Nelson Francisco Alexandre, o Tatá, ex-humorista do saudoso e inesquecível "Show de Rádio" e de tantos outros programas de rádio e também de televisão, parou de trabalhar em 1997, quando sofreu um aneurisma cerebral.
É irmão do saudoso Antonio Alexandre Capota, radialista que também marcou época como locutor, falecido em 8 de janeiro de 2023.
Hoje, o ótimo Tatá mora no bairro do Ipiranga, em São Paulo, e curte os três filhos (Marisa, do primeiro casamento, e Marina e Leandro, do segundo, já com 25 anos de união) e os dois netos (Gustavo e Natália).
Nos tempos de rádio e TV, Tatá foi um gênio na arte da improvisação. Começou a fazer rir no programa "Amostra Grátis", da Rádio Record, e não parou mais. Com "Perdidos na Noite", programa que consagrou Fausto Silva, Tatá passou a fazer shows pelo Brasil.
Nascido no dia 14 de maio de 1941, Tatá fazia muitas imitações, mas seu forte era criar tipos. Personagens mais marcantes foram: Chicrinha, Omar Caloso, Caim Sued, Severino Van Gogó, Lula, Xoxa, Marta Suplício, Bertoldo, Papa, Edir Mais Cedo, Giro Gomo, Eli Conveia, Afanado Já Sabe, José Sarey, Noninha, Maguila, Português, Mosquito da Dengue, Jumento e Cachorro no Cio, dentre outros.
O aneurisma cerebral encerrou sua carreira, mas não encerrou sua vida, seu jeito alegre de se comunicar. Nelson Tatá Alexandre continua a luta com humor, que lhe é peculiar. A parte cognitiva foi conservada, tem dificuldade para falar e anda quase que perfeitamente. E nada o impede de curtir a vida com sua família e amigos.
A CARREIRA
-Rádio de Araçatuba. Era cantor aos seis anos; -Em Rejente Feijó, além de cantar, trabalhava como operador de som; -Mogi das Cruzes: 1958, Rádio Marabá, e em 1962, Rádio Metropolitana;
-Começa a se destacar com o programa "Amostra Grátis, da Rádio Record, em 1964;
-Na Rádio Jovem Pan, onde trabalhou entre 1969 e 1979, era uma espécie de "faz tudo". Apresentou e atuou em programas como "Curtição", "Jornal Integração Nacional", "Fala Bicho Fala", "Domingo Especial", "Sala do Povo", "Flash", "São Paulo Agora" e "Show de Rádio"; -Deixa a Rádio Jovem Pan, em 1979, e vai para a Rádio Globo, onde trabalha no "Pé na Estrada";
-Rádio Excelsior: faz os programas "Pau na Máquina", "Largo da Matriz" e Balancê", em 1981; -De 1984 a 1989 integra o "Perdidos na Noite", respectivamente na TV Gazeta, TV Record e TV Bandeirantes; -De 1990 a 1997 trabalhou em várias rádios, como: Cidade, Gazeta, American Sat, Tribuna de Santos, Bandeirantes (Show de Rádio) e Jovem Pan (Programa Pânico).
ABAIXO, VÍDEO EMOCIONANTE DE NELSON TATÁ ALEXANDRE E SEU IRMÃO ANTONIO ALEXANDRE CAPOTA
ABAIXO, REPORTAGEM DE GOULART DE ANDRADE SOBRE O PROGRAMA BALANCÊ, COM FAUSTO SILVA. TAMBÉM APARECEM: NELSON "TATÁ" ALEXANDRE, CARLOS ROBERTO ESCOVA E LUCIMARA PARISI
Saudade: Marcelo Rezende completaria 74 anos hoje
F1: Mundial chega a Interlagos com disputa aberta pelo título; a programação para ao GP de São Paulo
Olhos no retrovisor: O último GP de F1 em Interlagos com três pilotos brasileiros no grid
Autódromo Parque de Guaratiba, no RJ, será o mais moderno do País e poderá brigar por Fórmula 1 em seis anos
Achados & Perdidos: Raras e memoráveis imagens da goleada do Santos contra a Seleção da Polônia em 1960
Achados & Perdidos: O memorável dia em que o Fogão de Garrincha parou o Sul de Minas
Palmeiras recebe o Santos, hoje no Z-4, mirando abrir três pontos para o Flamengo; os times
Orgulho muzambinhense: Breno Henrique é destaque na Football Cup Barcelona
Achados & Perdidos: O dia em que Milton Neves visitou a cidade gaúcha de Erechim
F1: 'Eu deveria ter tentado aproveitar melhor aquela primeira tentativa', lamenta Bortoleto