Vicente Fernandes Cascione nasceu em Santos, no dia 14 de julho de 1942, filho de Vicente Cascione, antigo radialista, e de Maria Ângela Fernandes Cascione.
Estudou na Faculdade de Direito da Universidade Católica de Santos, graduando-se em 1965 e já no ano de sua formatura começou a trabalhar como advogado, além de integrar o corpo docente do Colégio Santista. Concluiu o curso de pós-graduação em direito penal e processual da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco da Universidade de São Paulo (USP) em 1968. No mesmo ano iniciou sua carreira universitária como professor titular da Faculdade de Direito da Universidade Católica de Santos.
Seu pai foi um dos primeiros locutores esportivos do país, por isso ele também tem verdadeira paixão pelo jornalismo, que chegou a cursar, mas sem ter completado. Mesmo assim deu aulas em faculdade de jornalismo e foi articulista no jornal “Cidade de Santos” e na “A Tribuna”. Além disso chegou a fazer matérias para a revista “Isto É”, quando ela foi fundada por Mino Carta, em 1977.
Essa paixão pelo esporte foi responsável pela sua amizade com o Pelé. Durante muitos anos Vicente Cascione foi advogado do Rei do Futebol, em sua época de Santos FC e também quando ele jogou no New York Cosmos.
Iniciou suas atividades políticas em 1988 e foi eleito deputado federal por São Paulo em 1994 pelo Partido Liberal. Voltou a ser eleito deputado federal em 2002, já pelo Partido Socialista Brasileiro.
Casou-se com a jornalista Sílvia Leme do Prado Cascione, que faleceu em 2010 num acidente automobilístico. O casal teve cinco filhos.
Abaixo, ouça a participação de Vicente Cascione no "Domingo Esportivo" do dia 20 de março de 2018:
Achados & Perdidos: Há sete anos, nas penalidades, a Espanha era eliminada da Copa do Mundo pela anfitriã Rússia
Jogo das oitavas de final em 2018. Foto: DivulgaçãoFluminense define sua permanência na Copa do Mundo de Clubes contra o Mamelodi; os times
Parabéns, Carlos Alberto Pintinho! Ex-meia que brilhou no Flu completa 70 anos
Achados & Perdidos: A primeira Copa do Mundo conquistada pela Argentina, há 47 anos
Olhos no retrovisor: Um dia histórico para a Renault e Fernando Alonso na F1
Achados & Perdidos: Francisco Rebolo, o artista que desenhou o atual distintivo do Corinthians
Juventus e City, já classificados, jogam pela liderança do Grupo G; as escalações
F1: GP da Áustria reabre a temporada europeia com Piastri mais folgado na liderança do Mundial
Parabéns, Paolo Maldini, 57 anos! Veja lances de um dos mais brilhantes defensores de todos os tempos
O dia em que Milton Neves apresentou o prêmio "Melhores do Paulistão", do Diário Popular
Europeus x sul-americanos. 'Y otras cositas mas...'. Por Ricardo Setyon