O piloto da Polícia Militar de Minas Gerais, o tenente coronel Messias Alan de Magalhães, nascido em Muzambinho, foi um dos militares que participou ativamente no socorro às vítimas da tragédia em Brumadinho (MG), que aconteceu no dia 25 de janeiro de 2019.
O piloto faz parte da “Esquadrilha Pégasus”, que é composta por 19 aeronaves, sendo 10 helicópteros e 9 aviões. Além do auxilio e procura das vítimas, ele foi também responsável por içar um boi, pesando entre 350 e 400 kg, que ficou cinco dias preso nos rejeitos.
Messias Alan de Magalhães é um dos pilotos mais experientes do grupamento, e em 2014 recebeu a medalha Santos Dumont, pelo trabalho de salvamento nas enchentes na Bacia do Rio Doce, no final de 2013.
Ele se formou como piloto privado em 2002, em Itajubá (MG), e como piloto comercial em 2004, em Belo Horizonte (MG). Em 2009 ele realizou o documentário “Radiopatrulhamento Aéreo na Polícia Militar de Minas Gerais: O vôo noturno em análise”.
Em 2016 assumiu o comando do 41º Batalhão da Polícia Militar, e também chefia a seção de patrulhamento operacional do Batalhão de Radiopatrulhamento Aéreo da PMMG.
Ele é filho de Vito Formigueiro, parceiro de Milton Neves em jogos de bocha e sinuca em Muzambinho, já falecido. Tem dois irmãos, Vitor e Carlos.
Acompanhe o vídeo feito pela Polícia Militar de Minas Gerais no momento em que um boi foi salvo pelo tenente coronel Messias Alan de Magalhães dos rejeitos de Brumadinho:
No dia 10 de fevereiro de 2019, o Tenente Coronel Messias participou do Domingo Esportivo Bandeirantes. Confira a íntegra da entrevista:
Olhos no retrovisor: A primeira das 11 dobradinhas brasileiras na F1, há 49 anos
Foi a única vitória de Pace na categoria, exatamente no GP do Brasil. Foto: DivulgaçãoAchados & Perdidos: Campanha brasileira na Copa de 70 contou até com ilustrações em folheto de remédio antigripal
Achados & Perdidos: a impressionante sequência de defesas do aniversariante Rodolfo Rodríguez
Achados & Perdidos: Milton Neves e seus muitos parceiros no 'Domingo Esportivo Bandeirantes'
No Dia do Fusca no Brasil, veja alguns craques com o carro mais popular do País!
Olhos no retrovisor: Barrichello em seu primeiro contato com o carro da Stewart Grand Prix
Achados & Perdidos: Gol de Rivellino em seu 100º jogo pela Seleção Brasileira, com narração de Fiori Gigliotti
Saudade: 42 anos sem Garrincha: Ouça a histórica entrevista dele a Milton Neves
Uma foto, uma história! Beques apavorados no dia em que Pelé desmaiou em campo
Defensor, do Uruguai, bate o Grêmio na decisão por pênaltis e conquista o título do EFIPAN 2025
Buião é o convidado desta segunda-feira na live de Marcos Falopa