Wanderley Ribeiro

Grande narrador esportivo
por Marcelo Rozenberg
 
Nascido na simpática Bebedouro, interior paulista, em 24 de maio de 1942, Wanderley Ribeiro de Souza, o querido narrador esportivo e poeta Wanderley Ribeiro, tem um dos currículos mais vastos do rádio brasileiro.
 
Já passou por diversas emissoras com destaque para as maiores da capital paulista e Rio de Janeiro como Globo, Gazeta, Transamérica, Capital, CBN, Jovem Pan e Tupi (RJ). Em 2008, estava na Record, na equipe comandada por Paulo Roberto Morsa Martins.
 
Conhecido como "Menininho," Wanderley é separado e tem três filhos, um dos quais, Gustavo, é jornalista e diz o seguinte a respeito do pai. "A vida dele é o microfone. Se largá-lo, ele morre". Sábia referência sobre um amante da bola que, quando criança, simulava narrar jogos de futebol em um microfone fictício (uma lata de molho de tomate colocada sobre um cabo de vassoura).
 
Wanderley Ribeiro também narrou na televisão, onde cobriu futsal e corridas de fórmula 1. Paralelamente, colocou em prática seu talento literário ao gravar um CD de poesias pessoais e participar de outro ao lado da dupla César e Paulinho.
 
Na adolescência tentou a sorte como jogador. Foi um voluntarioso meia do Internacional de Bebedouro e do time do tiro de guerra do Exército. Mas sua paixão era mesmo o rádio e a performance nos gramados não demorou a terminar.
Amante da culinária, sempre que pode freqüenta bons restaurantes. Tem como hobby visitar os filhos praticamente todos os dias. "Ele é muito atencioso com a gente?, diz Gustavo.

Em 1º de dezembro de 2017
 foi homenageado no Troféu Aceesp, com o Prêmio Ely Coimbra. Clique aqui e veja a cobertura do evento, realizado no Esporte Clube Sírio.
 
No dia 16 de maio de 2021, Wanderley Ribeiro de Souza, o Wanderley Ribeiro (narrador esportivo), participou do Domingo Esportivo da Rádio Bandeirantes:

 
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES