Valderrama

Ex-meia do Montpellier, Atlético Junior e Colômbia

por Kaique Lopreto, @kaiquelop

Carlos Alberto Valderrama Palacio, o Valderrama, nasceu no dia 2 de setembro de 1961 em Santa Marta, na Colômbia. Considerado o melhor jogador da história da Colômbia, Valderrama é treinador de futebol em uma academia nos Estados Unidos e comentou a Copa do Mundo de 2014 pela ESPN internacional.

Não faltou incentivo para Valderrama começar a jogar futebol, o pai, os irmãos e os primos também foram jogadores. Assim, Carlos começou a carreira no Unión Magdalena, da Colômbia, em 1981. Três anos mais tarde, ele se transferiu para o Millonarios, mas não se adaptou bem ao clube de Bogotá.

Para voltar a se destacar, na temporada seguinte, o meia se transferiu para o Deportivo Cali, onde voltou a brilhar e a jogar bem. Assim, ele acabou chamando a atenção do Montpellier, da França, e assinou com o clube em 1988. Valderrama conseguiu seu primeiro grande título como profissional atuando no time francês, a Copa da França de 1990.

Entretanto, o colombiano começou a perder espaço no Montpellier e acabou se mudando para a Espanha, onde o jogador acertou com o Real Valladolid. Ele teve poucas oportunidades no equipe e acabou voltando para o seu país natal, desta vez para defender o Independiente Medellín.

Após uma temporada no Poderoso da Montanha, o jogador acabou se transferindo para o Atlético Junior, onde atuou de 1993 até 1995. Pelos Tiburones, o meia venceu o Campeonato Boliviano duas vezes (1993 e 1995), mas não teve uma passagem duradoura pelo clube.

Assim, em 1996, Valderrama decidiu se aventurar na recém formada Major League Soccer, dos Estados Unidos. Ele passou pelo Tampa Bay Mutiny, pelo Miami Fusion e acabou se aposentando, em 2004, pelo Colorado Rapids.

Pela Seleção Colombiana, Valderrama fez história. Ele foi o capitão do time nas Copas do Mundo de 1990, 1994 e 1998. Além disso, ele esteve presente nas históricas campanhas das Copas Américas de 1987, 1991, 1993 e 1995, nas quais a Colômbia ficou na terceira colocação.

O meia foi o melhor jogador da Copa América de 1987, foi duas vezes eleito o melhor jogador sul-americano nos anos de 1987 e 1993, foi o melhor jogador da MLS em 1996 e foi eleito por Pelé um dos 100 melhores jogadores de futebol de todos os tempos na famosa eleição do FIFA 100. Além de todas essas premiações, Valderrama também ficou famoso por sua grande cabeleira.

Após pendurar as chuteiras, o ídolo colombiano começou a carreira de assistente-técnico no Atlético Junior. Contudo, após problemas com árbitros, ele deixou o cargo. Assim, ele se mudou para a cidade de Clearwater, na Flórida, nos Estados Unidos, onde ele é treinador de futebol em uma academia local.

Durante a Copa do Mundo de 2014, Valderrama aceitou o convite da ESPN latino-americana e foi comentaristas em diversas partidas do Mundial.

 

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Fla
    64
  • 2 Pal
    54
  • 3 San
    51
  • 4 São
    46
  • 5 Cor
    44
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES