Sabará

Ex-jogador do Operário, Oriente Petrolero e The Strongest

por Túlio Nassif

Ernande Nascimento de Oliveira, o Sabará, nasceu no dia 26 de outubro de 1966, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. É primo de segundo grau dos ex-jogadores Muller (ex-São Paulo), Cocada (ex-Vasco) e Leba (ex-Grêmio São Carlense). Casado e pai de dois filhos, Heloisa e Jorge Luis, reside em Taquaritinga, interior de São Paulo.

Iniciou sua carreira em 1977 nas categorias de base do Operário de Campo Grande, onde mais tarde se profissionalizaria no ano de 1983 e permaneceu por lá até 1985.

No Operário atuou ao lado de grandes jogadores como Arthurzinho, Eudes (ex-Portuguesa e Cruzeiro), Dema (ex-volante do Santos), Amarildo (ex-zagueiro do Palmeiras e Noroeste), e Dionísio. Em 1986 se transferiu para a equipe do Taveirópolis e em 1987, migrou para o Clube Atlético Taquaritinga. No mesmo ano, foi contratado pelo Bragantino, tendo conquistado a classificação para a divisão intermediária do Campeonato Paulista, atual Série A2 atuando ao lado do volante Souza, que depois fora campeão Paulista pelo Braga em 1990.

Em 1988 retornou ao Taquaritinga ficando até 1989, quando saiu para defender a Associação Atlética Internacional de Bebedouro. Em 1990 jogou pelo Fernandópolis Futebol Clube, onde atuou ao lado do goleiro Haroldo Lamounier (preparador de goleiros do São Paulo por mais de dez anos).

Buscando novos ares, em 1991, Sabará experimentou outro futebol, o boliviano. Foi campeão nacional pelo Club Deportivo Oriente Petrolero. Mas, após dois anos, voltou ao Brasil e desta vez para defender a equipe goiana do Piracanjuba Esporte Clube.

A boa passagem pela Bolívia fez com que o The Strongest o contratasse em1994 por um ano. Assim, em 1995, encerrou sua carreira como profissional. Após isso, Sabará se dedicou aos estudos e cursou Fisioterapia pela UNIESP em Taquaritinga.

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES