Vicente Fernandes Cascione nasceu em Santos, no dia 14 de julho de 1942, filho de Vicente Cascione, antigo radialista, e de Maria Ângela Fernandes Cascione.
Estudou na Faculdade de Direito da Universidade Católica de Santos, graduando-se em 1965 e já no ano de sua formatura começou a trabalhar como advogado, além de integrar o corpo docente do Colégio Santista. Concluiu o curso de pós-graduação em direito penal e processual da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco da Universidade de São Paulo (USP) em 1968. No mesmo ano iniciou sua carreira universitária como professor titular da Faculdade de Direito da Universidade Católica de Santos.
Seu pai foi um dos primeiros locutores esportivos do país, por isso ele também tem verdadeira paixão pelo jornalismo, que chegou a cursar, mas sem ter completado. Mesmo assim deu aulas em faculdade de jornalismo e foi articulista no jornal “Cidade de Santos” e na “A Tribuna”. Além disso chegou a fazer matérias para a revista “Isto É”, quando ela foi fundada por Mino Carta, em 1977.
Essa paixão pelo esporte foi responsável pela sua amizade com o Pelé. Durante muitos anos Vicente Cascione foi advogado do Rei do Futebol, em sua época de Santos FC e também quando ele jogou no New York Cosmos.
Iniciou suas atividades políticas em 1988 e foi eleito deputado federal por São Paulo em 1994 pelo Partido Liberal. Voltou a ser eleito deputado federal em 2002, já pelo Partido Socialista Brasileiro.
Casou-se com a jornalista Sílvia Leme do Prado Cascione, que faleceu em 2010 num acidente automobilístico. O casal teve cinco filhos.
Abaixo, ouça a participação de Vicente Cascione no "Domingo Esportivo" do dia 20 de março de 2018:
Saudade: Há um ano morria Braga Junior, locutor que narrou a Copa do Mundo de 1958
Achados & Perdidos: Leônidas da Silva, o inventor da bicicleta no futebol morria há 22 anos
Olhos no retrovisor: O inusitado teste que Michael Schumacher fez com um carro da Ligier
Derrotados na última rodada, Palmeiras e São Paulo se encontram neste sábado; as formações
Saudade: Há dois anos morria José Nello Marques, um dos grandes nomes do jornalismo brasileiro
Achados & Perdidos: Há seis anos, no clássico Gre-Nal, o Inter levou a melhor na decisão da Copinha
Saudade: Há seis anos morria Kobe Bryant, um dos mais brilhantes do basquete
Após empate amargo com o Santos, Corinthians vai a Rio Claro enfrentar o Velo Clube; os times
Achados & Perdidos: No aniversário de 480 anos da cidade de Santos, conheça a história do Parque Balneário Hotel
Saudade: Histórico meia do Santos, Araken Patusca nos deixava há 36 anos