por Gustavo Grohmann
João Vieira do Santos, o Serafim, zagueiro titular do São Paulo no dia 15 de novembro de 1964, na goleada por 5 a 2 sobre o Palmeiras em jogo válido pelo Paulistão daquele ano (Dias, Zé Roberto, Del Vecchio ? dois gols ? e Tarciso ? contra ? marcaram para o São Paulo. Dudu e Rinaldo descontaram para o Palmeiras), atualmente mora em Morrinhos (GO), onde está aposentado. Um de seus filhos é fazendeiro.
Serafim iniciou sua carreira na adolescência. "Comecei aos 15 anos de idade, no amador do América de Morrinhos. Em 1961, aos 21 anos, passei a jogar profissionalmente, contratado pelo Uberlândia Esporte Clube, lembra o ex-zagueiro.
Em maio de 1964, Serafim foi contratado pelo São Paulo e lá ficou até agosto de 1965. Foram 20 jogos com a camisa tricolor (9 vitórias, 5 empates e 6 derrotas) e apenas um gol marcado, na goleada de 4 a 1 contra a Associação Bancária de Esportes (em 1966 mudou o nome para Fernandópolis FC), da cidade de Fernandópolis, no interior de São Paulo, em um amistoso estadual. Da Silva (balançando a rede duas vezes) e Zé Roberto marcaram os outros gols são-paulinos.
No Tricolor, ele brigava pela posição com Ilzo Néri, Tenente, Riberto e Edilson. Deles, já morreram Riberto e Tenente.
Do São Paulo, se transferiu para o União Bandeirantes (PR), onde foi campeão da Segunda Divisão e duas vezes vice-campeão estadual. "Encerrei a carreira lá mesmo no União Bandeirante, em 1970, aos 30 anos?, recorda o ex-atleta.
Serafim é casado com Lizarda Rosa dos Santos, tem três filhos (Navarro, Beuber e Nardo) e sete netos (Gabriela, Lucas, Pedro Paulo, João Pedro, João Neto, Isabela e Ana Paula).
Parabéns, Barthez! O ex-goleiro francês que se tornou piloto de corridas completa 54 anos
Campeão na Copa de 98 hoje brilha nas pistas. Foto: Divulgação/MatmutPelo São Paulo:
Serafim atuou pelo Tricolor Paulista entre 1964 e 1965. Foram 20 jogos, sendo 9 vitórias, 5 empates e 6 derrotas. Marcou 1 gol.
Achados & Perdidos: Conheça o saudoso Antônio Januário, o 'Camila', lateral-direito admirado por Milton Neves
Achados & Perdidos: O tri do Brasil na goleada contra a Itália, há 55 anos
Parabéns, Luis Pereira, 76 anos! Relembre uma entrevista do ex-zagueiro a Milton Neves
Após empate na estreia, Fluminense volta a campo pela Copa do Mundo de Clubes diante do Ulsan HD
Saudade: Há dez anos morria Carlinhos Violino, ex-jogador e treinador do Flamengo
Achados & Perdidos: Milton Neves comemorava o tri do Santos na Libertadores há 14 anos
Após vitória suada, Renato destaca foco e raça do Fluminense
Parabéns, Manfrini, 75 anos! Relembre o gol do aniversariante pelo Palmeiras no Paulistão de 1973
Olhos no retrovisor: Dan Wheldon, campeão da Indy e bicampeão da Indy 500, completaria 47 anos
Evaristo de Macedo, 92 anos! Ouça uma memorável entrevista dele a Milton Neves