Scala

Ex-beque-central do Internacional de Porto Alegre-RS
por Rogério Micheletti
 
Luís Carlos Scala Loureira, o Scala, nascido no dia 31 de julho de 1940, no Rio Grande (RS), ex-central do Inter (RS) e da Seleção Brasileira, que tinha como técnico João Saldanha, morreu no dia 10 de outubro de 2007, em Natal-RN.
 
Desde 2005, ele sofria de Mal de Alzheimer.
 
O ex-zagueiro Scala tinha quatro filhos (Alexandre, André, Scala Júnior e Samantha) e seis netos, morava com a filha na capital potiguar, foi comentarista esportivo e chegou a ter lanchonete e uma imobiliária com o seu nome. Mas nos últimos tempos começou a preocupar seus amigos e familiares com seguidos problemas de saúde.
 
"Ele tinha Mal de Alzheimer, não falava e quase não reconhecia ninguém. Fizemos de tudo para que ele se recuperesse", lamentou Samantha Scala, filha do ex-craque. "Ele morava comigo, com minha mãe (Dona Conceição), meu marido e a minha filha (neta de Scala) na Praia do Cotovelo", completa Samantha, que orgulha-se do pai ter sido um dos grandes beques do futebol brasileiro. O filho de Scala, o Scala Júnior joga na Seleção Italiana de futsal.

O ex-zagueiro começou a carreira jogando no Rio Grande (RS) e antes de chegar ao Beira-Rio ainda atuou no Riograndense (RS). Depois de brilhar no Internacional, Scala teve uma rápida passagem pelo Botafogo do Rio e encerrou a carreira, aos 34 anos, no América de Natal (RN).

No Colorado, o zagueirão marcou época jogando ao lado de Schneider, Laurício, Bibiano Pontes, Luis Carlos, Jorge Andrade, Tovar, Gainete, Joaquim, Sadi, Carlitos, Bráulio, Claudiomiro, Lambari e Dorinho. Este foi praticamente o time que derrotou o Corinthians pelo Robertão, em 1967, no Pacaembu, por 1 a 0, gol de Lambari (já falecido). Este resultado foi recebido como final de copa do mundo em Porto Alegre. À época, era incomum time grande paulista ou carioca perder em casa.

ABAIXO, COM LOCUÇÃO DE MILTON NEVES NO "GOL, O GRANDE MOMENTO DO FUTEBOL", DA BAND, OS GOLS DE PORTUGUESA 3 X 3 INTERNACIONAL. SCALA ERA UM DOS ZAGUEIROS DO INTER

CLIQUE AQUI E VEJA A MATÉRIA COMPLETA SOBRE O JOGO ENTRE PORTUGUESA X INTER EM 1968, ESCRITA POR MARCOS JÚNIOR MICHELETTI NO PORTAL TERCEIRO TEMPO.

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Fla
    77
  • 2 Pal
    67
  • 3 San
    64
  • 4 Grê
    56
  • 5 São
    52
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES