Suingue

Ex-volante do Corinthians e Palmeiras
Álvaro Aparecido Pedro, o Suingue, ex-volante e depois curinga, já que também atuou como meia e ponta recuado. Jogou na Prudentina, Palmeiras, Corinthians, Fluminense e Vasco da Gama, faleceu em 15 de dezembro de 2013, em Vitória-ES, após sofrer uma longa  cirurgia cardíaca, de 15h (três dias antes).

Ele estava na UTI do Hospital Santa Rita, onde teve uma hemorragia e complicações pulmonares.
Nascido em 13 de março de 1946, Suingue era casado com Rosiléia Pedro, com quem teve três filhos: Letícia (já falecida), José Roberto e Pâmela.

Depois de morar em Rancharia (SP), sua cidade natal, onde trabalhava como técnico de futebol para garotos e na segurança em um hospital da cidade, Suingue mudou-se para Curitiba, onde morou com uma filha e depois em Vila Velha, no Espírito Santo.

Quando defendia a Prudentina, atendia pelo nome de Swing, mas a imprensa alterou para Suingue.
Ele defendeu o Palmeiras de 1966 a 1968. Foram 75 jogos com a camisa alviverde (32 vitórias, 18 empates, 25 derrotas), sete gols e três títulos (Robertão e Taça Brasil de 1967 e Paulistão de 1966 / fonte: Almanaque do Palmeiras - Celso Unzelte e Mário Sérgio Venditti).

No dia 28 de maio de 1966, ele, acompanhado do lateral-direito palmeirense Luiz Carlos Cunha (também ex-Prudentina), sofreu um grave acidente de carro. Na ocasião, Luiz Carlos Cunha faleceu e Suingue ficou gravemente ferido. (veja Luiz Carlos Cunha no Que fim levou?) Acima (na 2º foto), Suingue com as marcas do grave acidente que vitimou Luiz Carlos.

No Corinthians Suingue jogou de 1969 a 1973. Com a camisa do Timão, atuou em 137 partidas (53 vitórias, 50 empates, 34 derrotas) e marcou 22 gols (Almanaque do Corinthians - Celso Unzelte).
Antes de encerrar sua carreira, Suingue vestiu a camisa do Clube do Remo, de Belém do Pará.
 
Suingue também foi árbitro no Espírito Santo.

VEJA ABAIXO OS GOLS DA VITÓRIA DO CORINTHIANS SOBRE O CRUZEIRO POR 2 A 0 PELO CAMPEONATO BRASILEIRO DE 1971, O PRIMEIRO DE SUINGUE E O SEGUNDO DE MIRANDINHA COM NARRAÇÃO DO SAUDOSO LUIZ NORIEGA (TV CULTURA-SP)

ver mais notícias

Pelo Corinthians:

Atuou em 137 partidas (53 vitórias, 50 empates, 34 derrotas) e marcou 22 gols (Almanaque do Corinthians - Celso Unzelte).

Pelo Palmeiras:


O craque fez 75 jogos com a camisa alviverde (32 vitórias, 18 empates, 25 derrotas), sete gols e três títulos (Robertão e Taça Brasil de 1967 e Paulistão de 1966 / fonte: Almanaque do Palmeiras - Celso Unzelte e Mário Sérgio Venditti).

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES