por Rogério Micheletti
Alberto Chuairi, o Turcão, ex-jogador do Palmeiras e do São Paulo, estava aposentado e morava no bairro do Brooklin, em São Paulo. Ele vivia entre seu sítio e seu apartamento na praia, sempre curtindo a família. Em 21 de abril de 2013, morreu por falência múltipla dos orgãos após ser internado na capital paulista.
Turcão, que era um lateral muito eficiente nos cruzamentos e nas cobranças de pênaltis, começou a carreira nos juvenis do Palmeiras, em 1942. Três anos depois foi para o amador, sendo inclusive campeão paulista. No mesmo ano, tornou-se profissional.
Firmou-se como titular da equipe alviverde em 1946 e fez parte das conquistas dos estaduais de 47 e 50 pelo Verdão.
Turcão ficou no alviverde de 1945 a 1951. Foram 181 jogos (103 vitórias, 42 empates, 36 derrotas) e seis gols marcados, números do Almanaque do Palmeiras, de Celso Unzelte.
O terceiro título paulista de Turcão foi conquistado pelo São Paulo em 1953 e o quarto, em 1957. `Fiquei no São Paulo de 1951 a 58. Em 57, no ano título, fui auxiliar de Bela Gutman, porque tinha sofrido séria lesão no joelho direito naquele ano´, contava Turcão.
Segundo o ex-zagueiro, Gutman foi um dos técnicos mais inteligentes que passaram pelo futebol brasileiro. `O maior trunfo dele era treinar fundamentos, o que não vejo muito hoje em dia. Era engraçado que ele praticamente não falava nada durante as partidas, ficava quieto. Os cronistas até estranhavam. Mas ele (Gutman) não falava nada porque ele já tinha falado tudo durante a semana´ explicou.
"Tenho muita saudade daquele tempo. Hoje os times entram em campo para não deixar o adversário jogar. Antigamente era muito diferente. Não sei por que acabaram com os pontas e inventaram os alas. Os jogos eram mais emocionantes, mais bonitos, mais abertos", recordava Turcão.
Rubens Cardoso, ex-Inter, relembra conquistas da Libertadores e do Mundial ao programa 'Velhas Súmulas'
Ele participou dos dois momentos históricos do clube. Foto: DivulgaçãoCacá Bueno fecha 'trinca' de categorias que vai disputar em 2021
Piloto anunciou participação no Porsche Endurance. Foto: Divulgação/RF1Pelo São Paulo:
Pelo Tricolor foram 215 partidas (121 vitórias, 42 empates, 42 derrotas) e 36 gols marcados, segundo consta no Almanaque do São Paulo, de Alexandre da Costa.
Pelo Palmieras:
Turcão ficou no alviverde de 1945 a 1951. Foram 181 jogos (103 vitórias, 42 empates, 36 derrotas) e seis gols marcados, números do "Almanaque do Palmeiras", de Celso Unzelte.
Égua Mãe – Gestação e Parto
A lista completa de todos os times que já foram rebaixados para a Série B
Pelé e Sandra: Rei paga R$ 7 mil há anos para netos, mais faculdade; ex-genro acha pouco
Renato Gaúcho é o mais bem pago do Brasil, mas está muito abaixo de Tite
Por que os cavalos usam ferraduras?
10 filmes para quem ama cavalos
Kalunga doa material escolar para filhos do ex-jogador Amaral
Os cavalos sentem frio?
Escritora holandesa diz o que é o Brasil
Italo Ferreira toca o sino de Bells Beach e Silvana Lima para na semifinal
BRASILEIRÃO 2019