O piloto da Polícia Militar de Minas Gerais, o tenente coronel Messias Alan de Magalhães, nascido em Muzambinho, foi um dos militares que participou ativamente no socorro às vítimas da tragédia em Brumadinho (MG), que aconteceu no dia 25 de janeiro de 2019.
O piloto faz parte da “Esquadrilha Pégasus”, que é composta por 19 aeronaves, sendo 10 helicópteros e 9 aviões. Além do auxilio e procura das vítimas, ele foi também responsável por içar um boi, pesando entre 350 e 400 kg, que ficou cinco dias preso nos rejeitos.
Messias Alan de Magalhães é um dos pilotos mais experientes do grupamento, e em 2014 recebeu a medalha Santos Dumont, pelo trabalho de salvamento nas enchentes na Bacia do Rio Doce, no final de 2013.
Ele se formou como piloto privado em 2002, em Itajubá (MG), e como piloto comercial em 2004, em Belo Horizonte (MG). Em 2009 ele realizou o documentário “Radiopatrulhamento Aéreo na Polícia Militar de Minas Gerais: O vôo noturno em análise”.
Em 2016 assumiu o comando do 41º Batalhão da Polícia Militar, e também chefia a seção de patrulhamento operacional do Batalhão de Radiopatrulhamento Aéreo da PMMG.
Ele é filho de Vito Formigueiro, parceiro de Milton Neves em jogos de bocha e sinuca em Muzambinho, já falecido. Tem dois irmãos, Vitor e Carlos.
Acompanhe o vídeo feito pela Polícia Militar de Minas Gerais no momento em que um boi foi salvo pelo tenente coronel Messias Alan de Magalhães dos rejeitos de Brumadinho:
No dia 10 de fevereiro de 2019, o Tenente Coronel Messias participou do Domingo Esportivo Bandeirantes. Confira a íntegra da entrevista:
Parabéns! Alcindo, revelado pelo Fla e ídolo no Japão, completa 58 anos!
Em Veneza, durante viagem à Velha Bota. Foto: arquivo pessoal de AlcindoO dia em que Milton Neves tornou-se Cidadão Tricordiano
Na cidade natal de Pelé, em 2010. Foto: Estúdio LumaUma foto, uma história! Barrado da final do Brasileiro de 1992, Renato Gaúcho relaxou na véspera em praia carioca
Achados & Perdidos: Veja um 'Tribuna do Esporte' da TV Assembleia de 2002
Olhos no retrovisor: Ford Maverick teve o saudoso José Carlos Pace como garoto-propaganda em 1974
Dia do Professor! Veja quem foram as primeiras professoras de Milton Neves e um marcante mestre da faculdade
Corinthians vai à Vila Belmiro para enfrentar o Santos, que está perto do Z-4; os times
Saudade: Há quatro anos morria Celestino Valenzuela, ícone da locução esportiva do Rio Grande do Sul
Vice-presidente do Nacional A.C, Edison Gallo é o convidado de Marcos Falopa nesta terça
Parabéns, Claudecir! Ex-volante do São Caetano e do Palmeiras completa 50 anos
Achados & Perdidos: A única vez em que a Copa São Paulo foi decidida em um Gre-Nal
Parabéns, Paulo Roberto Falcão! Ídolo colorado e 'Rei de Roma' completa 72 anos!