Sid Watkins

Médico que trabalhou para a F1

por Marcos Júnior

Sid Watkins, médico responsável pelo primeiro atendimento a Ayrton Senna após o acidente que vitimou o brasileiro no GP de San Marino de 1994, em Ímola, faleceu em 12 de setembro de 2012, aos 84 anos. A causa-mortis não foi divulgada.

Formado em medicina, com especialidade em neurocirurgia, o inglês Eric Sidney Watikins, seu nome de batismo, nasceu em 06 de setembro de 1928 e foi delegado da equipe médica de segurança da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) entre 1978 e 2005, quando se aposentou da entidade máxima do automobilismo.

Nesse período, o Professor Sid Watkins, como era chamado, participou de diversas situações de socorro além da traqueostomia em Ayrton Senna ainda na pista em 1º de maio de 1994, antes do piloto brasileiro ser removido para o Hospital Maggiore, em Bolonha.
 
Entre outros atendimentos, esteve com Rubens Barrichello (Jordan) no mesmo final de semana da prova em San Marino e o austríaco Roland Ratzemberger (da Simtek), que morreu um dia antes de Senna. Barrichello teve fratura no nariz e Ratzemberger não resistiu aos ferimentos.

Também comandou a equipe que socorreu o britânico Martin Donnely após o grave acidente na Espanha em 1990 (Donnely foi arremessado de sua Lotus a 30 metros de distância, junto com o banco) mas conseguiu se recuperar.

Watkinsdefendia mais segurança para a Fórmula 1, e foi um dos principais defensores de mudanças nos carros e circuitos. Desde a morte de Senna, em 1994, nenhum piloto da F1 morreu.
 
Amigo pessoal de Ayrton Senna, em entrevista ao "Fantástico" da Rede Globo, logo após o acidente fatal do brasileiro, disse ter aconselhado o piloto a não participar do GP de San Marino em 1994.

Em 2008 lançou o livro "Viver nos Limites - Glória e Tragédia na Fórmula 1", com prefácio do austríaco Niki Lauda, tricampeão de Fórmula 1.
Entre algumas homenagens que recebeu, estão o Prêmio Mario Andretti (em 1996) e a Excelentíssima Ordem do Império Britânico (em 2002).
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES