por Rogério Micheletti
Alberto Chuairi, o Turcão, ex-jogador do Palmeiras e do São Paulo, estava aposentado e morava no bairro do Brooklin, em São Paulo. Ele vivia entre seu sítio e seu apartamento na praia, sempre curtindo a família. Em 21 de abril de 2013, morreu por falência múltipla dos orgãos após ser internado na capital paulista.
Turcão, que era um lateral muito eficiente nos cruzamentos e nas cobranças de pênaltis, começou a carreira nos juvenis do Palmeiras, em 1942. Três anos depois foi para o amador, sendo inclusive campeão paulista. No mesmo ano, tornou-se profissional.
Firmou-se como titular da equipe alviverde em 1946 e fez parte das conquistas dos estaduais de 47 e 50 pelo Verdão.
Turcão ficou no alviverde de 1945 a 1951. Foram 181 jogos (103 vitórias, 42 empates, 36 derrotas) e seis gols marcados, números do Almanaque do Palmeiras, de Celso Unzelte.
O terceiro título paulista de Turcão foi conquistado pelo São Paulo em 1953 e o quarto, em 1957. `Fiquei no São Paulo de 1951 a 58. Em 57, no ano título, fui auxiliar de Bela Gutman, porque tinha sofrido séria lesão no joelho direito naquele ano´, contava Turcão.
Segundo o ex-zagueiro, Gutman foi um dos técnicos mais inteligentes que passaram pelo futebol brasileiro. `O maior trunfo dele era treinar fundamentos, o que não vejo muito hoje em dia. Era engraçado que ele praticamente não falava nada durante as partidas, ficava quieto. Os cronistas até estranhavam. Mas ele (Gutman) não falava nada porque ele já tinha falado tudo durante a semana´ explicou.
"Tenho muita saudade daquele tempo. Hoje os times entram em campo para não deixar o adversário jogar. Antigamente era muito diferente. Não sei por que acabaram com os pontas e inventaram os alas. Os jogos eram mais emocionantes, mais bonitos, mais abertos", recordava Turcão.
Parabéns, Edilson Capetinha! Ex-atacante completa 55 anos!
Atleta brilhou no Corinthians entre 1997 e 2000. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal Terceiro TempoPelo São Paulo:
Pelo Tricolor foram 215 partidas (121 vitórias, 42 empates, 42 derrotas) e 36 gols marcados, segundo consta no Almanaque do São Paulo, de Alexandre da Costa.
Pelo Palmieras:
Turcão ficou no alviverde de 1945 a 1951. Foram 181 jogos (103 vitórias, 42 empates, 36 derrotas) e seis gols marcados, números do "Almanaque do Palmeiras", de Celso Unzelte.
Campeonato Brasileiro de Kart abre inscrições e divulga regulamento da 60ª edição
Saudade: Beckenbauer, campeão como jogador e treinador da Alemanha, completaria 80 anos
Paulistanos poderão ver Felipe Massa andando com seu Stock Car em ruas da capital no próximo domingo
Achados & Perdidos: Brasil sofria goleada para a Espanha na estreia de Falcão como treinador, há 35 anos
Olhos no retrovisor: Christian e Wilsinho Fittipaldi em comercial de aparelho para barbear
Achados & Perdidos: Relembre narradores históricos da Rádio Nacional-RJ, que completa 89 anos
Achados & Perdidos: Hoje tem Flu x Timão! Relembre a 'Invasão Corintiana' de 1976
Saudade: Há três anos morria Silvio Lancellotti; eclético que enveredou pela culinária e os esportes
Achados & Perdidos: A vida simples de Pelé na Pensão do Raimundo, em Santos
Olhos no retrovisor: A última vitória de um piloto brasileiro na Fórmula 1, há 16 anos, com Barrichello