Valtencir

Ex-zagueiro do Botafogo
por Marcelo Rozenberg
 
Valtencir Pereira Senra, o zagueiro Valtencir que fez história no Botafogo no final da década de 1960 e depois atuou pelo Colorado, de Curitiba, faleceu tragicamente em 17 de setembro de 1978.

Atuando pelo Colorado (clube que depois se fundiu ao Pinheiros e originou o Paraná Clube), Valtencir dividiu casualmente a bola com o meia Nivaldo, do Grêmio Maringá, mas ao cair no gramado sofreu ruptura da coluna cervical e morreu quase que instantaneamente. Ele deixou esposa (Maria Therezinha) e dois filhos: Igor e Ticiana.

Em entrevista ao site Terceiro Tempo, Nivaldo se disse tranquilo, mas reconheceu que até hoje não conseguiu esquecer a fatalidade. "Fui inocentado por todos mas ninguém gosta de estar associado a uma situação como essa".

No lance em questão, Nivaldo, quando tentava escapar de Valtencir, acabou batendo com o joelho na nuca do adversário.

Um mês depois do ocorrido, um jogo beneficente foi promovido entre os mesmos clubes, que fizeram a preliminar, no Estádio Willie Davis, de uma partida entre Londrina e Flamengo. A renda foi inteiramente revertida à família de Valtencir.

Valtencir nasceu em Juiz de Fora/MG no dia 11 de novembro de 1946 informa o internauta Armando Junior. Formado nas categorais de base do Botafogo, foi titular do time bicampeão carioca em 1967 e 68.
 
Em 1968, aliás, fez parte do grupo de oito jogadores do Fogão cedidos à Seleção Brasileira que goleou a Argentina por 4 x 1 no Maracanã, tendo inclusive marcado um dos gols. Jogou no clube alvinegro até 1975, quando se transferiu para o futebol paranaense.

ABAIXO, REPORTAGEM DO JORNAL NACIONAL SOBRE A MORTE DE VALTENCIR, INCLUINDO O LANCE NO JOGO ENTRE COLORADO E MARINGÁ EM 17 DE SETEMBRO DE 1978

ver mais notícias

Pelo Botafogo:

Na história do Campeonato Brasileiro, Valtencir fez 103 jogos pelo Botafogo e marcou um gol. Foram 32 vitórias, 38 empates e 33 derrotas.

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES