Valdomiro

Ex-ponta do Internacional
por Rogério Micheletti
 
Grande ponta-direita do Internacional nos anos 70, Valdomiro Vaz Franco mora em Criciúma (SC), cidade onde nasceu, onde mantém o Centro Esportivo Valdomiro. Clique aqui e acesse o site.
 
Lá, Valdomiro tem uma escolinha de futebol em um centro de treinamento que ele mesmo construiu, no mesmo bairro em que reside, o Recanto Verde. Casado com Natalia, tem dois filhos: André e Tales.
 
Nascido no dia 17 de fevereiro de 1946, Valdomiro começou a carreira de jogador no Comerciário Esporte Clube (SC) em 1966 e ficou até 1968. Tornou-se profissional com 20 anos e ajudou o time catarinense a conquistar um título estadual em 1967.
 
As boas atuações do rápido e driblador Valdomiro chamaram a atenção dos cartolas colorados. Em 1968, o ponta chegou ao Beira-Rio, onde ao lado de Falcão, Batista, Lula, Figueroa, Manga e companhia formou um dos times mais fortes do mundo na década de 80.
 
O bom finalizador Valdomiro, que foi duas vezes artilheiro pelo Internacional em campeonatos gaúchos, teve a oportunidade de vestir algumas vezes a camisa da seleção brasileira, entre elas na Copa de 1974, sendo fundamental na primeira fase, quando marcou o terceiro gol na partida diante do Zaire, que classificou o time comandado por Zagallo.
 
Naquela competição, inclusive, Valdomiro deixou sua marca contra o Zaire ao marcar o terceiro gol brasileiro na vitória por 3 a 0.
 
Embora tenha sido cobiçado por Atlético Madrid, Valdomiro só deixou o Sport Club Internacional em 1980 para defender o Millionários de Bogotá. Mas retornou em 1982 para encerrar sua carreira aos 36 anos, com mais de 800 jogos e 192 gols marcados.
 
Em 20 de abril de 2009 foi inaugurado o Memorial Valdomiro Vaz Franco, na cidade de Criciúma-SC. Veja o vídeo:

ABAIXO, ENTREVISTA DE VALDOMIRO A MARCOS JÚNIOR MICHELETTI, DO PORTAL TERCEIRO TEMPO, SOBRE OS 40 ANOS DO PRIMEIRO TÍTULO BRASILEIRO DO INTERNACIONAL. MATÉRIA VEICULADA NO SITE EM 14 DE DEZEMBRO DE 2015: 

CLIQUE AQUI E ACESSE À MATÉRIA SOBRE OS 40 ANOS DO PRIMEIRO BRASILEIRÃO DO INTER

No dia 26 de agosto de 2018, antes da partida Internacional x Palmeiras, pelo segundo turno do Campeonato Brasileiro, Valdomiro conversou com o apresentador Milton Neves no Domingo Esportivo Bandeirantes. Abaixo a íntegra da conversa:

ver mais notícias

Pelo Internacional:

Valdomiro atuou em mais de 800 partidas pelo Inter, durante 14 anos no clube.
Fonte: Dicionário Colorado, de Luís Augusto Fischer

Pela Seleção Brasileira:


Atuou em 23 jogos, sendo 13 vitórias, seis empates quatro derrotas. Marcou cinco gols.
Fonte: "Seleção Brasileira - 90 Anos - 1914 a 2004", de Antonio Carlos Napoleão e Roberto Assaf.

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Fla
    90
  • 2 San
    71
  • 3 Pal
    71
  • 4 Grê
    65
  • 5 Ath
    63
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES