagista), Toninho Oliveira (preparador físico), Bernardo, Celio Silva, Henrique, André Santos, Ronaldo, Aguinaldo Moreira (treinador de goleiros) e Wagner (preparador físico); agachados vemos Silvinho, Marcelinho Carioca, Zé Elias, Marques, Viola, Souza e o massagista Ciro.
O Corinthians campeão da Copa do Brasil em 1995 tem em pé: André Santos, o preparador físico, Bernardo, Célio Silva, Henrique, Zé Elias, Ronaldo e o preparador de goleiros Agnaldo Moreira. Agachados: Souza, Silvinho, Marques, Viola e Marcelinho Carioca
Sendo entrevistado, após a conquista do Paulistão de 1995 diante do Palmeiras, em Ribeirão Preto. Foto enviada por Miguel Martins e Silva
Em novembro de 2024, na casa de Milton Neves, Zé Elias, Milton Neves e José Carlos Brunoro. Zé Elias presenteou Milton com a camiseta que ganhou em torneio de Futsal narrado por Milton em 1991
Em 1995, no Valle Sports Bar, na Vila Olímpia, em São Paulo (SP), de propriedade do saudoso Luciano do Valle, jogadores recebem o troféu "Melhores do Paulistão", do jornal Diário Popular, depois Diário de São Paulo. Milton Neves, então colunista do jornal, foi o apresentador do evento. Da esquerda para a direita: Jamelli (Santos), Alexandre (Lusa), Candinho (Lusa), Paulinho McLaren (Lusa), Milton Neves, Edinho (Lusa), Velloso (Palmeiras), Bentinho (São Paulo), André Santos (Corinthians), Zé Elias (Corinthians) e Antônio Carlos Zago (Palmeiras). Foto: Marcio Sillane
Zé Elias, Maércio Ramos e Guilherme Cimatti. Trio nos estúdios da Rádio Globo SP. Foto: Arquivo Pessoal/Guilherme Cimatti
Equipe de Futebol de Salão do Corinthians do Pré-Mirim (9 e 10 anos, nascidos em 1977 e 1976). Em pé, da esquerda para a direita, o quinto é Zé Elias, logo depois do goleiro.. Entre os agachados, o garoto com a bola nas mãos é Vitor Guedes. Foto: Sarkis
Na década de 80 e em 10 de maio de 2014
Paulo Roberto Martins, Milton Neves, Mário Quaranta e Zé Elias, nos bastidores da TV Bandeirantes
Milton Neves e Zé Elias, nos bastidores da TV Bandeirantes
Equipe Pré-Mirim de futebol de salão do Corinthians em 1986. Em pé, da esquerda para a direita, o quarto garoto é o jornalista Vitor Guedes, seguido por Zé Elias. Foto: Sarkis
Relíquia! Veja Zé Elias no time de futebol de salão do Corinthians nos anos 80. Ele é o quinto agachado, da esquerda para a direita. Foto: Sarkis
O apresentador Rodrigo Rodrigues e o ex-jogador e atual comentarista Zé Elias, em maio de 2017. Foto: reprodução
Em 2015, o jornalista Eduardo de Menezes e Zé Elias, gravando na Academia de Futebol.
Zé Elias e Vitor Guedes em 10 de maio de 2014, na Arena Corinthians. Foto: Marcos Júnior/Portal TT
Da esquerda apara a direita, Rogério Assis, o ex-jogador Zé Elias e o locutor Silva Júnior. Foto enviada por Rogério Assis
Inauguração da Arena Corinthians, em 2014. Da esquerda para a direita, Wilson Macarrão, Zé Elias, Diogo (pai do cronista esportivo Roberto Diogo), Lance e Buião. Foto enviada por Roberto Diogo
Inauguração da Arena Corinthians, em 2014. Da esquerda para a direita, Roberto Diogo, Zé Elias, Diogo (pai do cronista esportivo Roberto Diogo), Lance e Buião. Foto enviada por Roberto Diogo
Inauguração da Arena Corinthians, em 2014. Da esquerda para a direita, Roberto Diogo, Zé Elias, Diogo (pai do cronista esportivo Roberto Diogo) e Lance. Foto enviada por Roberto Diogo
Fernando Fernandes, Zé Elias, Ciccone e Neto no Donos da Bola. Foto: Renato Nalesso
Encontro na Band, em 1º de abril de 2014, no intervalo de "Os Donos da Bola". O primeiro, da esquerda para a direita, é Fabio das Dores, que após 24 anos finalmente conseguiu o autógrafo do ídolo Neto. Na sequência, Fernando Fernandes, Zé Elias, Estevan Ciccone e Neto