por Marcos Júnior Micheletti
Lionel Scaloni, técnico da Argentina que foi campeã na Copa do Mundo do Catar em 2022, é natural de Rosário, na província de Santa Fé, região centro-oeste argentina, onde nasceu em 16 de maio de 1978.
Lionel Sebastián Scaloni foi lateral-direito, iniciando sua trajetória profissional em 1995, pela equipe argentina do Newell´s Old Boys, passando em seguida para o Estudiantes (1996) para em 1997 se transferir para a Europa, onde jogou no Deportivo La Coruña (Espanha) entre 1998 e 2006.
Pelo La Coruña ele conquistou três títulos: a La Liga, a Copa do Rei e a Supercopa da Espanha, e em 2006 foi emprestado ao time inglês do West Ham.
Retornou à Espanha para defender as cores do Racing de Santander (2006-2007) e depois atuou pela Lazio, da Itália (2007 a 2013), passou por um período de empréstimo ao Mallorca (Espanha) entre 2008 e 2009, e encerrou sua carreira na Itália, pelo Atalanta, em 2015, após três temporadas.
Atuou pela seleção argentina entre 2003 e 2006, neste último ano participando da Copa do Mundo disputada na Alemanha, torneio vencido pela Itália. A Argentina foi eliminada nas quartas de final pela Alemanha. Scaloni, entretanto, foi reserva da equipe comandada pelo treinador José Néstor Pekerman. O lateral-direito titular foi Coloccini.
COMO TREINADOR
Iniciou sua trajetória como treinador em 2016, como auxiliar no Sevila (Espanha), mesma função que exerceu na seleção argentina entre 2017 e 2018, trabalhando ao lado de Jorge Sampaoli.
Em 2018 foi promovido à função de treinador da seleção argentina, por onde conquistou a Copa América de 2021, disputada no Brasil, vencendo a final justamente diante dos anfitriões, e atingiu seu auge profissional em 18 de dezembro de 2022, comandando a Argentina na decisão diante da França na Copa do Qatar, após empate em 2 a 2 no tempo regulamentar, 1 a 1 na prorrogação e vitória dos argentinos nas penalidades por 4 a 2.
Antes mesmo da Copa, em setembro de 2022, a AFA (Associación del Fútbol Argentino) renovou o contrato de Lionel Scaloni com a seleção até a Copa de 2026, programada para ser disputada nos Estados Unidos, Canadá e México.
Achados & Perdidos: Muitos gols Dadá Maravilha pelo Galo
Entre outros, ele marcou o tento que deu o título do Brasileiro de 1971para o clube mineiro. Foto :DivulgaçãoParabéns, Sylvinho! Atual treinador da Seleção da Albânia completa 51 anos
'Mordido' por perder o Paulistão, Palmeiras recebe o Corinthians pelo Brasileiro; as formações
Achados & Perdidos: O dia em que três goleiros não foram suficientes para segurar o Olaria de Jaburú
F1: Piastri dá o troco em Norris para manter a McLaren na frente no Bahrein
Achados & Perdidos: O dia em que Milton Neves e Alex Muller 'entrevistaram' a trave e o travessão do Morumbi
F1: Em sessão repleta de novatos, sem Verstappen, Norris lidera o TL1 no Bahrein
Parabéns, Tcheco! Ex-meia, com boas passagens por Coxa e Grêmio, faz 49 anos
F1: Piastri confirma favoritismo e garante a pole no Bahrein. Bortoleto fica no Q1 e larga em 18º
São Paulo busca primeira vitória pelo Brasileiro diante do claudicante Cruzeiro; as equipes
F1: Piastri, perfeito, vence no Bahrein e encosta em Norris no campeonato